terça-feira, janeiro 31, 2006

BOLO DE FRUTAS DA DONA LOTE



Dona Lote foi uma vizinha nossa durante muitos anos. Era uma senhora suiça casada com um japonês. Quando era criança ia todos os dias à sua casa para brincar com o casal de filhos dela e no final da tarde ela costumava fazer um chá da tarde delicioso para nós, com bolos e tortas.
Encontrei essa receita no caderno de minha mãe. Ao fazer agora e comer, me fez lembrar dos velhos tempos... sabor de infância! A massa é basicamente de um bolo inglês mas as raspas de limão e o rum, dão um sabor todo especial à massa! A receita pede frutas cristalizadas e passas mas usei apenas um mix de passas(sultanas, verdes e passas comuns).

BOLO DE FRUTAS

400g de manteiga em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo
350g de açúcar
8 ovos ou 10 se forem muito pequenos
200g de frutas cristalizadas
150g de uvas passas
raspas de um limão siciliano
1 cálice de rum
20g de fermento em pó

Peneire a farinha com o fermento.
Coloque as frutas e as passas numa tigela e coloque 1 colher de sopa de farinha peneirada e misture, envolvendo bem as frutas.
Unte e enfarinhe uma forma grande de buraco no meio.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Não se preocupe se talhar. Junte os ingredientes secos, o rum, as raspas e, por fim, as frutas. Misture levemente apenas para envolver as frutas na massa. Despeje na forma, acerte a superfície e leve para assar. Desenforme depois de amornar.

2 comentários:

Karen disse...

Como sempre, seus bolos sempre fofos!

Akemi disse...

Adoro esse tipo de bolo, sem recheio nem cobertura...ótimo para comer com um chazinho! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails