sexta-feira, junho 22, 2012

Rolinhos de acelga



Ao contrário do supermercado onde encontramos frutas e verduras diversas o ano inteiro, na feira do produtor tenho mais percepção da mudança de estação com os vegetais típicos que cada uma nos oferece. Além dos preços serem mais acessíveis, o produto é de melhor qualidade, mais exuberante e atraente!
E foi assim que trouxe um belo e enorme pé de acelga para casa semana passada! Nabo e acelga têm a cara do inverno para mim depois dos anos que passei no Japão. Lá são muito utilizados em cozidos que são servidos fumegantes para aquecer o corpo!
Apesar do tamanho intimidar para uma família de apenas 2 pessoas, ele se conserva bem e dá para preparar muitos pratos diferentes com ele! Costumo fatiar bem fininho para salada, um pouco mais grossa para missoshiru (sopa japonesa à base de pasta de soja fermentada) ou em refogados e, na minha opinião, o melhor jeito é colocar no sukiyaki (cozido japonês com legumes e carne). Uso quase um pé inteiro!!! rss
Só que desta vez resolvi testar uma sugestão dada pela acupunturista que costumava frequentar no Japão. Enquanto ela me espetava agulhas para aliviar as dores nas costas e pescoço, passava também muitas dicas culinárias. Certa vez me contou que preparava rolinhos de acelga ao invés de repolho e fiquei com isso guardado na cabeça até semana passada, quando finalmente matei a curiosidade.
Os rolinhos ficaram muito bons e têm um sabor e cheiro mais suaves do que os de repolho. Procure usar as folhas externas, são maiores e mais verdes!  É, encontrei mais uma opção para fazer com minha amada acelga! :)

8 ou 10 folhas de acelga
2 linguiças calabresas defumadas sem a película externa e cortada em rodelas
300g de carne moída
1 pão francês amanhecido ou 2 fatias de pão de forma
leite o suficiente
1 ovo
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho amassados
cheiro verde a gosto
noz moscada a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1 lata de tomates pelados passados na peneira
1 cubo de caldo de legumes
1 folha de louro
água quente o suficiente



Lave as folhas de acelga e tire uma parte do talo branco se a folha for muito grande (use para saladas ou refogados), foto 1. Afervente-as numa panela com bastante água por uns 3 minutos, só para amolecer, foto 2.
Escorra e lave em água corrente por alguns instantes para cortar o calor. Escorra novamente e reserve, foto 3.
Para o recheio, refogue 1/2 cebola em 1/2 colher de sopa de óleo até ficar transparente. Transfira num prato e deixe esfriar. Rasgue o pão grosseiramente e junte leite o suficiente para molhar bem. Deixe hidratando por alguns minutos. Coloque a carne moída numa vasilha e junte uma pitada de sal. Amasse a carne até que fique com liga. Junte a cebola refogada, o pão bem espremido (descarte o leite), ovo, cheiro verde e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Amasse bem até tudo ficar incorporado, foto 4.



Pegue uma folha de acelga e abra numa superfície (foto1). Faça um croquete com umas 2 colheres de sopa de recheio e coloque sobre a acelga (foto2). Cubra o recheio com a parte mais branca da folha (foto3). Dobre as folhas para dentro (fotos 4 e 5) e enrole como rocambole (fotos 6 e 7). Prenda com um palito de dente (foto 8).
Numa panela grande e larga onde possam caber todos os rolinhos lado a lado, jogue um fio de óleo e refogue as rodelas de linguiça até dourarem levemente. Junte o alho picadinho e a 1/2 cebola restante e refogue até ficar transparente. Adicione o purê de tomate, o caldo de legumes, folha de louro e cerca de 1/2 xícara de água fervente. Misture bem e espere ferver. Disponha os rolinhos no molho, um do lado do outro, sem que fiquem sobrepostos. O molho precisa quase encobrir os rolinhos. Caso necessário, junte um pouco mais de água quente. Tampe, baixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, jogando o molho sobre os rolinhos de vez em quando.

Acerte o sal se necessário e está pronto! Ele fica com bastante caldo e deve ser servido como sopa. Regue com um fio de creme de leite fresco se desejar e acompanhado de pão de alho torrado! Delícia!!!



Se quiser, pode tirar a linguiça e usar fatias de bacon para envolver os rolinhos como aqui .
Um excelente final de semana para todos e mais uma vez obrigada pela preocupação! Finalmente estou bem melhor! :)

17 comentários:

Unknown disse...

Akemi eu adoro acelga e essa receita parece ótima!
Bjossss
Mel

Fê Dayrell disse...

Amei esta receita. Gosto muito de acelga, mas nunca tinha pensado em fazer desta forma, estou levando a receita e vou fazer semana que vem, ai te conto como ficou.
bjo

Letrícia disse...

Que idéia boa! Adorei, Akemi! Beijo!

Anônimo disse...

Adorei a receita...com certeza fica uma delícia, além de nutritiva.
Postei a sua torta de abobrinha no meu blog...das melhores que já provei.
bj, Ci.

Mayara disse...

Oi.. Eu já fiz mas recheie com linguiça fresca.. Vou fazer assim pra ver.. Bjs..

Sabor no Prato disse...

Gostei muito desta receita. Nunca experimentei, mas já deu até uma vontadinha :)

Abraços, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Oi, Akemi. Eu sempre uso a folha da acelga no lugar do repolho e da folha de uva para fazer charutinhos árabes (recheio de arroz, carne moida, azeitona, cheiro verde, pimenta síria, cebola), acho que ficam com a capinha mais suaves. Experimente, você vai gostar. Abç
Izabel

Cristina disse...

Adorei a sugestão, embora quase nunca compre acelga justamente pelo tamanho assustador que vc mencionou!Parecem muito apetitosos os rolinhos!
Ótimo final de semana pra vc!!
Bj,

Fabiola disse...

Amei Akemi!!! Eu sempre fa%o estes rolinhos com repolho, mas fazia tempo que eu queria fazer com acelga para ver se dava certo. Então dá certo e muito, não é mesmo? Adorei o pap, ficou bonitinho e a última foto, linda de viver!
Akemi, tem sorteio da Mococa no blog. Tô levando uma receitinha de fubá!
Beijos mil
Fabiola

Josy disse...

Akemi querida fico feliz de saber que vc já está melhor. Graças a Deus. Gostei muito da sua receita, sempre fiz charutinhos com repolho, nunca provei com acelga, engraçado né? Uso muito acelga crua em saladas, ou quando me arrisco e faço um yakissoba que adoro de paixão, aí, uso a acelga também,mas nunca tive essa idéia genial de fazer charutinhos com ela. Seu PAP ficou perfeito, e agradeço o carinho que teve em nos explicar tão perfeitamente. Ficaram lindos. Bjos um excelente final de semana

Leandra Ishibe disse...

Oi Akemi! adorei saber dessa receita,aqui no JP tem acelga em qualquer lugar vc sabe e bem em conta,agora mais uma opção de usa-la,obrigada! bjs

grazi disse...

Gostei muito da receita!!!!!

Megumi disse...

Oi, Akemi!Pelo visto ja ta andando pra lá e pra cá nw? Rsrss...Que bom que esta melhor!
Gostei da idéia! Realmente um pé de acelga rende muitooo...Qualquer dia tento fazer esses charutos.
Um otimo domingo,bjs!

Akemi disse...

Mel, experimente!

Fê, espero que goste tanto quanto eu!

Letícia, aquela acupunturista me ensinou muitas dicas legais!

Ci, a torta ficou super apetitosa! Obrigada por creditar!!!

Mayara, com linguiça eu nunca fiz e deve ficar maravilhoso! Hummm!

Fabiana, experimente qualquer hora!

Izabel, tenho muita curiosidade em experimentar os charutinhos árabes na folha de uva! Devem ser divinos!

Cris, sempre penso que poderiam vender em metades ou quartos como no Japão, mas já é tão barato que não deve compensar para os feirantes ne?

Fabíola, obrigada pelos elogios e pelo convite!

Josy, no yakissoba não pode faltar mesmo acelga e salsão! Hummm, nem me fale nesse prato menina que já fico com vontade de comer!!!

Leandra, experimente qualquer hora! Espero que aprecie!!!

Grazi, que bom!

Megumi-chan, a minha melhorada coincidiu com o do tempo também. Choveu direto essa semana inteira e estou aproveitando para lavar uma pilha gigantesca de roupa! rsss
Estava sentindo falta dos seus comentários!
Quando fizer os charutinhos me conte o que achou ta!

Bjss e bom final de semana a todas!!!

wair de paula disse...

Adoro acelga tb, mas o tamanho dela me inibe de comprá-la mais frequentemente. Otima idéia esta!
Lembrei de um restauranre italiano que fazia uma celga inteira recheada com pao, queijos e ervas, assada - nunca mais comi...abraços Akemi!

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Que engraçado...isso é mais a nossa couve lombarda.
Acelga é isto
1) http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/05/tarte-de-acelgas-e-alheira-de-caca-para.html

2) http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2011/11/creme-de-acelga.html

Beijinho

Janiz disse...

Oi Akemi, gostei dessa receita, fazia esses rolinhos com repolho.
Eu sou do Rio Grande do Sul, lá, chamam essa verdura de ¨couve chinesa¨. E conheço a acelga, com folhas mais grossas e também com sabor suave.
Adoro seu blog, abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails