terça-feira, março 08, 2011

Sonhos para todas as mulheres!


Amanheceu um lindo dia hoje, feriado de Carnaval e o nosso dia! Quis preparar um café da manhã especial e escolhi estes doces singelos que eu simplesmente amo de paixão!
Acho que não faço sonhos desde que era adolescente. Lembro muito bem que foi uma receita de um livro do açúcar União que demorou séculos para ficar pronta mas arrancou elogios de todos lá de casa. Mesmo assim nunca mais repeti a experiência e quando batia a vontade de comer um sonho comprava em padarias. Infelizmente na maioria das vezes nem sempre estavam frescos, nem sempre eram gostosos. No Japão encontrei um similar chamado cream donut numa boulangerie no bairro vizinho. Era delicioso e a diferença é que a massa é recheada antes de ir para fritura. Quase pensei em fazer desse modo mas preferi fazer da maneira tradicional.

Esta receita do mestre padeiro Benjamim Abraão tenho impressa há muitos anos atrás e a encontrei republicada aqui. Vindo deste senhor padeiro não tinha como dar errado! Os sonhos são maravilhosos!
A massa é muito boa de trabalhar e o resultado são bolinhos leves e macios. O creme de confeiteiro com fava de baunilha tem um sabor inigualável, recomendo que seja usada.
Diminuí a quantidade  do açúcar tanto da massa quanto do creme e, para o meu paladar, ficou bom.  Por favor, não se assustem com a receita abaixo. Ela acabou ficando enorme porque coloquei o modo de preparo original e o meu modo de fazer. Fique à vontade para escolher a melhor forma de preparar ou mesmo a que você estiver mais acostumada! :)

* xícara medidora de 240ml

Massa:

1¾ xícara de farinha de trigo (250g)
2 tabletes de fermento fresco para pão (30g) ou 5g de fermento seco (1 colher de chá)
5 colheres (sopa) de margarina (50g - usei manteiga)
2 colheres (sopa) de açúcar (25g)
1 ovo grande
uma pitada de sal
algumas gotinhas de essência de baunilha
¼ xícara de água (usei cerca de 75ml)

Creme:

1¼ xícara de leite integral  (300ml)
5 colheres (sopa) de açúcar (50g)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (25g)
2 gemas
fava de ½ baunilha

Massa

Faça uma esponja com 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouco de água. Deixe-a descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia.
Espere o crescimento desta massa durante 10 minutos. Após este descanso, faça os modelos em bolinhas de 30 gramas cada uma e coloque em assadeiras levemente untadas. Espere o crescimento coberta com um pano, até quase atingir o seu dobro.

(meu jeito de preparar: divida a farinha de trigo entre 2 vasilhas. Numa metade coloque o fermento, o açúcar e o ovo batido. Na outra metade, coloque o sal e a manteiga. Despeje a água morna na vasilha com fermento. Misture bem até formar uma pasta grossa. Caso fique seca, coloque mais um pouco de água. Se ficar muito líquida, junte um pouco mais de farinha. Mexa vigorosamente até ficar viscosa e levantando bolhas. Despeje o conteúdo da outra metade de farinha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada e formar uma bola. Jogue a massa na mesa raspando bem as paredes da vasilha e sove até ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos). Não acrescente mais farinha. Devolva a massa na vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos. Dê alguns soquinhos na superfície da massa e retire-a da vasilha. Corte em porções de 30g e modele em bolinhas. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 10 minutos. Modele em bolinhas novamente e disponha cada uma em papel manteiga. Deixei cortado quadrados de papel manteiga e coloquei cada bolinha individualmente sobre cada quadrado de papel. Achate levemente, cubra com plástico e deixe crescer mais 30 minutos ou até dobrar)

Após tudo pronto, frite-os em óleo lento, não muito quente, virando a todo instante para não encruar e ficar dourado por inteiro. Escorra em papel toalha. Se quiser, passe no açúcar e canela.

(eu jogo a bolinha de massa com o papel de manteiga junto, primeiro a parte com papel para baixo, viro e com cuidado para não me queimar, tiro o papel manteiga e termino de fritar. Fazendo dessa forma, a massa não fica deformada na hora de colocar no óleo porque são muito macias mesmo)

Recheio

Leve o leite para ferver com a metade do açúcar. Quando estiver fervendo, misture a outra metade do açúcar com a farinha de trigo peneirada e despeje junto.
Sempre mexendo para não encaroçar. Adicione as gemas de ovo e a fava de baunilha, cozinhe por mais alguns minutos e está pronto o creme.
Espere esfriar, recheie os sonhos e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro.

(meu modo de preparar: coloquei as gemas numa vasilha e juntei o açúcar. Bati com fouet até ficar esbranquiçado. Acrescentei a farinha de trigo peneirada e mexi com cuidado até ser incorporada. Coloquei o leite com a fava aberta e raspada numa panela e aqueci até antes de ferver. Despejei metade do leite na gemada e misturei bem. Juntei o resto do leite e misturei com cuidado. Peneire o líquido de volta para a panela e leve ao fogo médio/alto. Mexendo sempre, deixe até engrossar e ficar brilhoso. Quando começou a encaroçar, eu mexi rapidamente no sentido horário e anti-horário até tudo ficar liso. Despejei numa vasilha e cobri com filme plástico bem rente. Coloquei um gelox por cima para esfriar mais rapidamente. Depois de frio, misturei vigorosamente até ficar cremoso e coloquei em saco de confeiteiro. Cortei os sonhos ao meio, sem tirar toda a tampa, espremi o recheio generosamente em todo o interior. A quantidade de recheio que fiz foi suficiente para 11 sonhos. Os 4 restantes recheei com doce de leite. Eu coloquei o doce em saco com bico tipo injetora . Fiz uma incisão no sonho com uma faquinha e injetei o doce de leite até chegar na superfície)

44 comentários:

Lina disse...

Que delícia, comia agora um com uma chávena de café. Cá em Portugal, chamam-se bolas de Berlim...
Bjos

Barida disse...

Akemi,
estas bolinhas ficaram uma delicia, um verdadeiro SONHO... entao com todo esse creme, da'-me vontade de repenicar ja uma directamente do ecra :) Beijinhos

Aninha **Fairy** disse...

Caramba!!!
Estou babando de vontade sobre o meu teclado....rs...

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi....Os mini sonhos estão com um lindo visual e com certeza uma delíccia para o paladar. Gosto muito de sonhos recheados ou não , mas , em padaria eu não compro mais .Sonhos fresquinhos com um gostoso café com leite é tudo de bom. Valeu a dica que deu agua na boca. Receita anotada. Obrigada. Bom carnaval. Abraços da T.

São Ribeiro disse...

LINDOS..GULOSOS ...EXCELENTES.
ADOREI.
BJS

Prouses disse...

I love your website. The food is always delicious.

Valentina disse...

Amiga, vc e teus baked goods lindos e maravilhosos. Esta um show este aqui. nao exagero quando digo que queria estar ai para usufruir

Lidia disse...

Isso é um crime contra a humanidade..aff, fiquei com fome
Os sonhos estão lindos e aparecentemente deliciosos!
Bjosss

Receitas para a Felicidade disse...

Perfeitos e irresistiveis, vou levar um...

Beijinhos!!

Ana disse...

Eu comia sonhos quando passava as ferias na casa da minha avo. Ficavamos somente eu e ela e todas as tardes passava a kombi da padaria e parava na rua p/ as pessoas comprarem paes. Os paes chegavam ainda quentinhos e tinham dias q eles traziam sonhos ou pao doce. Minha avo gostava muito dos sonhos e sempre um dia durante minha estada por la ela comprava um p/ nos dividirmos (eram enormes aqueles sonhos, ou eu q era pequena na epoca, rs!). Eram gostosos os sonhos, super macios e fresquinhos! Eu sempre achei muito doce por conta do acucar de fora, mas era gostoso dividir o sonho com a minha avo, principalmente a parte do creme do recheio, era minha parte preferida!! hehe!!
Estao lindos seus sonhos! Aqui sao os doughnuts q fazem sucesso, eu particularmente nao gosto, os sonhos brasileiros ainda sao muito melhores na minha opniao.
Bjs
Ana

Isabel Salvador disse...

Vim buscar os meus antes que acabe lindos amiga adorei,bjokinhass

Abelha Maia disse...

Bem que pecado, que gulodice.
bj

Anônimo disse...

Feliz dia das mulheres Akemi-chan! Março é mesmo o mês das meninas né!
Lindos sonhos! Perfeitos! Desejo que seus sonhos tb sejam recheados de ternura e doçura como os seus xarás verdadeiros ^_^. E que eles sempre se tornem realidade!
Beijooooo

Cinara disse...

Estou só imaginado estes sonhos feitos com creme com fava de baunilha... Com certeza ficaram perfeitos, Akemi!! Eu só não me arrisco a fazer porque sou capaz de comer todos sozinha...
Mas comemorar o Dia da Mulher com sonhos foi uma ótima ideia!
Beijos e bom finalzinho de carnaval!

Fabiana disse...

Akemi,
Essa ultima foto, é a visão do Paraiso.....
Essa semana vi várias receitas de sonhos, pela blogosfera.
Fiquei morrendo de vontade de testar, mas fico com medo de ficar crua por dentro na hora de fritar.
E olha, a receita sendo do Benjamim Abrãao, não tem erro.
Minha tia sempre elogiou os pães que ela comprava na padaria do Benjamin.
beijos e um feliz dia da mulher.

Alessandra disse...

Aiai...
Juro que senti o cheirinho!! E olha que não sou doida não, eu senti mesmo! Pra valer...

Monalihsa Cávallaro disse...

Nossa Senhora! Ai minha lombriga... o que eu faço agora hein??? rsrs Santo Sr Benjamin Salve Salve! Bjoss

moranguita disse...

bem que sonhos mesmos!! estao de babar.
beijinhos e um bom dia da muljer

Gina disse...

Olhe, muitos eu não devo, mas um sonho com a fava de baunilha, que adoro, por que não?
Hoje comi churros, outra tentação... Aiaiai!
Estando de dieta a gente só tem pensamentos "gordos", não?
Bjs.

Marly disse...

Oi, 'Ake' (olha a intimidade! rsrs)

Esses seus sonhos ficaram muito tentadores, dá pra ver a delícia que ficaram! Eu também sou fã das receitas do Benjamin Abrahão, acho que elas são confiavéis!

Um beijo e boa semana (o que ainda resta dela, rsrs)

Akemi disse...

Lina, também acho qie não tem acompanhamento melhor do que café para estas bolas de Berlim! Bom saber que os sonhos têm esse nome por aí!

Barida, depois das bolas de Berlim aprendi mais uma com vc! Não sabia o significado de ecra! Tbm tenho esta vontade quando passeio pelos blogs afora! Muito obrigada pelas palavras carinhosas!

Aninha, sirva-se! ;)

Terezinha, realmente dá para contar nos dedos de uma mão as vezes em que comi um sonho gostoso em padaria, nada melhor do que os caseiros! E os seus alfajores??? Fiquei aqui morrendo de vontade, amiga! Se puder, depois me passa a sua receita, por favor?

São33, obrigada!

Prouses, thanks for your kind words!

Valentina, minha querida amiga, adoraria ter sua companhia aqui na nossa mesa!

Lidia, não pude deixar de sorrir ao ler seu comentário! Muito obrigada!

Paula, sirva-se!

Ana, que boas lembranças! Adoro estas comidas que trazem sentimentos bons lá da nossa infância!

Belinha, chegou bem a tempo, querida!

Abelha, é sim! :)

Lily-chan, que comparação fofa, querida! Obrigada!

Cinara, não se preocupe! Pode nos chamar que ajudamos a dar cabo dos seus sonhos! ;)

Fabi, frite em fogo baixo e virando sempre. Em tamanhos pequenos o risco de encruar tbm dimunui, experimente fazer qualquer hora! Já estou até vendo seus sonhos recheados com nutella ou brigadeiro!!! rsss

Alessandra, acredito!

Monalisa, adoraria ver a versão sem lactose dos sonhos!

Moranguita, obrigada!

Gina, churros??? A-do-ro!!! Vamos trocar? rss
Pois eu penso 24 horas gordamente! Sou um desastre para dietas, nunca passam do segundo dia... :(

Marly, obrigada! Vou ver se encontro outras receitas dele, são realmente ótimas! Bjss da Ake!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi....Akemi....Voçe me perguntou de meus alfajores. Ficaram muito bons. A receita não é minha mas sim da NESTLÊ. Faço esta receita a muitos anos, a única diferença e que quando eu vou acertar o recheio também passo doce de leite ao redor dos biscoitos e passo no coco ralado. A minha família gosta assim. Me perdoe se não coloco a receita aqui mas, se voçe for no site da Nestle procure como alfajores argentinos. A receita é bastante longa e tem até imagem colorida. Espero que goste. Qualquer coisa comente. Abraços da T.

Daniana Bittencourt disse...

Lindos e deliciosos.
Gosto muito de sonho e, quem sabe, agora atrevo-me a fazê-los!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Anônimo disse...

Seu sonhos e os nossos sonhos sao sempre os mesmos.De volta ao passado com a visao maravilhosa dos seus deliciosos sonhos- eu me vi novamente com sete anos e ajudando minha vizinha a fritar sonhos todas as tardes. Ela tinha uma pensao - e os famosos sonhos eram servidos no cafe da manha e no lunche da tarde.Boas lembrancas,amiga!!

Letrícia disse...

Akemi, que perfeição estão os seus sonhos! Admiro muito a generosidade com que você compartilha os pulos-do-gato das receitas. Dá até vontade de tentar fazer :-)

Muitos beijos! E feliz Dia da Mulher atrasado!

Trainee de Cozinheira disse...

Lindos, lindos os sonhos!! eu nem sou muito fã de sonhos, mas os seus ficaram me chamando rsrs! Obrigada pela dica, eu na verdade tenho uma massa de quiche que já fiz daquele chef Alvaro Rodrigues, que deve ser parecida com essa sua, só que leva creme de leite, mas adorei os seus comentários sempre é bom aprender com quem sabe e vc é uma simpatia!! já arquivei a receita e logo faço um teste, sei que iogurte dá maciez nas massas, bjs
Maura

Anônimo disse...

Oi,Akemi!!!
Realmente macaron eh um doce muito dificil.Outro dia comi um macaron de sakura,gotoso...
E a primavera esta chegando e tudo esta cor de rosa,principalmente nos depato.E os sakuras vao florir no final de marco.Afff,o inverno este ano foi de muita neve.
Fiquei com vontade de fazer sonhos...que visual lindo.
Bjus da amiga Norma de Toyohashi.

Akemi disse...

Terezinha, muito obrigada pela dica dos alfajores! Qualquer hora vou testá-los! Bjss

Dani, a receita ficou longa porque expliquei detalhadamente mas não é difícil, não e o resultado compensa muito! Teve até briga aqui para comer os últimos sonhos! rss

Anônimo, fiquei aqui pensando com meus botões quem és tu! rsss Será a Mari-chan???

Lê, faça sim do jeito que vc está acostumada a fazer seus pães que são lindos!

Maura, nem sempre sobra tempo para visitar todos os blogs queridos mas quando aparece um tempinho corro para o computador! Espero que goste dessa receita da Marcia!

Miti, eu vi em muitos sites de comida online que estão vendendo macarons de sakura! Devem ser gostosos mesmo! Eu gostava de comer um mochi recheado com anko de sakura que era uma delícia com chá verde! Saudades!
Minha mãe comentou mesmo que este ano o inverno foi rigoroso! A chegada da primavera e dos sakurás vão ser muito bem recebidos com certeza!
Bjss e obrigada pela visita!

María disse...

Son mesmo marabillosos!!
bicos mil.

Karen disse...

Há quantos anos eu não como um sonho! Delícia!

Fla disse...

Pergunta se eu não estou morrendo de vontade de morder o pc?
Que maravilha!
Receita anotada.
Bjs

Cintia Elen disse...

Que delícia de blog!
Já estou seguindo!
bjos

Anônimo disse...

Akemi, onde vc nao colocou outra quantidade dos ingredientes quer dizer que eh a mesma quantidade? Estou louca pra fazer mas vou esperar sua resposta pra nao errar pq uma vez eu fiz essa mesma receita mas nao ficou legal mas me empolguei depois de ver a sua versao!

Akemi disse...

Anônimo, eu fiz apenas meia receita e os ajustes que fiz foi gosto meu. A massa com menos açúcar fica bem neutra mesmo, se quiser mais doce coloque toda a quantidade de açúcar requerida. Líquido vai depender da qualidade da sua farinha OU coloque a quantidade de líquido da receita e vá dosando a farinha até dar ponto. Qualquer dúvida volte a perguntar! Sucesso! Bjss

Vanessa Iraty disse...

Akemi, tenho a mesma dúvida do anônimo acima: qual é a quantidade da receita original??

Gostaria de saber, por favor, pra nao exagerar na receita.
Bjs e contiune nos inspirando :)

Akemi disse...

Vanessa, a receita original é a que está postada acima. Fiz apenas meia receita mas no caso do açúcar deveria ter usado 50g mas coloquei apenas 25g. O leite deveria ser 60ml mas precisei colocar um pouco mais, 75ml. Será que deu para entender ou complicou mais ainda??? rsss
Qualquer coisa volte a perguntar, por favor!
Bjss e sucesso nos seus sonhos! ;)

grazi disse...

miamm , irresistível!!!

vc usou o fermento fresco para pão ou o seco ?

pq 50g de fermento fresco nao equivale a 10g de fermento seco e gostaria que quando fizesse , saissem iguais aos seus.

vc tem MFP ?

OBRIGADA!

Akemi disse...

Grazi, eu usei o fermento seco para pão e realmente seria um pouco mais para equivaler a 50g de fermento fresco. É que eu não gosto daquele cheirão de fermento seco na massa e como estava quente cresceu muito bem. Agora que está frio realmente talvez precise colocar mais fermento seco para que a massa cresça bem.
Eu não tenho MFP, é tudo no "muqui" mesmo! rsss
Qualquer dúvida, volte a perguntar!
Bjsss e obrigada por todos os comentários! Adorarei novas visitas suas e principalmente sua opinião se fizer alguma das receitas daqui do blog! ;)

Anônimo disse...

Akemi, adoro o seu blog! Gostaria de saber se esses sonhos ficam duros no dia seguinte.
Obrigada!

Akemi disse...

Anônimo, infelizmente eles dão uma ressecada no dia seguinte. São melhores frescos e recém-fritos mesmo. Abraços!

Suelen disse...

Akemi como vai?
Aonde eu encontro fava de baunilha em Maringá?
beijinhos...
adoro seu site.

Akemi disse...

Suelen, eu já vi no Shinnai na Prudente de Morais mas é caro. Pela internet tem mais barato:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230494444-baunilha-em-fava-no-seja-enganado-_JM

Boa sorte!
Bjss

Willians disse...

Bom dia, como vcs sabem tudo de cozinha. Alguem sabe onde eu consigo encontrar Massa Filo aqui em Maringa?

Akemi disse...

Willians, tem massa filo no Angeloni, no freezer ao lado do hortifruti.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails