sexta-feira, janeiro 20, 2006

PÃO COM BACON - FORMATO DE TRIGO



Esse é um dos meus pães preferidos por aqui. Sempre que vou à qualquer padaria daqui, não deixo de comprar esse pão que é cortado de maneira a lembrar um ramo de trigo. O recheio é variado, queijos variados, bacon com mostarda, presunto, etc... Creio que nas padarias, usam a mesma massa para fazer pão francês. Essa receita que tenho tem uma textura um pouco diferente, mas comer quentinho, logo que sai do forno é muito gostoso! Por fora fica crocante e por dentro, macio. Se esfriar, coloque no forno novamente para esquentar.






PÃO COM BACON

200g de farinha de trigo para pão
1 colher (chá) de fermento seco para pão
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
10g de gordura vegetal
150 ml de água morna
4 fatias de bacon

Coloque a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a gordura numa vasilha. Despeje a água morna e misture com uma colher de pau até que não fique nenhum pó de farinha. Tire a massa para uma superfície desinfetada e comece a sovar. Sove somente o suficiente para agregar os ingredientes. Fica uma massa grosseira mesma.




Faça uma bola com a massa e feche as pontas formando um umbig. Coloque a massa de volta na vasilha com o umbigo voltado para baixo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora ou até que dobre de volume.
Dê uns 3 socos de leve sobre a massa para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida em duas partes. Faça uma bola com cada uma e feche as pontas novamente. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Pegue uma das bolas e coloque na mesa com o umbigo para cima. Com o rolo, vá abrindo a massa num retângulo de 12x23cm. Se estiver grudando, polvilhe um pouco de farinha na massa e no rolo. Disponha duas fatias de bacon sobre a massa e enrole como rocambole. Aperte bem a parte final. Coloque o rolinho sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada e enfarinhada. Coloque com a parte que fechou voltada para baixo. Faça o mesmo com a outra bolinha e disponha na assadeira ao lado do outro rolinho, deixando um espaço de 10 cm pelo menos entre um e outro.




Pegue uma tesoura e faça cortes na massa em 5 ou 6 lugares, com espaço de 2 ou 3cm entre cada corte. Deixe a tesoura meio em diagonal com as pontas apoiadas na assadeira e dê o corte na massa. Tome cuidado para não cortar a massa até o final, ela não pode ser destacada do resto do rolinho. Vire a massa cortada para o lado direito e faça outro corte na massa. Vire agora para a esquerda e assim por diante até formar esse desenho.



Cubra com filme plástico e pano de prato e deixe descansar por mais meia hora ou até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 210oC.
Depois de descansar, pulverize os pães com água.



Leve ao forno e deixe assando por 20 minutos ou até que fiquem bem coradinhos.



6 comentários:

Anônimo disse...

Mmmmmmmmmm !!!!!
muito bom para aperitivo !!!!

Isabelle

Karen disse...

Ah! Seus pães sempre ficam tão bons!

Valentina disse...

Clarice, que lindos.E adorei o teu passo a passo.Vou tentar este.Espero ter mais sorte.Um abraço.

Monalihsa Cávallaro disse...

Olá Akemi, olha eu aqui fuçando no seu blog... rsrs Vc sabe se fica bom substituir a gordura vegetal por outro tipo de gordura? Queria tanto fazer esse pão hoje a tarde, mas não tenho a gordura vegetal em casa. Bjos!

Akemi disse...

Oi, Monalisa! Pode substituir por margarina, creme vegetal ou até azeite. Depois me conta o resultado! Bjss

Monalihsa Cávallaro disse...

Obrigada Akemi! Fiz agora a tarde e já acabou, rsrs. Eu acabei substituindo por óleo de canola, não fui no mercado essa semana, então estou com a despensa em falta, azeite só tinha um restinho que eu queria usar na salada, então arrisquei o óleo de canola mesmo. Deu super certo, ficou uma delicia, bem crocante e fofo por dentro. A única coisa foi que não ficou tão grande como os seus, os meus cresceram um pouco menos (deve ser pelo frio que está fazendo hoje e pelo uso do óleo também). Ficou mais do que aprovado e vamos repetir em breve! Vou colocar no blog com a devida referência tá? Bjosss :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails