quinta-feira, setembro 02, 2010

Financiers


Mais uma versão destes bolinhos franceses deliciosos que conquistam pela textura macia e sabor delicado das amêndoas. A receita desta vez veio do blog Delícia pilotado pela Marisa Ono, cozinheira de mão cheíssima que tem um respeitável acervo de receitas da culinária japonesa.

Dizem que os financiers têm esse nome porque tradicionalmente são assados em forminhas com formato de barras de ouro. Outra versão diz que era um doce popular no centro financeiro de Paris. Aprendi também num curso de confeitaria que antigamente era um doce para ricos por causa dos ingredientes usados mas hoje em dia, no Japão é tão popular que é facilmente encontrado em qualquer loja de conveniência.

Seja lá qual for o formato ou origem, os bolinhos são muito fáceis e rápidos de serem preparados. São perfeitos para acompanhar um café! ;-)

250g de claras
250g de açúcar
250g de manteiga sem sal
50g de mel
100g de farinha de amêndoas
100g de farinha de trigo

Derreta a manteiga. Nesta versão, não deixei até "queimar" a manteiga.

Peneire a farinha de trigo com as amêndoas.

Numa vasilha, misture com fouet as claras com o açúcar e o mel. Junte as farinhas e misture . Acrescente a manteiga derretida aos poucos, misturando bem.

Leve para descansar na geladeira por 30 minutos.

Distribua a massa em forminhas untadas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até ficarem corados. Mas fique de olho porque quando começam a dourar o processo é bem rápido. Quase queimei os meus! :-O

Espere amornar alguns minutos antes de desenformar. Deixe terminar de esfriar sobre grade. Nos financiers recém-assados, as beiradinhas crocantes são irresistíveis! No dia seguinte, ele fica macio por inteiro! :)

10 comentários:

Unknown disse...

Em formato de coração ficaram lindos.

Beijinhos

chopp disse...

Muito bom!!!

Marly disse...

Que delícia mimosa, amei!!

Duda Lima disse...

beiradinhas crocantes são irresistíveis!
vou arquivar a receita e tentar em algum momento especial!
=)

Emília disse...

Em formato de coração deve ficar muito mais gostoso!! lindos!
Beijinhos

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi ...Akemi....Maravilhosos em forma de coração ficam ainda mais delicados. Que idéia linda. Pergunto para voçe, se esta massa pode ser usada para fazer biscoitos champanhe? Compro os meus biscoitos prontos, mas feitos por nós creio ficara mais gostoso.Um grande abraço.

Catarina disse...

Provei uma vez Financiers quando estava a tirar um curso de francês, num intervalo, porque não havia queijadas de leite ou pastéis de nata ou qualquer coisa assim bem portuguesa que marchasse bem com um café. Fiquei APAIXONADA! Fui logo para casa procurar receitas na net...nunca experimentei...mas vai ser desta!! Obrigado!

um beijinho

Akemi disse...

Cacahuete, obrigada!

Chopp. ficam, sim!

Marly, obrigada!

Duda, espero que goste! Mas as beiradinhas ficam crocantes somente no dia em que foram assadas.

Emília, que coisa engraçada ne? As vezes tbm tenho a impressão de que legumes cortados de forma diferente acabam dando um sabor diferente no prato de sempre.

Terezinha, querida, esta massa não serve para fazer biscoitos champagne, porque é bem gordurosa. Tenho outra receita própria para fazer os biscoitos que vc quer e caseiro é muuuito melhor sim. O link é esse:
http://pecadodagula.blogspot.com/2006/08/tiramisu.html

Catarina, estes bolinhos são mesmo apaixonantes. Espero que goste desta receita tanto quanto eu!

Rachel disse...

Hummmm, Akemi isso deve ser bom demais, imagino o sabor que a farinha de amendoas confere a receita.
Vou experimentar em forminhas de empadas mesmo, bem rasas, claro...rs!
Bjuss e ótimo feriado!!!

Letrícia disse...

Ai, estou louca para fazer financiers! Comi pela primeira vez no CCBB lá no Rio e até hoje sonho com aquele sabor :-)

Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails