segunda-feira, julho 03, 2006

Donburi de carne de porco e repolho



Refeição completa numa tigelinha. Donburi é assim, uma tigela de arroz coberta com uma variedade de misturas, carne de porco, vaca, frango, frutos do mar, com ovo, sem ovo...
Esta receita consegui num site de culinária do celular. É bem simples e rápida de ser preparada, já que a carne é cozida na panela de pressão. Ao comer os pedaços de carne, o sabor lembrou-me de uma costela de porco de comemos num restaurante em Okinawa. Lá apesar de se consumir muita carne de porco, a população é uma das mais saudáveis do país. Sempre fica a impressão de que carne de porco faz mal à saúde, mas não se abusando e retirando a gordura em excesso, ela só faz bem já que tem muita vitamina B12.
Nesta receita, para ficar menos gordurosa, depois de cozinhar a carne, deixe esfriar e coloque na geladeira de um dia para outro. O tempero vai penetrar bem mais na carne e a gordura que se formou na superfície ficará mais fácil de ser retirada. Depois é só esquentar novamente e colocar sobre o donburi.

Donburi de carne de porco e repolho (2 pessoas)

360g de costela de porco sem osso
1 litro de água
8g de dashi kombu
2 colheres (sopa) de saquê
bulbo central de 1 cebolinha grossa

tempero:
60ml de shoyu
60ml de saquê
30g de açúcar
120ml a 150ml do caldo do cozimento da carne
20g de gengibre

guarnição:
200g de repolho
1/2 cebola
1 colher (chá) de óleo
1 dentinho de alho
sal e pimenta do reino à gosto ou 2 colheres (sopa) do caldo do tempero

arroz branco cozido
1 colher (chá) de gergelim preto

parte de fora do caule da cebolinha grossa

Corte a parte branca da cebolinha grossa em nacos de 5cm. Faça um talho no comprimento e retire as folhas brancas de fora. Estique essas folhas e corte em tirinhas bem finas. Deixe de molho em água por alguns minitos e depois deixe secando numa peneira. O bulbo que sobrou dos nacos, que tem cor verde-amarelada, será usado no caldo do cozimento da carne. Lave o pedaço de gengibre e corte em fatias de 1/2cm com a casca.
Deixe o dashi kombu de molho em 1 litro de água por 30 minutos. Retire o kombu, junte o saquê e leve para o fogo. Quando esquentar, coloque o pedaço de carne e os bulbos do meio da cebolinha e espere aferventar. Diminua a chama e deixe cozinhando por 10 minutos.
Numa panela de pressão, coloque o shoyu, o saquê, o açúcar, o gengibre e o caldo do cozimento da carne. Coloque a carne, feche a panela e leve ao fogo. Quando começar a chiar, deixe por 15 minutos. Retire a pressão e abra a panela. Vire a carne, pois o caldo não chega a cobri-la por inteiro, e tampe novamente. Leve ao fogo e conte mais 15 minutos depois que chiar. Uma observação, o tempo de cozimento pode variar, por isso dê uma verificada na primeira vez que abrir a panela se a carne está muito dura ou não.
Depois de cozida, corte a carne em fatias de mais ou menos 1 a 2 cm e coloque de volta no molho. Aí que você pode deixar esfriar e levar à geladeira para retirar a gordura depois. Depois disso, leve a carne para aquecer novamente.
Refogue o alho no óleo, junte a cebola fatiada e o repolho cortado em tiras não muito finas. Tempere com sal e pimenta ou use um pouco do caldo do tempero.
Misture o gergelim no arroz quentinho e coloque nas tigelinhas. Cubra com repolho refogado. Coloque as fatias de carne em cima e enfeite com as tiras de cebolinha. Se quiser, sirva com karashi (uma espécie de mostarda japonesa).



Novos utsuwas (louças) que comprei. A tigela de cima é do meu marido e essa é minha.

4 comentários:

Karen disse...

Humm, fiquei com água na boca, adoro donburi!

valentina disse...

Ah, adoro aprender estas coisas contigo.Como chamar o que direitinho.

mamy disse...

Realmente ficou mtoo bom...e eh bom pra memoria tbm, a gente come lembrando de Okinawa! So troquei o repolho por cebolas em fatias e cebolinha verde, pq o maridinho odeia repolho...entao, ele adorou tbm. Arigato por dar sempre ideias gostosas pra gente!Beeeijo!

Akemi disse...

Mamy, que bom que gostaram deste donburi! Gostei da idéia de cebola e cebolinha, tentarei da próxima vez! Bjs e boa semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails