terça-feira, janeiro 31, 2006

YUKI NABE



Nabe é uma comida típica japonesa preparada durante o inverno. A tradução para nabe é panela. O cozido é feito nessa panela de cerâmica na própria mesa, num fogãozinho de uma boca posta no centro da mesa. Depois de pronto, as pessoas vão se servindo, passando os vegetais e carnes num molho chamado ponzu. Esse molho é vendido pronto mas nada mais é do que shoyu com suco de limão ou uma variedade de limão daqui chamado yuzu.
Cada um coloca os vegetais e carnes/frutos do mar de sua preferência. O básico do básico é colocar acelga, cogumelos e peixes de carne branca. Existem vários tipos de caldos, vão desde à base de peixe e shoyu, leite de soja e até uma conserva coreana de vegetais bem apimentada chamada kimchi (lê-se kimutí).
Nesses anos todos aqui, acreditem, só provei uma vez esse prato. Confesso que achei bem insosso. Não sei se com a idade vai mudando o nosso paladar, ou vivendo tantos anos aqui acabamos por nos acostumar à comida de pouco tempero aqui, mas dessa vez que eu fiz, achei delicioso! rs
Por nunca ter feito esse prato em casa, não quis arriscar muito e acabei comprando o caldo pronto mesmo. Se alguém se interessar em fazer, preparando desde o caldo, posso dar uma pesquisada. Sei que é feito um caldo à base de flocos de peixe seco, uma alga chamada kombu, shoyu e sal.
Mas voltando ao nome do prato, vi esse nabe no blog She who eats. Achei lindo e fiquei com vontade de experimentar. Yuki significa neve em japonês. Nesse nabe, é colocado nabo ralado sobre o cozido de forma que ele acaba parecendo que está coberto de neve. Infelizmente não tinha nabo o suficiente para cobrir satisfatoriamente o meu cozido, como podem ver na foto abaixo...rs...mas mesmo assim, o sabor ficou muito bom!



Preparei o caldo conforme a embalagem, deixei ferver e coloquei os ingredientes que levam mais tempo para cozinhar primeiro. No caso, pedaços de frango e bacalhau fresco em postas pequenas. Depois coloquei os vegetais por cima (acelga, naga negui que é uma cebolinha super desenvolvida parecida com alho poró, tofu frito, cenoura e cogumelos diversos), tampei e deixei até cozinhar tudo. Na hora de servir, espalhei o nabo ralado sobre o cozido. Fomos tirando o cozido da panela e passando no ponzu. Hummmm.... Os japoneses costumam colocar arroz cozido e um ovo batido no final, quando só fica o caldo, para aproveitar até a última gota desse prato.

8 comentários:

Karen disse...

Gosto tanto desse tipo de pratos, mas há uma série de ingredientes que precisaria sair para comprar nas lojas de produtos japoneses!

Akemi disse...

E os produtos japoneses são tão caros aí, não? Mas qdo chegar o friozinho, experimenta fazer, nabe é tão saudável e gostoso!

Karen disse...

São um pouco mais caros sim, acho que é tudo importado. Mas o maior problema é sair de cada, só fazemos isso quando começamos a ficar sem comida ou por motivo de força maior! Como não dirijo, dependo da boa vontade do marido, especialmente na época das férias, só passam dois ônibus por dia aqui.
Vou ver se convenço alguém a me trazer uma dessas panelas de cerâmica de presente. Elas podem ir ao fogo e ao fogão?
Abraços!

Karen disse...

(Leia-se: sair de casa) Desculpe escrever tanto!

Akemi disse...

Essa panela pode ir ao fogo, sim, Karen! Não peça desculpas, adoro seus comentários!

Anônimo disse...

Oie, nossa não poderia deixar de perguntar a vc, que já percebi que faz tudo com muito carinho, sempre procura novas receitas e produtos diferentes aí do japão, o meu namorado está em hamamatsu e em breve estará de volta ao Brasil, gostaria de umas dicas de que utensílios de cozinha ele poderia trazer p mim, aguardo sua resposta! bjos

Unknown disse...

Ola alguem sabe onde acho molho pra nabe acho q se chama dashi. Obrigado

Unknown disse...

Eu fazia o nabe no japao. Ficava muito bom,depende do tipo de molho q vc coloca

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails