terça-feira, setembro 21, 2010

Café com leite diferente


Inspirada na gelatina de café que comi na Liberdade, fui procurar uma receita e encontrei esta versão de uma bebida popular no Japão chamada "Doro Rich", que traduzida ao pé da letra seria "lama rica" mas acredito que "doro" venha da onomatopéia "doro doro" que significa um líquido de textura mais grossa.
Quando cheguei no Japão achei bem esquisito o hábito dos japoneses de tomar café gelado no verão mas aos poucos fui me rendendo e de vez enquando comprava gelatina de café no mercado ou tomava frapputino no Starb...
Esta versão particularmente nunca tomei lá, mas a idéia de "tomar" gelatina deu tão certo que outras bebidas entraram na onda e o que eu mais consumia era um suco de frutas gelatinizado à base de konnyaku, um tipo de batata, ótima para quem sofre de prisão de ventre. Não, eu não tenho este problema felizmente, apenas gostava de tomar!
O grande barato era quebrar a gelatina preparada numa textura mais leve com um canudo mais grosso que vinha incluso. Depois era só tomar com o canudinho. Não era preciso mastigar, era mais um amassar dentro da boca e engolir. Imagine como se você estivesse comendo um pudim, era assim a textura! Será que deu para entender??? Ou compliquei mais ainda??? rsss
Bom, voltando à receita, ficou muito boa e a gelatina ficou na medida para ser "tomada". Caso queira experimentar, prepare assim: hidrate 5g de gelatina em pó sem sabor em 2 colheres (sopa) de água fria. Reserve por 5 minutos. Prepare café conforme o seu gosto (sugiro um pouco mais forte, fica melhor) e adoce se quiser. Meça 400ml. Se o café estiver quente, só colocar a gelatina e deixar dissolver. Se estiver frio, derreta a gelatina no banho-maria ou microondas por alguns segundos e misture ao café. Distribua em 4 copos altos e leve para geladeira por pelo menos 12 horas. Na hora de tomar, complete o copo com leite gelado (mais ou menos o mesmo tanto do café), adoce com leite condensado e misture tudo com colher quebrando a gelatina. Está pronto para tomar!

Acho que deve funcionar com suco de frutas também, só cuidado com abacaxi in natura porque a gelatina não se solidifica.

12 comentários:

Lu disse...

boa noite akemi, que coisa diferente é isso??? rsrsrsrs

Clau disse...

Oi Akemi,adorei a idéia,super diferente e como adoro café,vou experientar.E quanto ao suco eu já tive um probleminha com o abacaxi heheh.Bjus...

Piell Rouse disse...

Akemi,
diferente mas parece ter ficado saboroso!
vou fazer!
beijokas

Sonia disse...

Eu gosto muito de café, acho que não terei dificuldades em gostar dele assim, vou experimentar.
Bjs

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Eu adoro doro rich rs.
que bacana saber a receita!
obrigado

bom dia

Fla disse...

Poxa que inusitado isso.
Eu não conhecia isso. Achei bem legal.
Beijos

Ana disse...

Nossa, essa ideia eh diferente, achei super bacana!!
Ana

Letrícia disse...

Uau, que diferente. Não gosto de comer gelatina, mas quem sabe beber não seja mais legal? Fiquei com vontade de provar :-)

Beijos!

Gina disse...

Akemi, que diferente isso! Como gosto de tudo que inclui café, imagino que seja muito bom.
Publiquei hoje uma receita sua, do bolo gelado de abacaxi. Só reduzi o creme por cima, mas ficou delicioso!!!
Acho que foi a primeira receita sua que aparece por lá.
Bjs.

Monalisa disse...

Nossa que diferente! Fiquei com água na boca. Vou arriscar pra ver se gosto! =)
Beijos,

Akemi disse...

Obrigada, pessoal! Aos aventureiros de plantão que experimentarem a bebida, voltem para contar o que acharam, por favor!!!

Gesiane disse...

ADOREIIIII... vou fazer certo!!! ^^

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails