segunda-feira, abril 02, 2007

Pilaf Primavera de Quinoa



Para o rei da quinzena da vez do Colher de Tacho, a quinoa, escolhi esta receita deste site. Foi difícil escolher uma receita já que existem muitas opções só de se "googlar". O que me atraiu de imediato nesta receita foi que a autora disse que é perfeita para quem nunca comeu quinoa. EU!!!! rsss
Aqui pode ser encontrada em qualquer loja de produtos brasileiros na seção de artigos peruanos. Em mercados japoneses, só vi no Jusco.
O pilaf ficou bem saboroso por conta dos vários legumes da estação, mas a quinoa sozinha pareceu-me sem nenhum sabor. Tem uma textura bastante diferente do arroz, é leve e não pesa nada no estômago. Uma única coisa nos incomodou, não sei se é comum em qualquer quinoa ou se a qualidade que compramos não é das melhores, mas enquanto mastigávamos encontramos algumas "pedrinhas". É normal? Na hora da lavagem, será que existe uma forma certa? Na receita dizia apenas para enxaguar numa peneira.
Além disso, o que eu faria diferente da próxima vez seria cozinhar as ervilhas à parte e adicionar somente depois da quinoa cozida. Elas ficaram muito moles e com a cor desbotada. Vou passar a maneira como fiz usando a panela elétrica de arroz, mas você pode tranquilamente preparar no fogão com panela comum como a receita original.


Pilaf Primavera de Quinoa

* xícara de 200ml

2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 cenoura grande picada em cubinhos
1 pimentão vermelho médio picado em cubinhos
1 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
2 xícaras de quinoa lavadas e escorridas
4 xícaras de caldo de legumes (usei água mais 4 colheres de chá de consomé granulado)
sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
4 aspargos picados transversalmente
1 latinha de milho verde escorrido
coentro a gosto

Aqueça o azeite numa frigideira e refogue o alho e a cebola. Deixe até a cebola ficar transparente. Junte as cenouras e o pimentão. Refogue mais um pouco e tempere levemente com sal e pimenta. Tire do fogo e espere amornar
Coloque a quinoa lavada e escorrida na panela de arroz e adicione o caldo de legumes. Despeje o refogado de cenoura por cima e feche a panela. Não é necessário misturar. Deixe cozinhando no modo normal de arroz branco.
Depois de pronto, espere mais 10 minutos antes de misturar. Enquanto isso, faça um refogado com os aspargos e o milho numa frigideira com a manteiga. Junte as ervilhas frescas e cozidas levemente e tempere com sal e pimenta.
Junte o refogado ao pilaf e misture tudo. Sirva com coentro picado.

5 comentários:

Valentina disse...

Clarice querida, n~ao tenho este problema com a quinoa que tenho comprado. Parece arroz mal lavado, nao e? Quanto a ser sem sabor, tambem nao achei isso. mas isto tem haver com paladar individual,Sera que nao? quero dizer, pode ser que o sabor nao agrada a ti.mas veja bem amiga, nao sei ao certo. Vou te mandar uma foto da que compro e voce ve se se parece com a tua. Que bacana que voce fez.bjocas.

Cris disse...

Akemi, ainda não achei aqui, fui para SP no sábado e me aconselharam a não ir ao mercadão, que estaria lotado por causa da Páscoa. Eu colocaria o refogado de bastante alho e sal no final quando ela já está cozida, pelo menos funciona assim com o arroz vermelho que faço e foi o único jeito de ele pegar gosto... Bjs!

Anônimo disse...

Oi Akemi, já havia escutado falar da quinoa, mas nunca provei. Vou procurar no Jusco perto de casa. Como se chama em japonês ?
Achei o prato muito apetitoso.
Que bom que vc advertiu sobre encontrar "pedrinhas". Terei um cuidado a mais na lavagem.
beijos

Akemi disse...

Valentina, acho que comprei de uma marca não muito boa pelo visto. Vou ver se encontro de outro tipo em outro lugar.

Cris, poxa até estava me esquecendo do feriado de Páscoa! Obrigada pela dica do refogado, amiga!

Cristina B, está escrito assim キヌア na embalagem! Experimente sim, além de saborosa é super nutritiva pelo que li na resenha do Colher de Tacho! Beijos

Karen disse...

Agora que eu li sobre as pedrinhas... Isso nunca aconteceu comigo (geralmente encontro pedras no feijão,rs).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails