quinta-feira, março 30, 2006

Bolo chiffon de maracujá



Fiz novamente meu bolo favorito e dessa vez resolvi experimentar colocar polpa de maracujá. Ficou muito bom, mas teria ficado melhor ainda se tivesse feito uma calda com açúcar de confeiteiro e suco de maracujá ou mesmo um chantilly coberto com calda de polpa de maracujá... infelizmente aqui maracujá é coisa raríssima e quando se encontra custa o olho da cara! Encontrei um do tamanho de um ovo e custou uma pequena fortuna, mas valeu pelo sabor excelente que deu à massa. Simplesmente troquei o suco de laranja do Bolo chiffon de laranja pela polpa de maracujá pura batida no liquidificador. O restante do processo é o mesmo, lembrando que a forma para bolo de chiffon não deve ser untada. Se não tiver, use forminhas de papel, pode ser até dessas de muffins, mas coloque apenas pela metade pois a massa cresce bastante.

7 comentários:

Ana disse...

Huum, parece macio e fofinho esse seu bolo! Eu adoro maracuja, e bolo de maracuja eh bom, eu ate gosto mais do q o de laranja!
Vou copiar sua receita, parece muito boa!
Sabe q aqui nos EUA a gente faz o bolo de claras (Angel Food Cake) e usa esse metodo de esfriar de ponta cabeca tbem.
Nunca fiz bolo chifon, mas deve ficar bem aerado, ne?!!
Ana

Akemi disse...

Ana, vi uma receita de angel food cake no livro da Donna Hay e é bem parecido mesmo com o chiffon, única diferença é que no chiffon usa as gemas e vai um pouco de óleo também. A forma usada é a mesma e também não é untada. Esse bolo chiffon fica muito fofo, sim, eu gosto muito desse tipo de bolo. Se você fizer, espero que goste também!

Anônimo disse...

Obrigada,adorei o link. Pena, aqui nao tem nada parecido mas vou fazer como sugeriu. Você conhece biscuit de savoie? É um bolo que também estou doida p/ fazer.

Akemi disse...

Renata, por esse nome eu não conhecia mas procurando no google encontrei algumas receitas e vi que se trata do genoise. Encontrei uma receita igual a que eu faço aqui e é ilustrada. Dá uma olhada aqui. Não sei francês mas deu para entender a receita, caso vc não entenda alguma coisa mande mail pra mim, o endereço está no beltrano. Ah, se vc fizer o bolo chiffon em formas de papel, não precisa deixar de ponta cabeça. Uma idéia ótima quando se faz o bolo assim é furar com uma tampa metálica de vinho (não sei se tem vinhos assim aí) e colocar geléia de sua preferência e decorar com chantilly. Bjos!

Anônimo disse...

Akemi, encontrei essa receita numa edição antiga da revista Cuisine et vins de France e logo pensei em fazê-la. O teu chiffon eu também me interessei de imediato.Ah,hoje finalmente fiz o famoso bolo de fubá da mãe do Aldo.Segui as dicas tuas e da Karen e o resultado foi dos melhores. Beijo

Valentina disse...

Lindo este bolo Clarice. Parece bem leve. Sou louca por maracujá. E adoro tudo que leva maracuja. Voce pode fazer um curd de maracujá para cobertura da proxima vez de repente. Ja'postei uma receita.Uso curd de maracuja com muita coisa.se quiseres te mando por email.beijos querida.

Akemi disse...

Renata, depois que fizer o chiffon e a genoise, me conta como ficou! Que bom que gostou do bolo de fubá, é uma das minhas receitas favoritas tbm!

Valentina, vi sim seu curd e parece delicioso! Se encontrar uns maracujás mais em conta quero experimentar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails