segunda-feira, março 20, 2006

TORTA DE FRUTAS




Essa torta de frutas é muuuuito boa! Apesar de ser um pouco trabalhosa, o visual e o sabor compensam. Essa receita é deste livro sobre doces e bolos para principiantes. É explicado passo a passo, até a ordem de fazer cada etapa, muito bom para quem não tem muita noção no preparo. Por usar frutas frescas, consuma no mesmo dia, ou senão, prepare a torta na noite anterior e deixe para enfeitar com as frutas no dia seguinte. Nós comemos fria em temperatura ambiente, mas com as frutas geladas deve ficar muito melhor!

TORTA DE FRUTAS (para uma fôrma de torta desmontável de 18cm de diâmetro)

Massa:
75g de manteiga sem sal
35g de açúcar de confeiteiro
um pouco de óleo de baunilha
1/2 ovo grande
150g de farinha de trigo
uma pitada de sal

Creme de amêndoas:
50g de manteiga sem sal
50g de farelo de amêndoas
50g de açúcar de confeiteiro
1 ovo

Calda de framboesa:
50g de geléia de framboesa
25g de açúcar
1 colher (sopa) de água

Frutas:
grapefruit, laranja, kiwi, banana, abacaxi, morangos, blueberries, framboesas, melão, ou outras frutas de sua preferência

Geléia de brilho:
2g de pó para kanten
100g de açúcar
1 xícara de água

Preparativos:
Deixar a manteiga a ser usada na massa e no creme de amêndoas em temperatura ambiente. Peneirar os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar de confeiteiro, farelo de amêndoas).

1. Preparando a massa:
Coloque a manteiga numa tigela e bata na batedeira até ficar cremosa. Junte o açúcar de confeiteiro, o sal e o óleo de baunilha e bata até ficar um creme esbranquiçado. Vá colocando o ovo batido aos poucos até ficar um creme liso. Junte a farinha de trigo e misture com colher de pau como se estivesse cortando a massa. Vá fazendo isso até que toda a farinha se incorpore à massa. Despeje a massa na mesa e vá esticando como se estivesse sovando uma massa de pão. Ao fazer isso, você deixará a massa mais lisa e maleável para abrir depois. Faça um disco de 1 cm de altura com a massa e embrulhe em filme plástico. Coloque numa assadeira ou prato e leve à geladeira por 30 a 60 minutos. Depois do descanso, polvilhe a mesa com farinha e abra a massa até ficar um pouco maior que o tamanho da fôrma de torta. Fure toda a massa com um garfo e forre o fundo da fôrma. Pressione bem as laterais e tire o excesso de massa. Você pode usar esses retalhos de massa para fazer biscoitinhos. Deixe a fôrma na geladeira até o momento de recheá-la.

2. Preparando o creme:
Coloque a manteiga numa tigela e bata na batedeira até formar um creme. Junte o açúcar e o farelo de amêndoas e bata até ficar esbranquiçado. Junte o ovo batido aos poucos, batendo bem a cada adição(na receita não pede, mas eu acrescentaria um pouco de essência de baunilha ou mesmo uma colherinha de rum ao creme). Tire a fôrma da geladeira e despeje o creme sobre a massa. Acerte a superfície com as costas de uma colher. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170oC por 30 a 35 minutos (no meu forno, ele ficou corado na metade do tempo, então eu cobri com alumínio e deixei assando até terminar os 30 minutos). Retire a massa da fôrma e deixe esfriando sobre uma grelha.

3. Preparando a calda de framboesas:
Coloque todos os ingredientes numa pequena panela e leve ao forno médio. Depois que ferver, deixe apurando em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Deixe amornar.

4. Cortando as frutas:

Descasque a laranja e o grapefruit e tire os gomos das frutas. Descasque o kiwi e corte ao meio no sentido do comprimento. Depois corte cada metade em fatias de 1/2 cm formando meia-lua. Corte a banana com a casca em pedaços irregulares(a casca será retirada somente no momento em que for decorar a torta). Use uma fatia de abacaxi cortada no sentido do comprimento e corte em fatias grossas. Lave os morangos e os blueberries e corte alguns ao meio. Coloque todas as frutas sobre uma bandeja forrada com um bom papel toalha para retirar todo o excesso de umidade.

5. Fazendo a geléia de brilho:
Coloque a água numa pequena panela e leve ao fogo. Um pouco antes de abrir fervura, tire do fogo e junte o pó de kanten com o açúcar e misture bem. Leve ao fogo novamente para aferventar. A geléia deve ser usada quente, por isso prepare um pouco antes de começar a decorar a torta.

6. Montagem:
Despeje a calda de framboesas no centro da torta e espalhe pela superfície. Disponha os pedaços de frutas sobre a torta, colocando os pedaços maiores no centro. Vá espalhando as outras frutas ao redor e nos buracos coloque os blueberries e as framboesas. Pincele todas as frutas com a geléia de brilho. Para arrematar, decore com folhas de hortelã e polvilhe açúcar de confeiteiro.


14 comentários:

Ana disse...

Que lindo Akemi!! Parabens!! Sua torta esta digna de confeitaria! Adorei a variedade de frutas!
Ana

Elvira disse...

Impressionante como ficou bonita! Parabéns! :-)

Anônimo disse...

Lindissima e digna de foto,mesmo!! Nossa, que trabalheira!! Mas o sabor deve compensar nao eh??Parabens!!!!!!

Karen disse...

Uau! Lindissima!

Akemi disse...

Ana, Elvira e Karen, obrigada!

Brisa, apesar de trabalhoso, foi bem divertido fazer a montagem das frutas...quanto ao sabor, eu gostei muito do contraste do doce da torta com o azedo das frutas!

Valentina disse...

O que posso dizer? Estou apaixonada pela tua torta.Tenho que tentar fazê-la.

kuka disse...

Epa!tá muito bonito.Deve ser complicado de cortar?com tantos frutos!Estão sempre a dizer que como pouca fruta,assim já não há que falar.

Akemi disse...

Valentina, não vais se arrepender! É ótima!

Kuka, o segredo é ir cortando de pouco em pouco para não machucar as frutas e ao chegar na borda, coloque a faca na horizontal e corte de uma vez. É bom deixar a torta sobre um prato liso, sem bordas para facilitar o corte. Algumas frutas vão cair mesmo, mas recoloque ou rearranje no prato de servir como eu fiz.

Karen disse...

Akemi, me envie um e-mail, assim eu posso dizer como fiz meu índice sem precisar encher sua página de comentários, rs.
meu e-mail é kawanakk@uol.com.br

Anônimo disse...

Realmente linda! parabéns! Eu só tenho uma pergunta: devo usar meio ovo grande batido? Nao pode ser um ovo inteiro mas pequeno? Também vou tentar faze-la. Um grande abracao, Joelma Stokkel

Akemi disse...

Joelma, creio qe não haverá problema em usar um ovo pequeno batido, espero que goste da torta!

Anônimo disse...

Olá Akemi..Morei no Japão por longos anos e senti saudades de alguns pratos degustados por mim e minha familia ai,encontrei suas receitas nas minhas buscas por pratos japoneses como giudon..tondiru..fukudinzuke..entre outros mais..mas nao tive sorte..a não ser a receita maravilhosa do Katsudon..em uma de suas paginas Magicas por sinal rss..Será que vc se importaria de me passar a receita original do japao das receitas que mencionei acima..amo esses pratos japoneses mas tudo que acho vem em kanji e eu não domino a escrita Rss..Agradeço se puder me passar..e onegai é claro..Bjs Parabens pelas paginas maravilhosas.

Anônimo disse...

Olá sou eu de novo..aqui vim para lhe passar meu e-mail para receber suas receitinhas...hehe ...abraço Robert....diamantergk@yahoo.com.br
ou lindasdopapi@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi.. Esta receita é para uma torta pequena, 4/6 porções?? Será que se apenas dobrar poderei usar para fazer em uma forma de 28cm?? Pois tem receitas de massas trabalhosas que qdo dobra não ficam boas, ficam meio secas..
Se puder me responder, betechu@terra.com.br
Obrigada! Gostei bastante e quero fazer para a minha família no Natal.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails