sexta-feira, março 18, 2011

Bolo merengue de morangos


Mais uma vez meu muito obrigada a todas as queridas leitoras que passaram aqui deixando mensagens de solidariedade e encorajamento! A situação ainda é séria na região atingida mas vamos continuar orando para que os problemas da usina sejam solucionados o mais breve possível e que a chegada de mantimentos e remédios traga um pouco de conforto aos sobreviventes.
Obrigada também a todas as amigas do Japão que responderam aos meus emails. Fico aliviada em saber que todas se encontram bem, apesar do grande susto e das dificuldades impostas pelo racionamento de energia ou falta de alguns ítens nos supermercados.
Falando em email e de amigas, recebi dias atrás uma sugestão de bolo que me fez aguar a boca no momento em que li sua descrição. Estamos fora da temporada dos morangos e os que encontramos no momento não estão muito bonitos e com os preços nas alturas mas nada disso me impediu de preparar este bolo. A *culpada* foi minha xará Elza Akemi! O bolo não tem grandes segredos, um pão-de-ló recheado com chantilly, morangos e suspiros mas a combinação é perfeita. Lembra muito um bolo que no Japão é conhecido como itigo shortcake (itigo=morango) que nada tem a ver com o original europeu/americano. A versão ocidental é uma massa parecida com scones, macia mas esfarelenta, servida com morangos frescos e chantilly. Os japoneses que adoram tudo "fuá fuá" (onomatopéia para coisas macias) trataram de adaptar para uma massa super leve.


Seguindo a moda de deixar o recheio à mostra, não o cobri inteiramente e gostei do resultado! Não tem quantidades precisas, mas para este bolo que tem 18cm de diâmentro, usei mais de 500g de creme de leite fresco e cerca de 2 bandejas de morangos!!!! Ok, metade de cada bandeja já estava passada, então tecnicamente é 1 bandeja, certo? Aliás, uma grande dúvida: por que será que a camada de baixo das bandejas SEMPRE tem os piores e os menores morangos, hein???? :(


Para a montagem, corte o pão-de-ló em 3 discos. Monte diretamente sobre o prato de servir ou dentro de uma forma forrada com filme plástico cortado com folga para poder cobrir todo o bolo montado. Coloque um disco de bolo, regue com calda caseira ou guaraná, espalhe uma farta camada de chantilly, morangos picados e suspiros picados grosseiramente. Cubra com outro disco de bolo e repita toda a operação. Por fim, cubra com o último disco de bolo, umedeça com calda, cubra com o filme e deixe na geladeira de preferência por uma noite. Desenforme se for o caso e decore a gosto.

Algumas observações:

- não quebre os suspiros muito pequenos porque eles se dissolvem e não se percebe depois
- no segundo e terceiro disco de bolo, espalhe um pouco de chantilly na parte que vai ficar em contato com os suspiros para que eles grudem
- eu preferi molhar todas as camadas de bolo mas a Elza já faz de outro modo. Ela mistura um pouco de açúcar nos morangos picados e deixa tomando gosto por alguns minutos. Vai se formar uma caldinha. Escorra os morangos que serão usados no recheio e a calda ela utiliza apenas no último disco de bolo.
- use o pão-de-ló que você estiver acostumada a preparar. A receita que usei está neste post.
- a calda que usei foi 1/2 xícara de açúcar mais 1½ xícara de água. Leve ao fogo até ferver e o açúcar se dissolver. Deixe esfriar, meça 150ml e adicione 3 colheres de sopa de licor Cointreau.
- não adocei o chantilly porque achei que os suspiros já eram doces.


Elza, muito obrigada por compartilhar esta sugestão! Adoramos aqui em casa! xoxo para a linda filhota! :D

E um lindo final de semana para todas!!!!

36 comentários:

Monalihsa Cávallaro disse...

Akemiiiii! Que bolão mais lindooooo! :D Poxa, me bateu uma vontade por um pedacinho singelo... rsrs
E essa dos morangos debaixo serem menores e passados é fogo viu! Fico igual uma doida no mercado virando as bandejinhas e tentando enxergar a parte debaixo para comprar a bandeja "menos pior". rsrs
Bjoss!

Fabiana disse...

Akemi,
Que bolo maravilhoso!
Adorei a receita da massa, e realmente o bolo lembra muito aqueles do Japão.
Vc também falou fuá fuá...kkkkk, quanto tempo não ouço essa palavra....
Tudo isso, me deixa tão saudosa do Japão....
Se eu conseguir achar bandejar descentes de morangos, vou fazer com certeza.
Por aqui, acho por R$2,50, mas a parte de baixo, está cheia de caldo, aí já viu o estado, né?
beijos e um ótimo final de semana

Aninha **Fairy** disse...

Ai, morri....
QUero muito um pedaço deste bolo....

Amo muito merengue... Montado com bolo deve ser ainda mais gostoso...

Quanto à questão dos morangos, acho que é mal de brasileiro mesmo...

Eles podia pegar os mais passadinhos, junta-los todos numa bandeja e vendê-los mais barato, não? Eu faria um bom suco, ou ainda, meu pai faria uma boa geléia!!!

Inté!

Andréa Potsch disse...

Huuummm... Uma de minhas tortas favoritas e essa sua está linda! Gosto de rechear também com aquele creme de leite condensado para ficar bem docinha...
bjs

Chefs.com disse...

Fiquei super fã dessa nova moda de bolos sem o acabamento, acho que ficam mais leves e saborosos.
O seu ficou maravilhoso...adorei!
Bj,
Marcela.

São Ribeiro disse...

MAS QUE MIRAGEM....
ESSE BOLO ESTA LINDISSIMO , E TEM MORANGOS QUE EU ADORO.
FICOU PERFEITO.
BOM FIM DE SEMANA.
BJS

Helena disse...

Akemi, você é uma pessoa maravilhosa.
Eu nunca comentei aqui, mas sou leitora assídua.
Já estava mais do que na hora de elogiar o seu trabalho, suas receitas, sua bondade em compartilhar tantas coisas boas!

Gostaria de saber como se faz aqueles chantillys de chocolate que usam nos bolos do Nihon.
É só derreter o chocolate, deixar esfriar e depois acrescentar enquanto bate o creme de leite?

Um beijão!

Trainee de Cozinheira disse...

Agora quem ficou com vontade fui eu rsrs!!, lindo o bolo e o jeito da sua decoração adorei!!!, pena mesmo que os morangos estejam tão caros eu já iria testar, mas se conseguir alguns com bom preço me arrisco!! e aguente firme vai tudo melhorar, bjs
Maura

Jo Turquezza disse...

Linda decoração e sei que está delicioso rsrsr
Aqui fazemos com disco grande de merengue.
Morangos pequenos e ruis por baixo, tristeza, né? E tão caros ...
Felicidades.
Beijos.

Akemi disse...

Monalisa, eles ainda usam bandejas esverdeadas aqui além do filme plástico embolado para dificultar a visualização da parte de baixo. Por mais que se escolha não tem jeito mesmo, infelizmente! :(

Fabiana, R$2,50 está super barato! Eu paguei inacreditáveis R$4,39!!! Para vc ver a vontade que eu estava de experimentar esse bolo! rss

Aninha, adorei sua sugestão e seria ótimo se os mercados fossem mais honestos e oferecessem esta escolha!

Andréa, deve ficar delicioso com esse creme tbm! Nhammmm!

Marcela, é isso mesmo além de deixar o bolo mais leve fica mais charmoso!

São 33, obrigada!

Helena, vc pode derreter o chocolate e incorporar ao creme de leite fresco antes de bater mas tem que ter o cuidado de deixar o creme de leite uns 10 minutos em temperatura ambiente antes de misturar porque senão com o gelado o chocolate vai endurecer. Depois que vc misturar, leve ao freezer ou geladeira por alguns minutos para voltar a gelar e bata como chantilly. Qualquer dúvida volte a escrever!

Maura, obrigada pela força querida!

Turquezza, já vi alguns bolos com disco de merengue e devem ser mesmo deliciosos, vou tentar fazer qualquer hora!

moranguita disse...

ainda bem que as sus amigs responeram. ebm quanto ao bolo nao ha palavras. suberbo!!!
beijinhos

ameixa seca disse...

Deus queira que nada mais de ruim aconteça com esse problema da usina nuclear. O bolo está absurdamente lindo. Sabes que quando compro fruta embalada eu sempre a viro para ver o fundo, eles fazem de propósito para nós levarmos as frutas podres e menos boas para casa, disfarçam com as que estão lindas no topo :)

Margarida disse...

Akemi, adorei a sugestao querida!! o teu bolo esta simplesmente guloso, e olha que vou experimenta-lo!!!!

Com respeito aos morangos aqui tambem ainda nao estamos na epoca deles(o que é uma pena pq eu tenho um quintal com mais de 500 morangueiros) e quando quero compro pela modica quantia de 400€ o kilo,mas nao compro desses que vêm embalados, eu compro morangos que estao em caixas grandes e que nós podemos escolher, logo nunca trago morango podre nem estragado!!!!

Beijinhos

Marly disse...

Chantilly e morango é outra combinação irresistível; belo bolinho, deve ter ficado mesmo muito saboroso!

Um beijo e boa semana!

Filha+Mae na cozinha disse...

O bolo e lindo e parece delicioso mas fico um bocado intimidada por causa das camadas parecem muitas
e se fosse eu a fazer de certeza que acnteceria um desastre.
Gostava de pergunatr lhe uma coisa eu sei que nao me conhece mas fiz um blogue a uns meses e ja postei algumas coisas mas parece que ainda ninguem foi la ver ou comentou alguma coisa sabe se preciso fazer alguma coisa
Obrigada e mts bjs
Mariana

Anônimo disse...

Akemi
Vc continua batendo um bolao como sempre.
Aqui os tremores continuam diaria-
mente,da um medo danado,ja ate deixei bem na porta uma sacola com meu kit de sobrevivencia.
Gostaria de saber se alguem tem noticias da Valeria do Papos de Anjo,ela mora em Sendai,o epicentro do terremoto.Estou muito
preocupada com ela.Bjos
Mitie de Gunma - Japan

Akemi disse...

Moranguita, obrigada!

Ameixinha, o medo da radioatividade ainda é grande, ainda mais com essa notícia de terem encontrado verdura e água contaminada. As pessoas de todo o país estão temerosas, mesmo nos lugares mais afastados da tragédia estão com problema de abastecimento de comida, água mineral e combustível. Vamos continuar nossas preces, amiga.

Marly, obrigada! Vindo de vc é um baita elogio!! :)

Mariana, no começo meus bolos saiam tortos, na hora de cortar para rechear, começava fininho e terminava grosso, enfim todo começo é assim mesmo, não tenha medo de arriscar! O blog tbm, no começo é assim, pode parecer que estamos falando para as paredes mas não se preocupe. Com carinho e dedicação logo vc terá muitos leitores! Eu enviei um email para vc, espero que tenha recebido!

Mitie, acredito que ela esteja bem. No blog dela os comentários só pode ser aprovados depois que o autor aprovar. Deixei um comentário lá logo depois do terremoto e ontem vi que estava publicado, é por isso que eu concluo que ela esteja bem. Com tudo que está acontecendo por lá certamente ela não está com cabeça para nada mas vamos torcer para que ela esteja com saúde e nos dê notícias em breve.
Se cuidem e fiquem com Deus, amiga! Bjss e boa semana!

sofia disse...

k aspecto delicioso. aki é mm pecado da gula.parabens pelo blog. é a 1eira vez que visito e tornei logo seguidora para nao perder pitada. tb tenho um cantinho, se quiser visitar. a morada é:
http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
beijocas

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia, Akemi,
Com certeza, vou experimentar.
Aproveito para apresentar meu blog recém-inaugurado www.sosimplesassim.blogspot.com.
Apareça e seja bem-vinda.
Bj,
Lylia

Cidália disse...

Ficou magnífico!
Gostei muito do seu blog.
Beijinhos

Filha+Mae na cozinha disse...

muito obrigada Akemi eu adoro o seu blog

Hey Sunshine * photography disse...

adoro! tem optimo aspecto, tenho que tentar um dia.
também gostei muito do blog, vou seguir.

xoxo,
matilde

Renata disse...

Akemi, que bolo liiiiiiiiiiiindo! Vou até copiar a receita da tua masse, vou fazer um bolo de aniversário pro meu pai esse final de semana.. O seu está com uma cara maravilhosa!

Beijo enorme!

Fla disse...

Nossaaaaa, tô em choque!
Menina que escultura, porque isso não é um bolo, é uma escultura!
Parabéns viu!
Bjs

Unknown disse...

Eu amo shortcake, mas aqui só eu e a caçula comemos morangos, faço pequenininho quando tenho muita vontade. Está na época de morangos por aqui ainda e ficquei com água na boca com seu bolo, acho que vou fazer também ^^

Nunca coloquei suspiros, deve ficar divino.

E a decoração é primorosa, né.

Beijos!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola,Akemi!!!

...e nao teve jeito,enquanto eu nao fizesse este bolo nao sossegava.Fiquei tao apaixonada pelo bolo,a noite vamos desgustar.
Bjus da Norma.

Anônimo disse...

Akemi-chan, que bolo lindo! Tanta correria , seu delicioso post passou despercebido :(
Ficou muito parecido mesmo com o ichigo shortcake clássico de natal ^^ (vai entender né)
Fico bem contente que teve contato com todos seus familiares e conhecidos no Nihon. Vamos continuar torcendo para que as coisas entrem nos eixos!
Beijo grande

Dani disse...

Que lindeza de bolo!! :D
Adorei!

Bjoss

Pauly disse...

Olá Akemi!Sempre passo por aqui p/ver suas gostosuras!Comecei meu blog essa semana e gostaria muito de receber sua visita!
Não tenho experincia,mais aos poucos vou tentar deixar meu cantinho bem aconchegante!Rs
Vc continua no Japão?Está tudo bem devido ao ocorrido?
Que Deus nos abençoe!

Parabéns pelo BOLO!!!Maravilhosooooo
..Bjs

Unknown disse...

Que bolo lindo! ^__^
Consigo ver o quanto se dedica e ama a culinária com todos esses caprichos que faz. Meus parabéns.

Someone making a living disse...

Akemi,

Venho seguindo suas receitas a algum tempo, parabéns pelo blog tão bacana. Fiz o bolo e ficou divino, sei que seu maridão é alérgico, mas coloquei chocolate no merengue do recheio e ficou tudo de bom, aliás tenho um amigo que coloca a bolacha negresco ou oreo quebrada no merengue e tb fica maravilhoso!!!!

Abreijos

Kahoe

Kamy Mortari disse...

Olá Akemi!
Estou sempre lendo seu blog, acho você muito muito talentosa!
Adorei este seu bolo!!!
Gostei tanto que já até fiz a minha versão e postei no meu blog, natygela.blogspot.com (só não ficou tão linda quando a sua rsrsrs)

Someone making a living disse...

Akemi, tenho só uma foto do bolo, posso te mandar sim, tentei achar seu email, achol que não posso colocar a foto aqui!!!!

márcia disse...

Oi Akemi !!
È fato que vou fazer no dia das mães !!!
Faz tempo que tenho vontade de aprender esta MARAVILHA !!
Regar c/ Guaraná fica bom né ??
Aqui no Rio , os Morangos estão feios e caros nesta época , mas não resisto !! Rs !
Não recebi via e mail esta receita , não !
Bj !
Márcia

Jéssica Jardim disse...

Que bolo incrível...Vouuu fazer..rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails