quinta-feira, novembro 02, 2006

Yakisoba




Este yakisoba ficou muito bom! Sempre costumo fazer este prato meio a olho, um pouco disto, daquilo... mas desta vez, fiz uma adaptação do molho do subuta. Ficou gostoso e me fez lembrar dos yakisobas vendidos num kaikan (associação de japoneses e seus descendentes) que havia perto de casa, em São Paulo. Sempre que havia alguma comemoração ou apresentação dos alunos da escola japonesa, as mães se encarregavam de preparar quitutes para serem vendidos nestas ocasiões. Os tíquetes das comidas já eram vendidos antecipadamente e minha mãe sempre costumava pegar alguns de yakisoba, coxinhas (massas deliciosas feitas praticamente só de batatas) e obentôs (marmitas com porções de várias coisas como cozidos de legumes, carne à milanesa, bolinhos de arroz, omeletes). Havia também uma torta de maçãs vendida lá que virou uma febre na vizinhança. Preparava-se a massa, recheava com creme de confeiteiro, cobria com fatias de maçãs e por cima de tudo, uma gelatina de laranja feita com suco de laranja, açúcar e maisena. Geladinha é uma delícia! Tão simples e tão gostoso! Para quem se interessou, deixarei a receita aqui:

Torta de maçã

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo inteiro

Recheio:
1 litro de leite
4 ovos inteiros
5 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
5 maçãs descascadas e fatiadas

Cobertura:
1 copo de suco de laranja
2 copos de água
3 colheres (sopa) de amido de milho

Para a massa, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Forre uma forma grande com essa massa. Não é necessário untar a forma. Fure toda a superfície com garfo. Leve para assar em forno quente preaquecido até ficar dourado.

Para o recheio, misture todos os ingredientes menos as maçãs e leve ao fogo médio/alto até ficar cremoso. Fique mexendo sempre o creme com colher de pau e tome cuidado para não empelotar. Deixe esfriar um pouco. Coloque um filme plástico na superfície do creme para não criar crosta.

Leve todos os ingredientes da cobertura ao fogo para engrossar. Deixe amornar um pouco.

Para a montagem, despeje o creme na crosta da torta. Espalhe de forma bem bonita as fatias de maçãs por todo o creme. Em seguida, despeje a cobertura. Deixe esfriar totalmente e leve à geladeira. Sirva a torta bem gelada!


Voltando ao yakisoba, ele era preparado com espaguete e ficava tão bom. Acho que fica muito melhor do que o macarrão próprio para yakisoba. O espaguete é mais consistente e parece envolver melhor o molho com os legumes. É a minha impressão. Ou talvez uma maneira de não deixar esquecer o sabor daqueles quitutes do kaikan.
A escolha dos legumes fica a seu critério. Gosto de colocar também salsão, couve-flor, acelga chinesa ou aspargos. O importante é refogá-los de um ou dois por vez em fogo bem forte só por alguns instantes. O gostoso deste prato é saborear os legumes ainda bem crocantes!
Às vezes pela comodidade e falta de tempo acabo recorrendo aos macarrãos pré-cozidos para yakisoba, mas sempre que tenho um tempo mais sossegado, faço este prato com espaguete ou talharim.




Outra dica é usar este preparado, Chuuka Aji, que dá um realce de sabor a qualquer prato chinês. Fica com sabor de restaurante! Mesmo nos refogados básicos, fica muito bom! Outro dia, fiz um refogadinho de carne de porco cortada bem fininho, repolho, cebola, broto de feijão e cenoura. Temperei com sal, pimenta, saquê, shoyu e experimentei colocar este pózinho. Ficou igualzinho ao refogado do Hokka Hokka Tei (niku yasai itame)!!!

Yakisoba

200g de mararrão espaguete ou talharim ou linguine

1 peito de frango grande
sal e pimenta
1 colher (sopa) de saquê
1 gema
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fécula de batata (katakuriko)

1 cebola
1/2 cenoura
1 buquê pequeno de brócolis
3 folhas de acelga
1/4 de repolho pequeno
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde

molho:
200ml de água
50ml de shoyu
1 colher(sopa) de saquê
1 colher (sopa) rasa de fécula de batata (katakuriko)
4 colheres (chá) de torigará suupu no moto (caldo de galinha em pó)
1 colher (chá) de óleo de gergelim
sal se necessário


Tire a pele do peito do frango, pique em cubinhos de 2 cm e tempero com sal, pimenta e saquê. Cubra com filme plástico e deixe tomando gosto por alguns minutos. Junte a gema, a farinha e a fécula. Frite em óleo abundante em fogo médio até ficarem levemente corados. Retire e reserve.

Misture todos os ingredientes do molho, menos o óleo de gergelim e reserve.

Cozinhe o macarrão em água abundante até ficar al dente. Escorra e reserve. Cozinhe o macarrão mais ou menos em tempo de ficar pronto junto com o refogado de legumes.

Corte a cebola ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias mais ou menos grossas. Corte a cenoura ao meio no sentido do comprimento e depois cada metade em fatias diagonais de 1/2 cm. Corte o brócolis em buques pequenos. Corte os pimentões em quadrados. Desfolhe o repolho e corte em nacos grandes. Corte a acelga em fatias de 3cm.

Coloque a cenoura e o brócolis para aferventar. Escorra e reserve.
Refogue a cebola com os pimentões numa frigideira grande com um pouco de óleo. Deixe até murcharem um pouco. Retire o refogado e junte aos frangos.

Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de óleo e refogue rapidamente o repolho. Retire e faça o mesmo com a acelga.

Volte todos os legumes e frango à frigideira e despeje o molho. Dê uma boa polvilhada de Chuuka Aji. Deixe refogando até o molho engrossar. Desligue e junte o óleo de gergelim. Misture bem. Despeje sobre o macarrão e misture bem. Sirva em seguida.

Para frango xadrez, exclua o macarrão, junte mais frango e coloque no final amendoins ou castanhas de caju. Não esqueça de cortar todos os legumes em quadradinhos!

9 comentários:

Karen disse...

Pelo jeito essa torta rodou o Brasil durante uma época! Minha mãe sempre a preparava! Eu adorava comê-la no dia seguinte, ficava ainda melhor!

Valentina disse...

Gostei muito desta receita de yakisoba.SEmpre que vou ao wagamama, restaurante estilo cantina japonesa, peço.bjs

Akemi disse...

Karen, sério mesmo??? Parece que a receita foi muito além da nossa vizinhança, que legal!

Valentina, adorei o nome desta cantina! Yakisoba é uma delícia ne!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, que torta deliciiosa!! e esse yakisoba, hmmm, eu adoooro! fiquei inspirada. Obrigada! ;-)

Anônimo disse...

Akemi, o João adora yakissoba e já me pediu para fazer várias vezes... Acho que agora não vou poder mais enrolar! :D

O seu está ótimo, amiga!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de falar da torta!

Que coisa mais deliciosa - essa torta foi uma das coisas que eu mais fazia quando era adolescente. Fazia muito com morangos, mas também maçãs e kiwis. Com abacaxi, tb, mas tinha que fervê-lo, pois nele cru há uma substância que impede a gelatina de endurecer - fui pesquisar isso depois de fazer uma torta e a gelatina não endurecer de jeito nenhum... Mas nós a comemos mesmo assim. ;D

Akemi disse...

Fezoca, acho que yakisoba é uma unanimidade!

Pat, o trabalho é picar tudo, mas o preparo é vapt-vupt! Faz, sim, o João vai adorar! Essa torta rodou o Brasil todo mesmo, que legal! A torta com kiwi deve ficar bem bonita e gostosa tbm! Adoro o contraste doce/azedo nas sobremesas e bolos! Bjs, querida!

Eli disse...

Adoro yakisoba, o seu esta com uma carinha... ai ai ai

Akemi disse...

Eliana, que saudades! Andastes sumida, tudo bem contigo?
Tbm adoro o yakisoba do Brasil, aqui ele é meio diferente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails