domingo, abril 01, 2007

Batatas no vinagrete



Gosto tanto desta salada mas é uma pena não encontrar batatas pequenas para prepará-la aqui. Mesmo as menores daqui são enormes e acabam não pegando tanto tempero assim. Acabo me virando com o que tem, pois o Luiz adora e esses dias mesmo ele comentou "casualmente" que faz tempo que não faço esta salada.
Hoje dei uma incrementada a mais e ficou muuuuito boa! As batatas e mais alguns bifes grelhados foram o acompanhamento do pilaf de quinoa que vou postar amanhã.

Batatas no vinagrete

1.5 kg de batatinhas miudas ou as menores que você conseguir encontrar
5 dentes de alho
1 cebola pequena bem picadinha
4 pedaços de tomates secos
3 colheres (sopa) de manjericão picadinho
3 colheres (sopa) de salsa picada
50 a 100 ml de azeite de oliva de excelente qualidade
50 a 100 ml de vinagre de vinho tinto
sal grosso e pimenta do reino moída na hora
orégano a gosto
azeitonas verdes picadas

Lave as batatas com casca com uma escovinha macia. Coloque-as numa panela e cubra com água fria. Leve ao fogo para cozinhar até ficarem macias mas tomando cuidado para que não fiquem moles demais.
Escorra e volte as batatas na panela e leve ao fogo só para secar a água que ainda estiver no fundo da panela.
Faça o vinagrete: descasque os alhos, corte ao meio e retire a raiz se houver. Aprendi na escola que é essa raiz que faz com que dê azia em comida com alho. Esprema os alhos numa vasilha grande, junte os demais ingredientes e misture bem.
Coloque as batatas ainda quentes no vinagrete e revolva com cuidado. Prepare de véspera e vá mexendo de vez enquando para que "pegue" bem o tempero.
Usei tomates secos secos mesmo. Deixei os pedaços de molho em água morna por uns 15 minutos antes de picar.

12 comentários:

Valentina disse...

Ai, meu ponto fraco amiga.Fraco, fraco. Amei esta receita. Vou atrás das batatinhas amanha.bjocas

miki w. disse...

akemi, vc é mesmo a rainha da batata! sorte da sua lombriga (rs).

essas daqui me abriram o apetite, melhor eu largar tudo e ir prepararo almoço (rs). por coincidência, tb vou preparar batatinhas, mas serão ao murro mesmo.

bacana a dica da raiz do alho, eu nunca tirava, agora aprendi!

beijinhos e boa semana para vc, amiga!

miki

Anônimo disse...

Akemi, essas batatinhas são uma delícia, faz tempo que não faço...
beijo e bom domingo

Mirian disse...

Oi Akemi!Adoro essas batatinhas!!
Quando acho batatinhas eu faço..mas agora só encontro batatões!!!rsrs
Batata é tudo de bom...adoro aquelas batatas recheadas do Wendy`s..vc já comeu?
bjos!

Elaine disse...

oiii,eu tambm moro no japao,esses dias fiz essa batata tambem,eu encontrei no max value conhece?bjo

Lua Limaverde disse...

Ah, eu também acho difícil encontrar batatinhas por aqui, a menos que sejam pré-cozidas. :)

Eli disse...

Akemi eu também tenho uma queda (tombo) por batatas. Adorei essa receita. A apresentação está linda!

Akemi disse...

Valentina, batatas são NOSSO ponto fraco ne, amiga? rsss

Miki-chan, pois é, adoro batatas mesmo as do nihon que não são lá essas coisas. Imagine se fossem essas batatas lindas e gostosas do Brasil... estaria perdidinha! rsss

Lila, boa semana pra ti também, querida!

Miriam, é igual aqui, quando encontro, compro correndo! rsss
Puxa, agora você me deixou curiosa com essa batata do Wendy's, vais ter que explicar direitinho onde, como, por que... rsss
Parece a Baked Potato do Brasil? Aqui no inaka não tem essas coisas! rsss


Elaine, bem vinda ao Pecado! Muito legal estar encontrando tantas outras dekasseguis e graças a Miriam! Então, essas batatinhas eu comprei no Jusco e estavam boazinhas, pelo menos não ficaram aguadas como a maioria. Max Value eu conheço sim, acho que é o Pão de Açúcar do Japão ne? rsss

Luna, não sabia que existia batata pré-cozida. Quer dizer, aqui só tem aquela que é pré-frita sabe, tipo do Mac? É gostosa? Batata amanhecida fica com gosto horrível, pelo menos as batatas daqui ficam! ;-p

Eliana, gostei do tombo, amiga! rsss Batata é que nem bombril ne? rsss

Beijos e boa semana a todas! ;-)

Beatriz Belliard disse...

adoro estas batatinhas, tb nao encontro por aqui !

Cris disse...

Vi estes dias no supermercado umas minúsculas e não tive nenhuma idéia na hora, este seu vinagrete é chiquérrimo hein, dica legal da raiz do alho... Bjs!

Lua Limaverde disse...

Akemi, não sei se tem no resto do país, mas aqui vende legumes pré-cozidos emblados à vácuo, tem batatas, macaxeira, grão-de-bico, mndioquinha, etc. É bem prático, mas não uso muito não.

Edinha disse...

Oi Akemi, achei interessessante a idéia de tirar a razi de dentro do alho, ainda não fiz mas vou fazer hj, brigada pela idéia..bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails