terça-feira, maio 06, 2008

Salada de macarrão


Ervas frescas são uma coisa recente na minha vida. Elas perfumam e enriquecem muitos pratos desde que se saiba a melhor forma de empregá-las, coisa que eu sinceramente não domino, mas tenho curiosidade e estou aos poucos, incorporando à minha cozinha. Tenho visto algumas receitas com endro (dill em inglês e ディル em japonês) e como encontrei num mercado aqui perto de casa, resolvi experimentar esta receita de macarrão que estou ensaiando faz meses preparar. Eu na verdade não sou muito fã de salada de macarrão, acho sem graça, pelo menos as que comi até agora. O molho desta receita me fez mudar de idéia. Ele surpreendeu por ser muito saboroso e o endro dá um cheirinho todo especial, além do seu sabor suave e agradável. Lembrou-me levemente erva-doce (taí mais uma hortaliça que sinto falta aqui!).
Além disso, esta salada é muito boa pela praticidade e pode até constituir uma refeição completa. Ótima pedida para esta semana preguiçosa de readaptação ao serviço! :o)
Os legumes que usei são apenas uma sugestão. Use o que mais gostar ou o que tiver à disposição no momento. Acrescentar frutas como maçãs ou abacaxi também vão enriquecer mais ainda esta salada. Aliás, este será meu almoço amanhã! ;-)

Salada de macarrão

1 pacote de macarrão parafuso (150g)
1 pepino cortado em rodelas
1/2 cebola cortada em fatias bem finas
100g de alguma carne de sua preferência (atum, frango desfiado, presunto... usei spam, um tipo de apresuntado enlatado muito consumido em Okinawa)
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de endro picada

molho:

2 filés de aliche
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 dente de alho amassado
suco de meio limão
sal e pimenta do reino a gosto

Cozinhe o macarrão, escorra e lave com água fria. Deixe esfriando no escorredor.
Coloque um pouco de sal nas rodelas de pepino e deixe por alguns minutos.
Deixe as fatias de cebola de molho na água por alguns minutos, depois escorra e reserve.
O apresuntado que usei, cortei em fatias de 1cm e fritei em fogo baixo numa frigideira com um pouco de azeite até ficar bem crocante dos dois lados. Sequei em papel toalha e cortei em tirinhas de 1 cm.
Amasse os filés de aliche e coloque numa vasilha grande. Junte os demais ingredientes do molho e misture. Tome cuidado com o sal porque o aliche é bem salgado! Coloque o macarrão escorrido, os pepinos espremidos, a cebola, a carne, a salsinha e o endro. Misture tudo muito bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

20 comentários:

Axly disse...

Huuuuum, saladinha de macarrão, que delícia!
Mamãe costumava fazer com uma certa frequência, mas faz tempo que não faz. Vai ver cansou, hehehehe...
Mas é legal essa tua idéia, e melhor ainda de colocar o que se tem. Afinal, nem sempre se tem tudo que uma receita pede. Ainda bem né, se não a gente não inventada moda^^
Quanto as ervas frescas, tô que nem você, aprendendo aos poucos. Tem coisa que gosto, tem coisa que não e vamos indo.
Ah, quanto as acerolas, elas devem madurar mais ou menos daqui um mês, ai tu vem tá, espero vocês. Hehehehehe... já pensou, eu ia ficar tãããããão feliz!
Kisss pra ti linda.
Ah, sou apaixonada por essa vasilhinha em forma de coração, tão fofa. Namoro ela desde o brigadeiro de colher, que alias, amooooooo de paixão. Vou postar ele qualquer dia^^
Kisss linda!

Akemi disse...

Axly, que bom saber que não sou a única perdida no meio das ervas! rss
Estas tigelinhas de coração eu comprei semana passada. Estas são de vidro. Aquelas do brigadeiro de colher são de "prástico"! rss
Vou querer ver mesmo seu brigadeiro de colher!
Vou comprar as passagens para o mês que vem então para comer seu bolinho de acerola! rsss
Beijos amiga!

Laurinha disse...

Acho o aroma do dill muito suave, gosto mesmo! Sabe que também não sou fã de salada de macarrão... e olha que uma pasta não recuso por nada! (tá bom, se tiver ervilha, fico sem graça... tiro as ervilhas e mando ver!)
Vou anotar para experimentar!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Akemiiiiiiiiii!!!
Vc faz cada coisa gostosa rsrsrsrs
Vou testar a torta do post anterior!
Bjos

Ana disse...

Eu gosto de salada de macarrao mas as bem simples, temperadas com sal pimenta e azeite, sem muito "te-re-te-te"! hehehe!
Quanto ao dill, fica muito bom em molho de iogurte com pepinos Akemi, e com salmao tbem!
Beijos!
Ana

Axly disse...

Aiiiii que chique!!!
Agora que não são mais de "prástico" gostei mais ainda^^
São tão bonitas e charmosas.
Então, o brigadeiro tá aqui na fila dos posts, é que tem tanta coisa. Fiz um pouquinho diferente do teu, mas a base é a mesma né, e eitaaaaaaaaaa coisa boa!!! Nem posso fazer muito, hehehe...
Oba, compra lá então, vamos comer bolo de acerola^^
Kisss linda!

Anônimo disse...

Akemi
Saudades...
Quanta coisa boa vc anda fazendo...agora, fiquei pirada na sua torta bolo de blueberry...to aqui, imagindo o gostinho disso tudo...
bjs
Mari T.

ameixa seca disse...

As ervas são uma combinação fantástica. Descobri-as recentemente também e tenho-as plantadas nuns vasinhos, para utilizar sempre que necessário. Só não sei o que é aliche...

Silvia Arruda disse...

Estamos em sintonia! Também fiz salada de macarrão parafuso nesta semana e logo logo vou postar! :)

Natália Eleutério disse...

Adorei a receitinha do macarrão tenho uma parecida, ;)

Luciana Macêdo disse...

Também sempre faço salada de macarrão, gostei do molho vou experimentar para variar.
Bjs!

Simone Izumi disse...

Dear Akemi:
Caramba, quanta novidade boa em teu blog!!!
Adorei os seus posts e as fotos de sua viagem!!! Geente, o que é aquele takoyaki gigante??? Que delícia!! E o meu sonho também é comer os macarons do Pierre herme...aiaaiai....
Beijos!
Si

Anônimo disse...

Oi Akemi...
Vc esta tirando o atraso hem!!Qto gochisoo vc anda fazendo...Queria te mandar umas fotos da plantacao de tulipas que fui ver no Gunma Flower Park.Eh simplesmente subarashi...Beijos Mitie de Gunma
Obs.Estou pensando em escrever um blog para postar minhas fotos que ando tirando por ai

Anônimo disse...

Também comço a usar as ervas há pouco, e também não domino... mas o mais legal é aprender na prática!! =D
elas fazem toda a diferença!
adorei a saladinha!! super leve e além de tudo lindinha!
beijos!!

Goreti disse...

Tbm acho o dill com saber bem semelhante ao da erva-doce, só que mais suave...é bem difícil achar na minha região, estou atrás das sementes pra plantar na minha horta, enteda-se horta por vasos, floreiras e afins..mas dá certo.

E esse molhinho é fantástico.

Beijos!!!

Akemi disse...

Laurinha. também não gosto de ervilhas enlatada mas gosto muito das frescas! Mas gostei de saber!

Ayumi, depois me diga o que achou!

Ana, fiquei curiosa sobre esse molho de iogurte com pepino, tem no KS?

Axly, morro de rir contigo, amiga! ;-)

Mari-chan, experimente! Acho que vc e sua turminha vão gostar!

Ameixa, fiquei roxinha de inveja dos seus vasinhos de ervas! Que chique, amiga! Aliche é um peixinho bem salgado que vem mergulhado em azeite, como as sardinhas em lata. Tem sabor bem forte e não é todo mundo que aprecia, mas neste molhinho ele é bem suave e sutil, só para salgar e dar um tchan!

Silvia, que coincidência! Vou já conferir sua saladinha, amiga!

Nani, vou querer ver sua salada qualquer dia!

Luciana, é tão prático, não? Poste sua receita para nós vermos!

Simone, não só os macarons do PH mas os bolos dele também são de lamber os dedos, amiga!

Mitie-chan, que legal este passeio no Flower Park de Gunma! Gostaria muito de ver as fotos! Meu mail é akemi67@gmail.com. E sobre abrir um blog, vai em frente, amiga, compartilhe com todas nós o que seus olhos têm visto de bonito aqui no Japão!

Gi, falou bem! As ervas, por pouco que entrem na receita, já fazem uma grande diferença! Vamos aprendendo juntas, querida!

Goreti, bem que gostaria de ter uns vasinhos de ervas para colher bem fresquinhas e quando quiser! Acho um luxo total, amiga!

Hands of Time disse...

hummm que delicia vou experimentar! Obrigado! :)

Larissa disse...

Doce amiga Akemi!
Eu adoro salada de macarrão! Hoje, Marido resolvei que vai fazer uma. Alás, ele anda feliz com o meu blog e empolgou-se em cozinhar também! rsrs Depois vou postar o resultado e te aviso! ;-) Beijos

Valentina disse...

Por aqui as ervilhas estão abundando amiga. Bem na época. compra no bago e debulho. vira tudo um exercício de relaxamento. Delícia este teu ranguinho.bjocas

Letrícia disse...

Nossa, tô adorando as suas saladinhas. Para mim, que estou bem 'fofinha', são excelentes! Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails