Dia desses lembrei-me dos bagels que comprava na estação de Hamamatsu. Os meus preferidos eram de sementes e cebola. Chegava em casa, esquentava e recheava com patê de cream cheese e manjericão vendido na loja também. Era muito bom!!!
É claro que pensando em comida, veio a vontade de comer e lá fui eu à cata de alguma receita com cebolas. Queria algo prático e rápido para saciar a larica e encontrei
esta receita.
Enquanto assava, maridão perguntou várias vezes o que eu estava fazendo que cheirava tão bem! Fiz mistério até a hora de servir o nosso lanche da tarde. Não só o cheiro mas o sabor deste pãozinho de minuto é delicioso! Para quem gosta de cebola é um prato cheio!
Confesso que duvidei dessa receita. Desculpe, Cherry Blossom!!!! A massa ficou muito seca (acho que por conta deste ar seco que tem feito ultimamente e do queijo que inventei de colocar talvez) e tive que acrescentar quase 1/2 xícara a mais de leite. Ainda assim a massa ficou beeeem pesada e esponjosa. Como o método de preparar é o mesmo que muffins fiquei com receio de que com tanta "mexeção" na massa ela ficasse dura e solada.
Usei uma forma grande de anel e por isso a massa não cresceu muito mas a textura ficou surpreendentemente leve e macia! Uma delícia comer fatias dela com requeijão cremoso, conforme recomendação da autora. Muito obrigada, Cherry, por compartilhar esta receita deliciosa!!!
* xícara medida de 240ml
1 ovo jumbo
1/2 xícara (chá) de bom óleo vegetal ou azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de leite (usei 1 xícara, mas inicie com meia xícara e acrescente mais se necessário)
1 colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (chá) de açúcar
1 cebola grande e mais 1/2 unidade para colocar em cima do pão (usei 2 médias)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
50g de queijo parmesão ralado (opcional)
Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
Descasque as cebolas e corte em fatias finas com um cortador de legumes (eu cortei com faca mesmo). Depois com uma faca corte ⅔ das fatias para que fiquem em pedaços menores. Reserve.
Num recipiente peneire a farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e metade do queijo se usar. Misture bem e faça uma cova no meio. Junte então aí a cebola picada miúda, o óleo ou azeite, o leite e o ovo . Mexa rapidamente até tudo fique bem ligado. Você deverá obter uma massa bem pesada e “grudenta”, se achar que ficou muito seca junte mais leite até dar ponto.
Despeje a massa numa forma do tipo bolo inglês ou de anel untada e polvilhada com farinha de trigo e cubra com a cebola fatiada restante. Polvilhe orégano, pimenta do reino (se quiser), o resto do queijo ralado e regue com um bom fio de azeite.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º C até que as cebolas da superfície do pão fiquem douradas, cerca de 40 a 45 minutos.
Desenforme depois de alguns minutos e sirva morno ou frio cortado em fatias grossas.
21 comentários:
por culpa sua, cá estou eu agora, a salivar! Adoro cebola, eu confesso! E essa rosca tem um aspecto diviiino!
Eu também adoro cebola, ficou lindão!!bjs
Maura
Os bagels com cebola também são meus favoritos!! Sua postagem me deu água na boca...Adorei sua rosca, que me inspira a tentar fazer uns muffins de cebola!
bjs
Eu vi esta receita no blog da Cherry, mas ainda não fiz.
O seu ficou muito bonito. Delicioso para um lanche de final de tarde.
Bjs e bom feriado! :)
Nossa Akemi...deu água na boca.
Posso imaginar o perfume só de olhar pra ele, e a receita é bem simples, né?!
Anotadíssima!
Bjuss!!!
Eu simplesmente AMO cebola. Acho uma delícia. Já tinha visto essa receita no blog da rose e me encantei.
Ah, hoje tem post especial pra você no Chocorango.
beijinhos
Hahahhaa, você viu só, Akemi? A Momo e a Laika são mesmo muito parecidas.
Que bom que gostou da batata. Fiquei super feliz. Eu procurei bastante sobre batata boa pra assar, mas está difícil. Por fim, achei esse site:
http://www.campovitoria.com.br/batata.htm
Espero ter ajudado. Se testar e tirar foto, quero mostrar no "A Akemi testou", viu?
Um grande beijo, querida
Adoro cebola e queijo também, deve ficar deliciosa essa rosca ainda morna :)
Terezinha disse: Oi...Akemi.... Deu agua na boca. Pratos feitos com cebola são sempre bem vindos. Eu não sei cozinhar sem cebolas. A torta feita por voçe ficou perfeita. Quero agradecer a receita do biscoito champanhe que voçe indicou. Copiei. Vou faze-la. Obrigada. Um grande abraço. T.
Oie tô com saudade!
Tá linda essa rosca hein!
bjks
Já copiei,ficou linda demais e o sabor deve ser espetacular.bjus.
amo cebola e sua rosta tem uma aparência maravilhosa!
vou testar!
bjo
Akemi,
Nunca fiz nada parecido com cebolas, pois sempre tive receio de ficar muito forte, e não agradar os pequenos, mas lendo o seu post, estou morrendo de vontade de experimentar.
beijos
Queria Akemi, acabei de descobrir pelo blog da Chocolatria que você é de Maringá! Pois eu também sou! Que legal saber de mais uma blogueira aqui na cidade!
Você sempre ocupou minha barra de favoritos e nunca imaginei que você fosse daqui. Prazer, Laís.
Beijinhos :*
Que bom acompanhar seu sucesso ai no Brasil e saber que vc esta feliz.Continuo seguindo seu blog e eperimentando suas receitas,e tokorode,nao consigo achar no PG aquele post onde vc explica como salgar o bacalhau fresco aqui do Japao,please tasukete...
Um abraco bem apertado
Mitie de Gunma
Ai ai ai....a-do-ro cebola!!! Torta de cebola, creme de cebola, patê de cebola e agora BAGEL de cebola!!! hehehehe
Adorei a receita, assim que testar eu te conto como ficou!
aaah, achei seu blog navegando na net...e já te adicionei. Quando tiver um tempinho passa lá no meu: http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com
beijão,
Que maravilha de receita menina.
Levando para fazer com urgência!
=)
Bjs
Akemi, é por isso que adoro seu blog, sempre com novidades e com receitas possíveis!Estou aqui imaginando o cheirinho deste pão saindo do forno...vou fazer e depois te conto, tá com jeito do pessoal aqui de casa aprovar.
bjs e boa semana
Ai Akemi deu água na boca, imaginar com requeijão.
Vou tentar fazer, o meu marido gosta demais de cebola,
A aparência também ficou ótima.
Akemi tem um selinho pra voce la no meu blog, que passa lá pra pegar.
Beijos
Olá Akemi, Não pude resistir e tive que passar essa delicia tambem para os meus seguidores. Fiz, adorei e agora sou seu seguidor fiel! visita meu blog, estou linkando você nele para que todos possam tambem ter acesso a suas delicias. Um abração e um beijo no coração! www.douglaslugano.blogspot.com
Oi, Akemi, que delícia deve ser essa rosca. Já entrou na minha listinha de receitas a testar urgentemente :-)
Beijos, querida.
Postar um comentário