Essa receita vi no lindo blog da Karen,
Kafka na Praia. Como ela, também tenho poucas opções para fazer acelga, normalmente saladas e cozidos como no sukiyaki e no misso shiru. Adorei o resultado deste prato, super saboroso e ao mesmo tempo leve. Como aqui não tem alho poró, usei echalotes, uma cebolinha francesa de sabor bem suave. Usei o caldo de legumes daqui(consome), cerca de 1 colher de sopa e katakuriko no lugar de fécula de batata. Salpiquei bacon frito em fogo bem baixo para deixar bem sequinho e crocante. Ficou muito bom mesmo! Com o caldo do cozimento, aproveitei para fazer uma sopinha bem light, só acrescentei mais um pouco de consome, coloquei cenoura e shiitake e deixei cozinhar um pouco, e juntei um pouco de espinafre no final.
1/2 acelga cortada no sentido do comprimento, sem desfazê-la
Prepare um caldo com 6 x. de água, 1 cubo de caldo de legumes ou frango e um pouco de gengibre picado. Lave a acelga, escorra a água e leve-a ao fogo com o caldo e cozinhe até que ela fique macia. Escorra (reserve uma xícara do caldo) e mantenha-a aquecida.
Molho:
1 c. sopa de óleo
1 dente de alho picado
10 cm de alho poró picado
1 x. do caldo do cozimento da acelga
1 x. de leite
1 c. sopa de mirim (facultativo)
sal e pimenta
algumas gotas de óleo de gergelim
1 c. sopa de fécula de batata
Preparo
Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho e o alho poró. Adicione o leite, o caldo, o mirim, o sal e a pimenta. Cozinhe durante alguns minutos.
Dilua a fécula de batata em um pouco de água (cerca de duas colheres de sopa) e adicione ao molho. Misture até que fique encorpado.
Adicione algumas gotas de óleo de gergelim e derrame o molho sobre a acelga.
Pode-se polvilhar com presunto, bacon frito ou outro defumado de sua preferência.
Um comentário:
Eu também fiz uma sopa com o caldo, a receita é bem leve, não é?
Postar um comentário