domingo, julho 16, 2006

Conserva de sardinhas



Estávamos fazendo compras quando nos deparamos com sardinhas e me lembrei desse prato. É delicioso de comer com pedaços de pão. As sardinhas podem ser consumidas inteiras, com espinhas e tudo, pois ficam super molinhas. Ótima receita enviada por Antonio Roque Pricoli Bueno para o Cybercook. Quanto mais curtido, mais gostoso fica, isso se sobrar! rs Como não usei grelha, coloquei um pouco de pomarola (1/4 de lata) mais a mesma medida de água. Temperei com um pouco de orégano também. Substituí o óleo por azeite de oliva extra virgem.

Conserva de sardinhas

- 1 1/2 kg de sardinha
- 1 colher(sopa) de sal marinho
- 1 xícara de vinagre branco
- 1 xícara de óleo de milho
- 2 folhas de louro amassada
- 3 dentes de alho amassados
- 2 cebolas em rodelas
- 2 tomates em rodelas


Limpe as sardinhas, retirando as vísceras, as escamas e a cabeça. Lave muito bem. Deixe de molho em água para cobrir e o sal, pôr cerca de 1 hora. Escorra as sardinhas. Coloque a grelha na panela de pressão, ou forre o fundo com o tomate e a cebola. Se usar grelha, não precisa colocar água, o vinagre e o óleo fazem o mesmo efeito. Coloque uma camada de sardinha e uma de cebola, alho e louro. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. Regue com o óleo e o vinagre. Cozinhe por 20 minutos, contados após a panela apitar, se forem sardinhas pequenas. Se forem grandes, 30 minutos. Apague o fogo e só abra a panela depois de fria. Arrume as sardinhas em um refratário e cubra com a própria tampa, ou com filme plástico, e conserve em geladeira, por até uma semana. Se a receita for feita em panela comum, as espinhas não se desmancham.

5 comentários:

Karen disse...

Gosto muito de sardinhas preparadas desta forma, mas o Osmyr só come se forem fritas, então quase nunca faço, homem dá trabalho!

Akemi disse...

Karen, não pude deixar de rir!

Ana disse...

Eu nao sou fa de sardinha, mas tbem dei risada com o comentario da Karen!! hehe!
Ana

Karen disse...

:-)

THEREZA VANÇAN DE AMORIM disse...

uma delicia esta receita... eu amo sardinha, assada, frita hummmmm e deste jeito entao é uma mao na roda, chega em casa cansada sem vontade de fazer nada rssss é só pegar a sardinha na geladeira.. enfim sardinha é tudo de bom... por isso pareço uma gata... (brincadeirinha)


bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails