sábado, setembro 16, 2006

Bolo de Milho Super Caseiro



Esta receita é o par perfeito para uma boa xícara de café fresquinho. Por levar milho in natura, seu sabor lembra aqueles bolos de interior, preparados com milho ralado...hummmm! O milho daqui tem a casca bem fininha e, por isso, não deu para sentir bem o bagaço. Nada contra o bagaço, muito pelo contrário, gosto de sentir sua "mastigância" (olha a nova palavra de novo...rsss).
A receita peguei do divertido e educativo blog da Dadivosa. Muitas receitas e dicas para o nosso dia-a-dia na labuta doméstica.
Olha, segui à risca o conselho de não desenformar logo que tirar do forno. Esperei amornar, tirei da forma, ok...beleza, caiu inteiro no prato, mas na hora de cortar, ele se esfarelava todinho, tal a fofura dele! Depois de frio, ele fica mais firme e diria até que lembra o sabor de pamonha!
Abaixo segue a receita original, apenas adicionei uma pitadinha de sal à massa. Segunda a Palmirinha Onofre, o sal dá um realce de sabor em qualquer bolo ou sobremesa preparada com milho. Obrigada, Dadivosa, por compartilhar conosco esta delícia! ;)

Bolo de Milho Super Caseiro

* medida da xícara usada foi de 250ml

1 xícara de milho verde debulhado
100g de manteiga ou margarina sem sal
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/4 xícara de iogurte natural
uma pitada de sal

Unte com manteiga uma forma de buraco no meio, polvilhe fubá e reserve.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180oC).
Bata o milho no liquidificador até virar uma pasta. Não é necessário adicionar nenhum tipo de líquido, vá batendo no modo pulsar que ele pouco a pouco vai sendo moído.
Bata bem o açúcar com a manteiga ou margarina até formar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, mexendo sempre.
Junte o milho batido e misture (aqui a mistura talhou, mas com a farinha ele volta a se ligar), depois a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o iogurte. A massa não fica muito líquida não.
Despeje a massa com cuidado na forma e leve ao forno médio até que, enfiando um palito no centro do bolo, ele saia limpinho.
Espere esfriar um pouco e desenforme. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Delícia com um café!

14 comentários:

Eli disse...

Que delícia de bolo, eu tinha visto já no blog da Fe, e o seu não ficou atras. Bom sou de Goiânia e lá se faz muito mais muito mesmo panhoma e é diferente de qualquer outra que você possa ter comido eu garanto. A doce é temperada com creme de leite e canela e vai queijo de minas dentro. E a salgada, vai cheiro verde, pimenta e queijo e linguiça. É maravilhoso, vc me fez lembrar de quando iamos pra fazenda fazer pamonha, ai que delícia.

Akemi disse...

Nossa, Eliana, faz tanto tempo que não como pamonha! Adoro e estas que vc comentou de Goiânia devem ser mesmo deliciosas! Imagina, canela e queijo minas?! É tudo que eu mais gosto!

Valentina disse...

Clarice, estou com a receita da Dadivosa anotadinha e recebi milho esta semana.Este bolo vai sair. E so uma nota ao comentario da Eliana, em Goias(sou de Brasilia que fica no meio nao geografico do estado de Goiás) se comem muitas pamonhas maravilhosas.Absolutamente amo de paixao.

Karen disse...

Bolo de milho é tão bom! Outra receita para guardar!

Ana disse...

Esta muito bonito e parece super fofo mesmo! Adoro suas fotos de bolo Akemi!!
Porem... fiz o seu outro bolo de milho e aquele eh taaaao bom q esta no topo da minha lista. Sera q esse chega perto?!?! Hehe!! Sao receitas diferentes, eu sei, mas eh q gostamos muito da sua outra receita q quando da vontadede bolo de milho eu penso direto naquela!
Ana

Anônimo disse...

Eu tinha visto comentário da dadivosa sobre este bolo e quero ir lá ver the original.Adorei os floquinhos quase pulando na foto. Vou sair agora à tarde para assistir o filme Assassinato no Expresso Oriente (vi que tens um blog sobre filme)e fiquei com medo de amassar o pao e nao dar tempo de assá-lo a tempo. De qualquer forma, até amanhã postarei foto no beltrano. Gosto de cozinhar madrugada afora.Bj

kuka disse...

Nunca comi pamonha! nem sei o que é! Pensava que era ofensa. Se calhar é as duas coisas.

Akemi disse...

Valentina, falando assim dá até vontade de ir visitar Goiás na próxima visita ao Brasil, só para comer pamonha!

Karen, é mesmo! E com os milhos daí devem ficar melhor ainda!

Ana, realmente são texturas e gostos diferentes. Este da Dadivosa, leva milho fresco e por isso o gosto é bem mais acentuado. Para evitar que ele esfarele ao cortar, acho que talvez seja melhor assar em forma retangular e não com furo no meio... de qualquer forma, sou suspeitíssima para falar de bolos de milho, fubá e banana. Estou sempre a testar receitas diferentes! rsss Se vc tiver algumas espigas dando sopa aí, faça, sim. Acho que vc vai gostar!

Renata, que pena que não pôde fazer os pães, mas vou ficar de olho lá no seu fotolog, ok? Então, tenho este blog meio morto-meio vivo de filmes...rs Este filme que foi ver é aquele da Agatha Christie? Adoro filmes de suspense! Mas voltando ao bolo, fiquei salivando ao ver a foto da Dadivosa, com aquelas palhas de milho e tudo, cara de pamonha mesmo! Hummm!

Kuka, dei risada ao ler seu comentário! Realmente, existe a pamonha que é um doce tradicional e tem a pamonha ofensa mesmo. O doce é feito com milho ralado, adoçado e ensacado em bolsinhas feito com a palha do milho. Fecha-se bem e põe-se para cozinhar em água fervente. Come-se quentinha, uma delícia!

Fer Guimaraes Rosa disse...

essa receita esta na fila aqui tbm, so preciso receber uns milhos! :-) bjao,

Anônimo disse...

Clarice, esse bolo está uma tentação!!
Já tinha ficado doida por ele lá no blog da Dadivosa.
Tão amarelinho, fofinho! Hum.....

Anônimo disse...

Akemi, querida! Que honra ver o bolo de milho super caseiro por aqui, ainda mais com seus toques especiais. Fico muito contente quando as pessoas se inspiram e criam em cima das receitas da Dadivosa. Gostei das suas dícas de polvilhar a forma com fubá (naquele dia não tinha em casa) e de usar a pitadinha de sal.
Sabe o que fica bom também? Polvilhar a forma com açúcar e canela... aí vira uma espécie de bolo de milho sabor curau, né não?
Ah e ainda estou rindo aqui com o comentário da Kuka!
Beijão!

Akemi disse...

Dadivosa, adorei sua dica de polvilhar com açúcar e canela! Vou fazer assim da próxima vez! Eu que agradeço pela sua receita, amiga! Beijos! ;)

Anônimo disse...

hummm... o bolo ficou uma delicia!!! fiz com uma latinha de milho que tinha... ficou super fofinho e molhadinho... untei com oleo e açucar... muito bom mesmo!!!!

Anônimo disse...

Nossa q bolo maravilhoso.fiz e aprovei..super facil e macio.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails