terça-feira, junho 11, 2013

Pão doce de milho


Queridos leitores, depois de mais de dois meses sem nenhuma postagem, finalmente uma receita nova! Quer dizer, nova aqui porque este pãozinho da querida Josy já foi testado e aprovado em muitas outras cozinhas pela blogosfera afora! Com razão fez e continua fazendo sucesso, pois o pão fica uma fofura e tem um sabor suave de milho delicioso! Ele é perfeito para comer no café da manhã ou no lanche da tarde, com uma manteiguinha, requeijão, frios.... hummmm! :D
Devo acrescentar também que a recepcionista da veterinária das nossas cachorras deu um bom empurrãozinho para que eu retornasse às assadeiras! rsss Ontem, enquanto esperávamos a chuva passar para ir embora ela começou a comentar que queria muito estar em casa naquele momento porque a mãe acabara de ligar dizendo que estava assando pães. Ahhh, pra quê??? Quer coisa melhor do que comer uma fatiazinha de pão quentinho com manteiga, uma xícara de café com leite numa tarde chuvosa??? :)



4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde escorrida
1 xícara de leite morno
2 colheres (sopa) de leite em pó
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
uma boa pitade de sal (usei 1 colher de sopa rasa)
20g de fermento seco para pão (usei 60g de fermento fresco para pão)
cerca de 1 kg de farinha de trigo
1 gema de ovo para pincelar
fubá mimoso para polvilhar

Numa tigela, dissolva o fermento no leite e acrescente ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem com fouet e deixe descansar por 15 minutos.
Coloque no liquidificador os ovos, leite condensado, milho verde, leite em pó e bata bem por alguns minutos.
Numa bacia grande, despeje essa mistura do liquidificador, a esponja de fermento, o sal, margarina e a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar.
Sove bem a massa até que fique lisa e elástica. A minha massa ainda ficou levemente pegajosa.
Com as mãos levemente untadas com óleo, modele a massa numa bola e deite numa vasilha grande levemente untada com óleo também. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 50 minutos).
Dê alguns socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e vire na mesa. Divida a massa nas porções desejadas (eu fiz bolinhas de 60g cada) e modele em bolinhas.
Cubra com pano de prato molhado e beeeem torcido e deixe descansar por 15 minutos.
Pegue a primeira bolinha, amasse e modele em bolinha novamente. Deite numa assadeira untada e enfarinhada. Repita com todas as bolinhas.
Caso faça pão de forma, divida a massa fermentada em 4 porções, modele em bolas e deixe descansar 15 minutos. Depois abra cada bola num retângulo de 1 dedo de espessura e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e deite numa forma para pão untada e enfarinhada.
Cubra com o pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume novamente (cerca de 1 hora).
Pincele com gema e polvilhe com fubá e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C até que fiquem dourados (30 a 50 minutos dependendo do formato dos pães).
Logo que tirar os pães do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de frios, embale em sacos plásticos para não ressecar.


Um Feliz Dia dos Namorados para todos os apaixonados! ♡

58 comentários:

Unknown disse...

Que bom q está de volta! As receitas das Josy realmente são excelentes! O seu pao de milho ficou lindo e muito apetitoso!
Bjs
Mel

Anônimo disse...

Adorei a receita vou fazer dia desses mas o melhor é que está de volta!
Abraços!

Unknown disse...

Querida Akemi, que saudades de você, dessa sua doçura e delicadeza, minha grande chef maravilhosa, em quem me inspirei muito para fazer o meu blog! Por favor, eu só te peco uma coisinha, nao deixe de postar suas receitnhas deliciosas no seu cantinho,sentimos muitooooo a sua falta! Que alegria te ver voltando com essa receita de pão maravilhosa, que só poderia ter vindo lá da cozinha para lá de especial da nossa amardinha Josy! Essa receita,com certeza, eu levo comigo, e depois volto aqui para dizer como ficou,desde já, estou certíssima que fará muito sucesso aqui em casa! Montões de beijos para você,

Sandra Peres disse...

Adoro esse pão e mesmo fazendo a dieta vou fazer a receita, o namorado adora, meu filhos também, fazer numa tarde de domingo acaba em 15 minutos.
Que bom que está de volta!
Beijos

Megumi disse...

Akemi, voltou com tudo hein!
Só uma duvida, a lata de milho verde é grande? Aqui no Japão, vc costumava usar qual leite em pó?
Pode me responder aqui ou no face pq nw estou conseguindo visualizar minhas mensagens no skype:( !
Uma semana maravilhosa pra vcs. Bjkas!!!

Akemi disse...

Oi, meninas! Que alegria ler seus comentários e ver que não me abandonaram! :)
Muito obrigada pelo carinho, meninas!!!! Bjss

Megumi, as latas de milho verde daqui têm em média 200g. Já o leite em pó, se não me engano, usava da Morinaga ou Yukijirushi... mas acho que não se comparam ao nosso leite ninho ne? rsss
Bjss e me conte como ficou seu pão ta! ;)

Vanderleia disse...

Oi Akemi é tão bom ve-la de volta.Com receitas da querida Josy fica ainda melhor.Que bela sugestão da recepcionista da clinica hein.Adorei e certamente provarei em breve.Seus pãezinhos ficaram lindos e com os acompanhamentos perfeitos.Beijos querida.

grazi disse...

ficou maravilhoso!

Luisa Alexandra disse...

Mas que aspecto fantástico!

Sandra disse...

Puxa que saudades!!!! Bem Vinda, sempre!! Bjs Sandra

Maíra Salomão disse...

Que delícia ver receita nova, Akemi! E especialmente porque esses paezinhos estão apetitosos. Acredita que nunca fiz pão doce? Essa é uma boa receita para começar! Beijos,

Virginia disse...

Oi, Akemi, que bom que vc està de volta!!! Este paozinho deve ser uma delicia, mas queria uma dica de paozinho para cachorro-quente, pois quero faze-los no formato ''mini'' para uma festa. Grata! Um abraço!!!! Virginia.

Trainee de Cozinheira disse...

Oiiii Akemi, que bom que voltou!! adoro seus pães e junto com sua simpatia!! bjs
Maura

neri disse...

Suas receitas são maravilhosas e Parabéns seu blog e muito conhecido.Estes dias fui passear no interior de São paulo e comentando sobre blog de culinaria,e o seu foi indicado.Muito legal.

Josy disse...

Akemi querida, que saudades de vc e suas delicias, e que surpresa mais gostosa e gratificante. Adorei vc ter se inspirado nesses pãezinhos, eles ficaram mesmo muito fofos e lindos. Que bom que vc gostou. Fiquei muito feliz com sua volta e com a receita. Obrigada por mencionar meu bloguito. Beijos, um feliz dia dos namorados amiga.

Megumi disse...

Obrigada !!! Qd fizer te mostro ta^_−☆!
Bjoooo

Marina disse...

Olá Akemi,tudo bem? Esse pão da Josy é uma delícia, segui sua receita e o resultado foi ótimo, fofinho,amarelinho e perfumado. Minha família amou, semana que vem tenho que fazer outra fornada, de ontem já era. Beijos.

Valentina disse...

Querida, feliz de ver tuas postagens de novo. Ainda mais paes, que vc faz incrivelmente bem. Um super beijo.

Teresa Newman disse...

não cutuca, fiquei com vontade de experimentar.A proposito fiz um bolo de fubá delicioso do Pecado da Gula. Estou indo postar no blog

Renata disse...

Saudade, Akemi! Que delícia de pãozinho, ficou lindo e super convidativo! Bjjssss

Anônimo disse...


Oi,

Sera que posso substituir o leite condensado por outro ingrediente?
Obrigada,
Tania

Unknown disse...

Olá querida!
Que blog lindo e delicioso.Amei a receitinha.
Estou te seguindo, se quiser e puder retribuir, agradeço.

http://encontrosobreculinaria.blogspot.com.br/

Sucesso no seu cantinho!

Clau disse...

Hummm parece delicioso!

Alice Martelo disse...

Hum! Essa manteiga sobre o pão me deu uma fome.
Que delicias esconde por aqui.
Gostei de conhecer este seu cantinho.
Beijinhos de Portugal
Alice
http://mimosdemae.blogspot.pt

Jp disse...

Akemi parece ser delicioso.
Bjs
JapaCult - japacult.blogspot.com

Anônimo disse...

Akemi...provocativos esses pães! encorajou eu à testar a receita, mas não gosto de leite condensado. Tem alguma sugestão pra substituir à moça?

Obrigada ..
abraços

Lina

Nane Cabral disse...

Akemi, que delícia de pãozinho! saudades de passar aqui nessa cozinha cheirosa. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Flávia, Mayara e Melissa disse...

Nossa, esse pãozinho nesse frio deve ser a melhor combinação do mundo!

Anônimo disse...

Olá Akemi,

Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Você gostaria de fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Wagner Silva
Tuasreceitas.com.br

Ana Alves disse...

Que sugestão deliciosa

Esta e tantas outras que estão no seu blog. Já estou seguindo

Beijinhos
http://pratocaseiro.blogspot.pt/

Nara disse...

Olá Akemi!

Pensa que esquecemos de ti? Nãooo! Eu venho aqui todo dia para ver se tem postagem nova, não estás com vontade de voltar ??
Não esquece de nós, tuas leitoras assíduas!
Bom fim de semana, beijos

Nara

Natalie disse...

Voltaaa! Saudades de ler postagens novas e noticias sobre vc, mesmo nem te conhecendo rsrs

Vanderleia disse...

Oi Akemi, fiz seus pães e acabei de postar.Ta virando moda suas receitas em meu blog.Saudades de você.Beijos e uma excelente semana.

Danni e Lype disse...

Oi Akemi,
Está tudo bem contigo???
Estou com saudades...
Grande beijo, Irene

Carla disse...

Volta Akemi!!!!

Josy disse...

Akemi querida, vc está fazendo falta na Blogsfera, espero que esteja tudo bem com vc. Saudades viu? Beijinhos

Vrginia disse...

Volta, Akemi!! Sentimos falta de suas receitas maravilhosas!!!!!!

Rute Mami disse...

Sentindo sua falta...
Abraço

Baby Back Ribs disse...

Esse pão é uma delicia, ainda mais com manteiga aviação fica melhor ainda!

comcomidaecomafeto disse...

Pão caseiro e feito na hora é bom de mais!

Unknown disse...

Gostei de ver que pra acompanhar esses pãezinhos deliciosos estas usando manteiga aviação!

Unknown disse...

Andei dando umas voltas no blog,quero parabeniza-la pelas receitas! Até já vou rápido fazer os pãezinhos e o bolo de laranja, depois passo para contar o que deu.

Unknown disse...

* pelo blog

Celidalva disse...

Gente, estes pãezinhos são maravilhosos!!!! Fiz hj esta receita e só recebo elogios. Muito obrigada Akemi! Bjs

Unknown disse...

Boa noite Celidalva,faça também o bolo de laranja, garanto, vai se apaixonar! Abraços

Akemi disse...

Celidalva e Cláudia, muito obrigada por retornarem e compartilharem suas experiências com as receitas que encontraram aqui e deram certo! Boas fornadas e voltem sempre! Abraços!

Live Draw Cambodia disse...

Boa noite Celidalva,faça também o bolo de laranja, garanto

casinositeone.JDS disse...


It was a lot of fun and I truly had a good time reading your post.

Anônimo disse...

Keluaran HK
Live Draw Cambodia
Keluaran HK
Prediksi Jitu
Bocoran Jitu
Live Draw Cambodia

고스톱 disse...

Really very beneficial tips are provided here and, Thank you so much. Keep up the good works.

카지노사이트랭크 disse...

Thanks and Best of luck to your next Blog in future.

카지노사이트 disse...

Thank u for sharing, i really like it

스포츠토토링크 disse...

This is an excellent post I seen thanks to share it.

카지노사이트탑 disse...

Wow! Such an amazing and helpful post this is. you're great buddy

카지노사이트위키 disse...

I really love it. It's so good and so awesome article. I am just amazed.

온라인카지노사이트 disse...

A really good post, Very thankful. Write many more posts like this one.

카지노사이트킹 disse...

Thanks for sharing the info. Keep on sharing, waiting for your next updates

파워볼사이트 disse...

That’s a brilliant story posted. I'll come back to read some more.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails