sábado, março 08, 2008

Biscoitinhos de maçã


No último mês acabei pegando duas gripes quase seguidas ou talvez uma recaída da mesma gripe que foi mal curada. Pelas conversas que tive com minha mãe que também andou gripada e alguns colegas de trabalho, parece que se padronizou entre os médicos receitar remédios apenas para 3 dias. Se os sintomas não sumirem, é para voltar para nova consulta, o que sempre acontece na maioria das vezes. Eu acho é que na verdade, fazem isto para ganharem mais uns trocados e de quebra ajudar os fabricantes de remédios, pois na segunda consulta fornecem outros remédios para mais 3 dias! Se não der certo, vocês já podem imaginar o que se tem que fazer, não?
No momento estou a conviver com uma tosse que não me deixa e que volta e meia me ataca nos momentos mais inconvenientes. Imagine uma reunião na fábrica, com todos no maior silêncio prestando atenção nas explicações do chefe e de repente... cof cof cof... cof cof cof...COOOOFFFF COOOOOFFF COOOOOFFF!!! Aff todos olham para você, tento segurar e fica pior ainda!!! rsss
Bom, mas esta estória toda é só para contar que nestas minhas idas aos médicos, enquanto esperava minha vez para ser atendida, ficava a folhear as revistas nas clínicas e numa dessas esperas encontrei a receita destes biscoitinhos recheados.
Gostei dos ingredientes e me entusiasmei para prepará-los na primeira oportunidade. A massa fica folhada e ao comê-los lembram pequenas tortas de maçã.
Pelos resultados aqui, recomendo picar bem miudinho a maçã pois pedaços grandes dificultam na hora de fechar os biscoitos e pincelar um pouco de clara nas bordas talvez ajude para que não se abram enquanto estão assando. De resto, é só fazer uma xícara de chá e se deliciar com os biscoitos! ;-)


Biscoitinhos de maçã

Recheio:

1/2 maçã picadinha
2 colheres (chá) de açúcar granulado fininho
um pouco de suco de limão
canela em pó a gosto

Misture tudo numa vasilha refratária, cubra com filme plástico bem frouxo e leve ao microondas (500W) por 3 minutos. Misture bem e deixe esfriando.

Massa:

80 g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos de 1 cm
100 g de farinha de trigo branca
50 g de farinha de trigo integral
uma pitada de sal
1 gema de um ovo grande
água gelada

Peneire as farinhas e o sal e coloque no processador junto com a manteiga. Dê algumas pulsadas até que fique uma farofa fina. Junte a gema e um pouco de água. Dê mais algumas pulsadas e vá juntando mais água até que pegando um pouco da massa dê liga. Jogue a massa num filme plástico e vá apertando até formar um círculo com 1 cm de espessura. Leve à geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Forre uma assadeira com papel manteiga.

Polvilhe levemente a mesa com farinha e abra a massa até ficar com 3 mm de espessura. Corte rodelas e coloque um pouquinho de recheio no meio. Cubra com outra rodela de massa e feche bem as bordas. Vá colocando os biscoitos já recheados na assadeira. Depois leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que fiquem levemente corados na borda. Deixe sobre uma grelha para esfriar. Depois passe cada biscoito em açúcar e canela.

29 comentários:

laila radice disse...

Fantásticos esses biscoitos!!!!

foi um genio quem teve a ideia de rechea-los assim...barbaro!

só lamento pela gripe chata!!!espero q ela passe em um dia só!!!

bjs

Nereime disse...

Estava a procura de uma bolacha diferente...e esta é o máximo,linda!!!

Ana disse...

Lindos, ficaram uma graca seus biscoitos Clarice, amei!!
(adoro tudo com macas assadas! hummm!!)
Beijos!
Ana

Romy Almeida disse...

Akemi... amei esses biscoitinhos... é que adoro maçã rsrsr

Já está na minha lista :-)

Depois passe no meu blog pois tenho um desafio para vç ok?

Bjokas****

Carla disse...

Já copiei, amei a receitinha!

Também passo por situações dessas, no meio da aula o professor a explicar e o maior silêncio... e começo a tossir. Nem a água nem os rebuçados ajudam a acalmar... Quando aos 3 dias tem toda a razão. Está provado que a gripe/constipação só começa a passar a partir do 3/4º dia, temos de dar tempo para o organismo recuperar né?

Desejo-lhe as rápidas melhoras!

bjs, bom fim de semana e feliz dia da Mulher!

Nani disse...

Os biscoitinhos sõa uma fofura só e parecem deliciosos. Sera que poderia usar apenas a farinha branca?
E quanto aos médicos não tenha duvidas minha amiga que eles querem é arrancar nosso dinheiro!
Melhoras para você, tosse não é nada bem.
Beijos

Unknown disse...

Maçã e canela é uma das combinações que mais gosto. Esses biscoitinhos são quase... um ravioli, não? heheh


Vitor Hugo
http://pratofundo.com

winnie disse...

estes biscoitinhos são mesmo ao meu jeito, fáceis, com maçã e muito bons!

Anônimo disse...

oie!!! que fofinhos esses biscoitinhos!!! amei!!! ja vou fazer pra dar na PAscoa!!! bjs

miki w. disse...

akemi queridinha, os biscoitos estão um primor! espero q vc esteja melhor da grip =(, ai coisa chata!
beijinhos, miki

claudia disse...

Estas bolachinhas estão lindas!!!!!

Letrícia disse...

Que biscoitinhos mais lindos! Adorei o modo como as maçãs aparecem no recheio. Quero fazer!

Beijos! E melhoras!

Bia disse...

Ai que lindo!!!
vou fazer com certeza.

Agdah disse...

Huuummm... Parecem incrivelmente suculentos.

Angela Oeiras disse...

Uauuuu estes biscoitinhos me parecem fantásticos e muito originais.

Lindos...

Laurinha disse...

Uns travesseirinhos em forma de flor, que lindinhos!
Ainda mais de maçã e canela, delícia!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Eu qqqqqqqqqquuuuuuuueeero!!!
Bjs
Mari T.

Nanda disse...

Oi Akemi,
Vi que vc está no Japão e tem conhecimento da lingua japonesa. Será que vc poderia me ajudar a traduzir umas frases em japonês? Eu tenho uma moto que tem uns dizeres em japonês, mas que eu não sei o que é. Será que vc poderia me ajudar a traduzir?
Obrigada,
Nanda

Patricia Scarpin disse...

Amiga, vou torcer para vê-la melhor logo! Tadinha!

Quanto aos biscoitinhos... Sou tarada por cookies e certamente irei provar estes aqui! Vou marcar a receitinha e colocar na lista que pretendo fazer no feriado da Páscoa!

Um beijão!

Luciana Macêdo disse...

Muito charmoso este seu biscoitinho. Um trio de sucesso, maçã, açúcar e canela.
Bjs!

Eli disse...

Escândalo de maçã , deveria se chamar assim Clarice eu estou babando do lado ká, ave maria. Maravilhoso!

Akemi disse...

Meninas e meninos, obrigada pelos comentários! Beijos a todos!!!

Fernanda, não sou tão craque assim mas posso tentar te ajudar. Mande uma foto com os dizeres para meu mail: pecadodagula.akemi@gmail.com

Nanda disse...

Obrigada Akemi, já te enviei o e-mail.

Beatriz Belliard disse...

eu tb vou direto procurar receitas na sala de espera de medicos e dentistas ! Otimo achado esta receita, ja estou anotando tb ! Espero que esteja melhor ! beijinhos

Anônimo disse...

Olá Akemi, tudo bem? Olha... esses biscoitinhos parecem ser uma delícia, hein?! Ah! Essa torta aí embaixo tb...:)... sobre o Bolo de Cenoura, sei o q vc sentia... minha mãe sempre fazia e dava SEMPRE certo, qdo cheguei aqui no JP e comprei meu primeiro forno, fiz o bolo talvez 3 ou 5 vezes, todas deram errado... já até desisti, mas depois de ver sua receita, vou tentar novamente...
Sabe, estive olhando alguns comentários e vi q vc faz compra on-line... será q vc poderia me mandar alguns links, onegaishimasu? O único q costumo usar é Nissen e Amazon...
Parabéns pelo seu Blog, é com muito carinho q admiro cada receita sua...

Abraços,

Agnes

Alessander Guerra disse...

Pra isso é que serve uma sala de espera recheada de revistas das mais longínguas eras até os tempos atuais.

Ficou com uma cara deliciosa Akemi!

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Cláudia disse...

Akemi, inacreditável, delicioso, e parece uma surpresa. Pegamos, sentimos o aroma e quando mordemos vemos que é recheado. Parabéns!

bjs

Iliane disse...

que coisa mais lindas esses biscoitinhos..e..devem ter ficado tudo de bom..imagino o perfume pela casa...amei

laila radice disse...

olha eu aqui de novo pra falar q esses biscoitos são incriveis...brigadão Akemi...olha se quiser conferir é só dar um pulinho aqui

http://comidinhasdobem.blogspot.com/2008/04/biscoitinhos-que-so-puro-pecadoda-gula.html

bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails