segunda-feira, setembro 18, 2006

Bons modos à mesa



A Valentina do Trembom me convidou a responder este meme sobre etiqueta.
Aqui em casa é tudo bem informal. Acho mesas postas direitinho uma coisa linda e admiro minhas amigas que o fazem no dia-a-dia. Dá gosto de comer assim! Aqui, a falta de espaço é terrível, mas espero poder ter uma mesa decente quando tivermos nossa própria casinha.
Nossas reuniões familiares e com amigos são igualmente simples, cada um se serve e se senta onde quiser à mesa.
Apesar disso, bons modos são importantes em qualquer tipo de ambiente. É uma questão de educação e não de esnobismo como alguns pensam.

1. Detesto atraso, não gosto de fazer os outros esperarem e muito menos de ficar esperando. Um telefonema, no mínimo, é de se esperar para avisar o atraso.

2. Também não gosto de chegar de mãos abanando nos encontros. Mesmo que os anfitriões digam que não precisa trazer nada. Da mesma forma, acho uma grande delicadeza, as pessoas que vêm em casa trazerem alguma coisa, uma bebida, uma sobremesa caseira ou comprada.

3. Cotovelos na mesa nem pensar. Se ficar com as "asas" abertas então, por favor!

4. Tomar sopa ou chá fazendo barulho é horrível! Aqui é sinônimo de boa educação! Quando vamos aos restaurantes de lámen, preferimos ir fora do horário de pico para não ter que ouvir a "chupação", é de perder o apetite!

5. Comer de boca aberta! Falar com a boca cheia, então...

6. Fumar enquanto tem pessoas comendo é de uma tremenda falta de "simancol"!

7 comentários:

Valentina disse...

Clarice, voce sabe que na primeira vez em qeu fui num restaurante de comida oriental aqui se dividia a mesa com outras pessoas e o 'chupa-chupa' me tirou o apetite.bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, ja sofri muito com barulho de gente chupando a sopa... ontem vi um casalzinho japones comendo com a maior delicadeza do mundo. mas com os chineses, infelizmente, nunca dou sorte, eh sempre um sluerppp, sleueerppp de irritar os nervos. adorei sua lista e concordo com tudo! beijao,

Anônimo disse...

Clarice, ri tanto do seu post!!

Adorei a história de "asas abertas". É um horror, mesmo.

O João e eu estávamos em Campos do Jordão nas férias e comíamos num barzinho (de dia). Uma família de alemães estava ao lado e não paravam de comer de boca aberta e falar de boca cheia. Na hora me levantei e falei pro marido para mudarmos de mesa. Um horror.

Eli disse...

Clarice esse barulhinho na hora de degustar a sopa é mesmo o fim da picada.

Karen disse...

ha ha! É verdade, meu pai comendo lámen, somen ou udon é uma tragédia. Acho que já me acostumei!

Akemi disse...

Valentina, pior que quanto mais barulho mais educado soa! Vai entender! rss

Fezoca, mesmo tendo sido criada em estilo japonês, nunca entendi esse modo de tomar sopa!

Patricia, tive o desprazer de ter uma pessoa na minha frente comendo de boca aberta. Um nojo só! Mudamos de mesa rapidinho! rss

Eliana, acho que esta etiqueta oriental não é bem vista em nenhum lugar, só aqui! rsss

Karen, nunca me conformei com meu avô tomando sopa deste jeito. Pior que ele vivia se engasgando!

Anônimo disse...

Falar com a boca cheia é a coisa mais comum de se ver nesse brazilzão de meu deus.Como tenho estômago fraco eu trato logo de abaixar a cabeça. É o que me resta rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails