domingo, julho 16, 2006

Bolo de cenoura com okará



Aproveitando o restante do okará fiz esse bolo de cenoura, que encontrei num velho livro japonês de bolos que tenho. O resultado não foi como esperava, apesar do bolo ter ficado macio. Ao comer, lembra a textura de bolo de milho feito com seu bagaço, mas eu senti láááááá no fundo o sabor do okará. Creio que se diminuir a quantidade do okará fique melhor ou senão (menos saudável), fazer uma calda de chocolate e cobri-lo.

Bolo de cenoura com okará

85g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
90g de açúcar
2 ovos
1 cenoura grande
2 colheres (chá) de brandy
2 colheres (sopa) de leite
90g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
200g de okará

Pré-aqueça o forno a 170oC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 20x10cm. Peneire a farinha com o fermento. Rale a cenoura.
Coloque o okará numa frigideira e leve ao fogo fraco, mexendo sempre até ficar uma farofa bem soltinha. Deixe esfriar.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Desligue a batedeira e junte a cenoura. Misture e coloque o leite e o brandy. Peneire metade da farinha sobre a massa de cenoura. Coloque metade do okará e misture delicadamente. Junte o resto da farinha e do okará e termine de misturar. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 35 minutos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Akemi, tudo bem?
Eu já fiz um bolo ingles com okara, é receita de um livro japones. Para não ficar com gosto de soja, experimente secar o okara numa frigideira, leva um pouco de tempo e é preciso cuidado para não queimar. Na receita que fiz ia se não me engano somente 80g de okara.
O bolo ficou super gostosos e não ficou com gosto de soja. Tente experimentar desta forma.
Vou tentar fazer este pão com okara.
A minha filha está terminando o TG da faculdade, é uma pesquisa de pão de queijo com okara.
No 2º semestre estará em exposição para experimentarmos. Depois te digo como ficou.
Abraços
Susan

Akemi disse...

Susan, também sequei o okará nesse bolo de cenoura mas ainda assim ficou com gosto. Será que você pode me mandar a receita desse pound cake, por favor? Meu mail é akemi67@gmail.com. Fiquei curiosa quanto a esse pão de queijo com okara, ficarei aguardando notícias suas! Bjs!

Karen disse...

A aparência é boa, quem sabe colocando canela e outras especiarias?

Akemi disse...

Boa idéia, Karen!

Elvira disse...

Um "carrot cake" diferente. A mim, parece-me delicioso.

Ana disse...

Olha, mesmo vc nao gostando muito, a aparencia esta lindo, parece muuito fofo o bolo!
Ana

Akemi disse...

Obrigada, Elvira!
Ana, acho que esse bolo ainda precisa de reparos! rs

Anônimo disse...

Eu amo tudo que leva soja e acho que não me importaria com o sabor acentuado. E olha, tá lindo que tá danado.

Akemi disse...

Isso que me deixou chateada, a massa é ultra fofa, a única coisa que me desagradou foi o gosto! rs Mas ainda vou ver se consigo adaptá-la ao me gosto, Renata!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails