Para quem gosta de abóbora, este pão é pra ninguém pôr defeito. Aliás, nem sei se é um pão doce ou um doce com pão, mas ficou delicioso! :o)
A receita veio mais uma vez DESTE site japonês e peço desculpas pela qualidade das fotos. Tentei terminar antes que escurecesse mas não consegui. Infelizmente as fotos com luz artificial não ficaram boas e não fizeram jus à gostosura destes pães!
Massa:
1¾ xícara de farinha de trigo (250g)
½ xícara de abóbora cozida e amassada (60g)
50ml de leite
½ ovo
água
1½ colher (sopa) de açúcar (20g)
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal amolecida (20g)
1 colher (chá) de sal (5g)
1 colher (chá) de fermento seco para pão (3g)
Recheio:
150g a 200g de doce de abóbora (*)
Cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
leite de coco o suficiente
Num copo medidor, meça o leite, junte o meio ovo e junte água até completar 150ml.
Numa vasilha grande, coloque a farinha de trigo, açúcar, fermento, abóbora, a mistura de líquidos e o sal. Misture tudo muito bem e sove na batedeira ou na mão até que fique lisa (cerca de 5 minutos). Junte a manteiga e sove mais alguns minutos até que fique elástica e homogênea.
Dependendo da umidade da abóbora pode ser necessário acrescentar mais farinha de trigo, mas cuidado para não colocar demais. A massa final fica levemente pegajosa ainda.
Modele a massa numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 50 minutos ou até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado. Vire a massa na mesa e divida em duas porções (foto 1). Modele em bolas novamente, cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 15 minutos.
Abra uma bola num retângulo de 20x30cm (foto 2) e espalhe metade do doce de abóbora (foto 3). Dobre a metade direita da massa sobre o recheio (foto 4) e dobre o lado esquerdo como um envelope. Passe o rolo levemente para nivelar a massa (foto 5).
Divida em 5 porções (foto 1). Pegue uma delas e faça um corte da direita para esquerda, sem cortar até o final (foto 2). Depois faça um corte da esquerda para direita, sem cortar até o final também (foto 3). Puxe as duas pontas formando um cordão (foto 4). Dê algumas torcidas e forme um anel no centro do cordão (foto 5) e feche as duas pontas apertando bem (foto 6).
Disponha o pãezinho modelado numa assadeira grande untada e enfarinhada (foto 1). Repita o processo com o restante da massa. Depois que terminar de modelar os 10 pãezinhos, cubra frouxamente com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, 30 a 40 minutos.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourar levemente (foto 2).
Coloque os pãezinhos sobre uma grelha para esfriarem e depois regue com a calda de leite de coco (foto 4). Para a calda, basta colocar numa vasilha açúcar de confeiteiro peneirado e ir adicionando leite de coco até que forme uma pasta nem muito rala nem muito dura (foto 3).
(*) Para o doce de abóbora, eu coloquei 200g de abóbora cabotchá em cubos num refratário, cobri frouxamente com filme plástico e cozinhei no microondas por alguns minutos. Amassei com garfo e juntei açúcar (½ xícara), um cravinho, um pedacinho de canela em pau e um pouco de coco ralado. Misturei e voltei ao microondas novamente até que ficasse seco.
Uma ótima semana para todos! :)
23 comentários:
Amiga do céu, que coisa mais linda. Sou absolutamente louca por pão de abóbora, você ganhou meu coração com este! Beijos!
Fabiola
Estão com um aspecto maravilhoso...adorei!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Akemi, que paezinhos mais lindosss e deliciosos, estou com água na boca!!!Tenho abóbora aqui em casa, acho que vou me aventurar nessa delícia,viu?
Uma ótima semana paar você!!!
Beijos
Ahhhh, e mesmo com luz artificial,eles ficaram lindos, dá para ver perfeitamente o quao saborosos sao!!!!!!Bjocas
Akemi.
Que coisa mais gostosa e linda. Para quem ama abóbora estes pãezinhos são
uma festa.
Beijinhos da Gina
Akemi querida que pãozinho maravilhoso ..eu também preciso provar essa delicia ..parabens esta divino
bjokas doces
Akemi, minha vizinha mãos de fada...que coisa mais linda esse pãozinho de abóbora, vc sabe que amo tudo que leva abóboras e aí faz isso comigo logo na segundona?!!Ficaram mesmo um espetáculo e a foto está ótima, mostra perfeitamente que eles querem viajar para Cascavel!!rs,
Ai, ai, fiz doce de abóbora ontem, perfeito para recheios...será que consigo?!!
Bjs e parabéns...vc sempre arrasando!
Para o meu gosto ficaram sensacionais!
Eu adoro a cor que a abóbora confere à massa.
Bjs :)
Que receita maravilhosa...adorei!
Bjs, boas energias e ótima semana!!!
CamomilaRosa
Humm...Minha filha adora essa cobertura!!!Depois que eu arrumar as coisas por aqui quero tentar fazer essa tentacao de pao!
Uma otima semana,bjss!
Como vc coloca meio ovo?bate clara e gema e usa só metade?adorei a receita vou fazer!
Que loucura esse pãozinho, Akemi! Amei e já estou pinando pra fazer assim que puder!! Adorei a técnica de modelar esta delícia, um show!
rendi.me a esta receita. tenho que experimentar.
Beijinhos
Akemi, você é muito caprichosa e detalhista!!!
Maravilhoso este pãozinho e já favoritei para fazê-lo em breve.
Sei o que é a frustração de não ter luz suficiente para boas fotos, mas as tuas só nos fazem querer fazer este pão logo, logo.
A qualidade do pão e o detalhismo do passo a passo não deixam espaços ara qualquer crítica.
Parabéns e muito obrigada pela receita. Bjs, Gisa.
Olá Akemi , mas que delícia de pao hein, está na minha listinha...bjs
Michele S.
Que pão lindo! As fotos estão otímas! Tudo no seu blog é lindo e parece ser delicioso!
Hi Akemi,
Sera que posso trocar a abobora por batata doce ?I am not crazy about pumpkin...but I love sweet potato .
I love everything from your blog ,looks good, delicious and very nice presentation and professional.
you are terrific !!!!
Oi, meninas e menino Ricardo! Muito obrigada pelos comentários! :)
Vilma, é isso mesmo! Vc bate 1 ovo e usa metade ou senão pode fazer a receita duplicada!
Adelísia, muito obrigada pelo carinho! Não vejo problemas em substituir a abóbora pela batata-doce, ainda mais porque dizem que a daí é deliciosa! Depois me conte o resultado, por favor!
Akemi que lindos ficaram seus pãezinhos, adsoro abóbora com coco, e a forma que vc deu a eles ficou bem charmosinha. O passo a passo como sempre excelente. Levo a receita, gostei demais. Beijinhos
Oi Akemi! Deu água na boca, vou fazer nesse final de semana. Até estou sentindo o aroma do doce de abóbora com coco. Amei essa receita. Beijos.
Oi Akemi,
Até hoje não me animei a fazer pão doce, porque sei que vai dar um trabalhão e eu vou comer tudo de uma vez e depois ficar arrependida ;-) Mas adorei entender como são feitas essas tranças da rosca, eu achei que fosse bem mais complicado...
Bom fim de semana!
Que pao mais lindo Akemi! Adorei ver a maneira de como vc os fez, muuuito legal!
Achei lindo, vou fazer um dia aqui em casa sem duvida!
Suas receitas sao demais!
Beijos
Ana
Postar um comentário