sábado, março 18, 2006

JANTAR DE SÁBADO ESTILO JAPONÊS





Assim que vi esse sushi sendo feito no programa de culinária Kyoo no ryouri (traduzindo PRATO DO DIA), deu vontade de experimentar. Comprei o abacate, mas fui deixando e no final o abacate virou vitamina...rs
Os japoneses ficam espantados quando comentamos que comemos abacate como sobremesa ou em vitaminas. Logo que cheguei aqui também fiquei surpresa de saber eles comem como salada, regado com shoyu ou maionese! O abacate aqui também é do tamanho do caroço do abacate brasileiro, com certeza os japoneses ficariam mais espantados ainda se vissem o abacate do Brasil! O abacate aqui, avocado, é de uma qualidade diferente. Ele quase não tem gosto, é bem cremoso, derrete mesmo na boca. Os mexicanos também consomem muito avocado, sendo servidos junto com os pratos apimentados. Parece que o avocado corta um pouco do ardido, suavizando o sabor.
Quando falamos de sushi a primeira imagem que nos vem na cabeça são daqueles pneuzinhos, os rolinhos de arroz, recheados e envolvidos em alga ou senão nos nigirizushis, bolinhos de arroz com um filé de peixe cru por cima. Mas existem também esses sushis servidos em tigelas individuais ou em grandes travessas e cada um vai se servindo nas porções que quiser.
O tempero desse sushi ficou na proporção que eu gosto, sem ser adocicado demais. É um prato super light e saboroso. Para acompanhar, fiz as ostras cozidas no bafo com vinho branco novamente (parece que está se tornando rotineiro aqui aos sábados...rs), tempurás variados (batata doce, beringela, shisô e cogumelos maitake) e uma boa salada verde. De sobremesa, morangos. Muito bom!

SUSHI DE ATUM GRELHADO

Para 4 pessoas

2 copos de arroz japonês cozido

Tempero do arroz:
1/4 copo de vinagre de arroz
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal

300g de atum fresco

Tempero do atum:
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de mirim

1 avocado
1 a 2 colheres (chá) de suco de limão

cebolinha picada

1. Numa frigideira, deite 1/2 colher (sopa) de óleo e aqueça bem em fogo alto. Coloque o atum, seco previamente em papel toalha, e frite dos dois lados ligeiramente, só para mudar a cor do peixe. Retire e coloque numa tábua para cortar em filés de 1/2 cm.

2. Coloque os ingredientes do atum numa tigela e misture. Coloque os filés de atum e mexa delicadamente. Deixe tomando gosto por alguns minutos.

3. Descasque o avocado, retire o caroço e corte em cubos pequenos. Disponha num prato e salpique o suco de limão. Reserve.

4. Numa tigelinha, misture os ingredientes do tempero do arroz. Coloque o arroz numa outra tigela e despeje o tempero. Misture o arroz como se estivesse cortando. Junte o atum temperado (não coloquei o caldo do atum) e mexa com cuidado para não desmanchar os filés de peixe.

5. Coloque o sushi nas tigelinhas, coloque o avocado e salpique com cebolinha picada.

7 comentários:

Karen disse...

Ah! Que refeição gostosa!

Akemi disse...

Karen, estava muito boa mesmo! Pretendo testar outros sushis que foram apresentados nesse programa. Espero que todos fiquem tão bons quanto esse!

valentina disse...

Clarice, não sabia deste outro tipo de sushi.Que interessante. Que pinta ótima a desta refeição. Me deu até fome.

kuka disse...

Agora fiquei de olhos em bico.Vou tentar fazer isto.

Brisa Carter disse...

SUPER interessante..mostrei pro maridao e falei as palavras magicas: Atum, Avocado e Sushi. Tudo o que ele AMA!!

Vou anotar direitinho, pois ele ficou com agua na boca..hehe

Bjs e obrigada:)

Akemi disse...

Valentina, o bom de sushi é que é uma refeição bem leve!

Kuka, espero que goste!

Brisa, espero que esse sushi faça sucesso aí na sua casa!

Lu disse...

Olá! eu sou Luciana, moro em Campinas SP.Estava passeando pela net e achei as suas receitas... que legal...adorei!!
Estou procurando cursos de confeiteiro, pois estou abrindo uma cafeteria muito especial e queria ter novidades...sou apaixonada por doces em geral...
Bom Akemi, vc está de parabéns!!
Um beijo,
Luciana, se vc quiser, posso enviar algumas receitas minhas... Esses dias, eu criei coragem e pe dí a receita de um bolo de chocolate muito gostoso (numa doceria chiquerrima de SP) nao é que a chef me deu o livro e eu mesma copiei??? o bolo é bem diferente de ser preparado, mas o resultado... Conseguí fazer igualzinho!!!! adivinha se nao vai ter lá no meu cafe????

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails