sexta-feira, maio 02, 2008

Panquecas para o café da manhã!


Queria fazer estas panquecas assim que a Ana postou mas volta e meia faltava um ou outro ingrediente. Desta vez não tinha os morangos para fazer a calda mas preparei-os assim mesmo e servi com a dupla imbatível maple syrup & manteiguinha. Ficou "bão dimais"!!! O Luiz inventou moda e comeu com manteiga de amendoim e disse que fica gostoso também!
A massa rende bastante, consegui 20 unidades de 8 cm, e crescem bem enquanto estão assando. As panquequinhas são leves e fofinhas! O bom de tudo é que levam ingredientes bem "light" e nutritivos (coisa que estou precisando depois da comilança em Tokyo! :-p). Uma ótima forma de começar bem o dia! Ana, desta vez não ficou só na promessa, amiga! Adoramos aqui, obrigada pela receita! ;-)

Panquecas integrais

* xícara de 240 ml

3/4 xícara de farinha de trigo branca
3/4 xícara de farinha de trigo integral
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher (sopa) de mel
algumas gotas de óleo de baunilha

Peneire os ingredientes secos numa vasilha.
Coloque os demais ingredientes numa outra vasilha e misture bem com fouet. Despeje o líquido nos ingredientes secos e misture só o suficiente para incorporar os ingredientes.
Aqueça uma frigideira em fogo médio/baixo e unte levemente com óleo de canola. Espalhe o óleo por igual sobre a superfície usando um papel toalha. Despeje uma colher de sopa de massa e espalhe num círculo de mais ou menos 8 cm. Quando a massa começar a borbulhar, vire e deixe corar do outro lado. Sirva quentinho com o que você quiser! Abaixo traduzo a calda de morangos da Ana:

4 xícaras de morangos congelados ou 450g de morangos frescos
1 colher (chá) de sumo de limão
1 ou 2 colheres (sopa) de mel

Bata os morangos no liquidificador. Coloque o purê numa panelinha e leve ao fogo apenas para aquecer. Junte o limão e o mel. Misture bem e utilize.

26 comentários:

Anônimo disse...

Ola AKEMI....SOu Eu novamente...havia mandado uma mensagem aqui pra voce..mas acho que diante de tantas vc nao viu a minha ainda ...rsss..queria saber se voce sabe fazer YAKI MANJU..aquele recheadinho com delicioso doce de feijao ..mas sem casca rssss...OBRIGADA POR ENQUANTO e OMEDETO pelo seu BLOG...ADORO ENTRAR AQUI RSSS.

Akemi disse...

Ro, acho que foi vc que não viu minha resposta no post do cheesecake de morango. Mas como vejo que está com certa urgência, vou colocar aqui uma receita que encontrei na net, mas não garanto seu resultado por que não o fiz ainda. Aí vai:

para rendimento de 170 a 180 manjus

- 1 kg de farinha de trigo
- 4 copos (americano) de açúcar
- 6 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato de amônia
- 150 g de margarina
- 2 ½ kg de shiroan (pasta doce de feijão branco encontrada em casas de produtos japoneses), enrolado em pequenas porções
- gergelim branco

para pincelar (misture tudo e reserve)
- 4 gemas
- 2 colheres (chá) de mel
- 1 pitada de shoyu

Modo de Preparo
- Numa vasilha, coloque o açúcar e a margarina, misturando bem com as pontas dos dedos, até formar uma farofa.

- Acrescente os ovos, um de cada vez, sem parar de misturar.

- Misture o bicarbonato de amônia ao fermento em pó e junte-os com a massa.

- Vá juntando a farinha de trigo, em três vezes, sempre misturando, até obter uma massa homogênea. Deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos.

- Pegue uma porção de massa, enrole-a sobre uma tábua polvilhada de farinha e corte em pequenos pedaços no tamanho desejado.

- Abra cada um dos pedaços de massa nas pontas dos dedos (massa fina), cubra com uma porção de shiroan e molde o manju, dispondo-o sobre uma forma untada.

- Pincele os manju com a mistura e polvilhe um pouco de gergelim sobre cada um deles. Leve ao forno quente (200º C) e deixe assar por 15 a 20 minutos.

Nysa disse...

ficaram lindas essas pancakes... acho que também vou ter que fazer... :-)

Unknown disse...

Lindas as suas panquecas, deve ter ficado uma delicia!!!
bjs

Laurinha disse...

Eu vi na Ana e já tinha anotado! E agora, fiquei com mais vontade ainda! Ficaram tão lindinhas!
Se der, vou fazer amanhã de manhã!
Beijinhos

Anônimo disse...

Gostei das panquecas, aliás adoro panquecas, já tive oportunidade de dizer num post a elas dedicadas.

risonha disse...

e eu que ainda nunca fiz panquecas... já tenho montes de receitas copiadas e ainda não testei nenhuma.
vou anotar mais esta.

Axly disse...

Hummmmmmmmmm... que café da manhã mais saboroso!!!
Acho que qualquer domingo desses eu apronto uma dessas, o duro vai ser acordar cedo em pleno domingo. Logo eu que sou tãoooooo preguiçosa! Mas é que é o único dia da semana pra ficar até mais tarde no ninho.
Mas por essas panquecas, vale a pena mesmo!
Kisss e ótimo fim de semana^^

ameixa seca disse...

Panqueca é bom demais :-)
Quentinha ainda então...
Bom fim de semana

Anônimo disse...

Oi Akemi!

Uma delícia seu blog, literally! Eu adoro panqueca no café da manhã, vou testar essa receita, com certeza.

beijo e bom domingo!

Natália Eleutério disse...

Lindas que ficaram as panquecas,bom fim de semana ;)

Ana disse...

Ai que lindas q ficaram as suas Akemi!!
Fico super feliz que voces gostaram tbem!! (Aqui em casa eh sucesso, cafe da manha de final de semana q o Matheus adooora!!)
Beijos!
Ana

Nereime disse...

Parecem bem levinhas essas panquecas com iogurte...mas não conheço oleo de baunilha...é japonês??
bjoks

Anônimo disse...

Oie....Nossa AKEMI...Me desculpa..Eu passei despercebida na resposta que vc havia deixado pra mim a respeito do MANJU..POXA..vc acabou deixando uma receita de modo que nao deu pra vc testa-la..GOMEM neh..E OBRIGADAAAAAAAAO MESMO..por deixar essa receita pra mim antecipadamente rsss..BRIGADA ..vou testar aqui se ficar joia te mando resposta rsss...BJS.

Anônimo disse...

Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

Bjos

Larissa disse...

Oi, Akemi! Adoro panquecas! Vou testar em casa!

Há flores à sua espera lá no Trivial Básico! Quando puder, passa lá para recebê-las! rsrsrs Um beijo!

Akemi disse...

Nysa, faça sim!

Nana, sou meio suspeita porque amo panquecas, mas ficaram ótimas sim! ;-)

Laurinha, não perca tempo pq estas panquecas são deliciosas!

Pão, vou já conferir este post!

Risonha, experimente fazer uma vez e ficará viciada nelas, amiga!

Axly, querida, mas elas são super rápidas de fazer! Só misturar seco com líquido e assar na frigideira! Se quiser, pode jogar metade da massa na frigideira e fazer tipo omelete. Depois é só dividir! ;-)

Ameixa, é tudo de bom mesmo! Difícil alguém resistir ne?´

Tina, delícia é ler um elogio desses! Obrigada pela visita!

Nani, obrigada fofa! Bom feriado para vc tbm!

Ana, estas já entraram no cardápio oficial de final de semana, amiga!
Obrigada!

Nereime, pelo que vejo nos blogs estrangeiros e brasileiros, acho que só tem aqui mesmo este tal óleo de baunilha. Aprendi que é melhor usar este tipo quando a mistura é levada ao fogo ou forno. A essência é usada aqui quando não vai ao fogo, ou no final da preparação quando é retirado do fogo. Mas na falta de óleo, use essência mesmo!

Ro, de nada! Sucesso com a receita!

Ayumi, obrigada!

Beatriz Belliard disse...

Que delicia, estou comendo a foto... beijinhos

Luciana disse...

Oi..Akemi,me chamo Luciana e vim aki parabenizar o seu blog que esta uma delicia....fiz o seu bolo de chocolate branco com matcha que ficou otimo...meu maridao comeu tudo sozinho rs....gostaria de saber se vc tem alguma receita de torta holandesa doce pois procurei aki e soh achei a salgada que deve ser uma delicia tb....bom vou indo ate mais ....abraco

Akemi disse...

Linda, muito obrigada por prestigiar o PG! Sobre a torta holandesa, desculpe-me mas nunca fiz e também nunca comi esta sobremesa, acredita? Quem sabe algum dia não me arrisque a prepará-la, mas se vc encontrar uma boa receita, por favor, me avise!!! ;-) Bjs

Luciana disse...

Oi Akemi, que pena nao ter nenhuma receita gostei muito do seu bom gosto para as receitas ...eu achei algumas e vou testa-las assim que achar uma boa eu mando sim ....gostaria de saber pra onde mandar?ontem fiz o seu suffle de cheese cake e minha sogra adorou... bom vou indo obrigada e um grande abraco

Luciana disse...

oi akemi desculpa ter varias mensagens iguais meu mouse esta ruim e ae eu cliquei varias vezes rs....e saiu varias mensagens iguais e nao consigo excluir ....desculpa ate mais abraco

Akemi disse...

Luciana, meu mail é akemi67@gmail.com! Fico muito feliz em saber que tem testado algumas receitas daqui! Volte sempre! Bjs

Letrícia disse...

Mais uma receita que eu *preciso* fazer. Estava louca por umas panquecas. Vou ter que me segurar para fazer só no fim de semana, que é quando tenho com quem dividi-las.

Anônimo disse...

Fantástico! Eu que nunca entro na cozinha ( há não ser para comer hehe) dei um show com esta receita. Exelente receita, elas ficaram deliciosas!

=)

Leticya disse...

Ficou Otima!! Melhor panqueca americana que ja fiz! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails