O pão desta semana é outro repeteco mas desta vez assei no forno elétrico e senti uma grande diferença da primeira vez quando fiz no forno a gás. A massa assou mais rápido e ficou bem mais macia e úmida, numa textura bem próxima da loja de batata assada! Creio que o segredo é não assar em excesso, o que pode ressecar a massa. Mais uma vez fiz sem recheio para comermos no café da manhã ao longo da semana mas da próxima eu recheio com queijo prato e goiabada, meus recheios favoritos que sempre costumava pedir quando ia numa das lojas! :)
500g de batata cozida e amassada ainda quente
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
1 colher (sopa) de açúcar
100ml de leite morno
2 ovos
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
600 a 700g de farinha de trigo
Faça uma esponja com o leite, fermento, açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Coloque tudo numa vasilha e misture com fouet. Deixe descansar por 15 minutos em lugar protegido.
Numa bacia grande coloque cerca de 600g de farinha de trigo, a batata morna, ovos, sal, manteiga e a esponja. Misture bem até incorporar a farinha e despeje a massa na mesa enfarinhada. Sove bastante, adicionando um pouco mais de farinha de trigo se necessário. Cuidado para não exagerar e deixar a massar dura. Se tiver uma batedeira tipo planetária com gancho para massas pesadas, recomendo que a use porque a massa pronta ainda é bem pegajosa. Com as mãos untadas com óleo, modele a massa numa bola e coloque numa vasilha também levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 40 minutos).
Dê alguns soquinhos na superfície da massa e vire na mesa. Divida em porções menores (consegui 16 bolinhas de 65g cada) e modele em bolinhas. Se estiver grudando muito, unte as mãos com um pouco de óleo. Cubra com um pano de prato seco e deixe descansar por 10 minutos.
Depois recheie se quiser e modele em bolinhas novamente. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume novamente (uns 30 minutos). Pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos ou até dourarem.
23 comentários:
Parece estar bem fofinho o pão...
Ficou lindo..
Bjs
Nossa Akemi! Que lindoooo....comi com os olhos!Qualquer dia tento fazer...Bjkas!
FICOU LINDO E PARECE-ME BEM FOFO.
BJS
Que delícia!! Parece que ficou super macio!
Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
que pãezinhos lindos, amo pão de batata! se tiver um catupiry no meio então.. ehehehe
www.brisandonacozinha.com
huuum, q super delicia.
ainda por cima ficaram tao lindinhos.
adorei.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Que delícia de pao!!!!!!!!!!!!!Eles ficaram lindos,viu?Parabéns!!!Será que daria para congelá-los? Super beijo
Oi, meninas! Obrigada, os pãezinhos ficaram muito bons!
Rosangela, acho que não tem problema desde que bem embaladinhos!
Imagina só o cheiro que ficou a casa inteira, que delicia!
Adoro seus pãeinhos Akemi e fico babando neles, mas não tenho tido tempo hábil para fazer pães por conta do trabalho (Graças a Deus)...todos estão na lista de espera!rs
Bj e ótima semana!!
ficaram tão fofinhos e apetitosos.
bj
Márcia
Gosto muito de pão de batata Akemi, nunca assei no forno elétrico, será então que é porisso que os do Shopping são mais macios? Gostei da idéia, vou fazer no forno elétrico em uma próxima vez, também gosto de fazer sem recheio, assim durante a semana, recheamos a gosto e variado. Ficaram bem macios. Gostei. Bjocas
miammm , que delícia!!
Akemi, eu fico impressionada com a levedura dos teus pães, com certeza tu tens uma mão bem leve.
Ficou lindo, tá com cara de ter ficado muito fofinho. Ando louca de vontade de fazer pão, só que ainda não decide qual eu vou fazer, estou protelando porque aqui em Porto Alegre ou anda muito frio, ou muito úmido, e isto prejudica o crescimento da massa.
Bjs. Frida Lucia
Agulhas, colheres & Afins
Vizinha Cristina, pão caseiro é muito bom mas realmente exige tempo. Nessas horas dá vontade de ter uma panificadora ne? ;)
Márcia, obrigada!
Josy, desconfio que sim, amiga! Eu gosto de deixar o pão bem douradinho e nessa acabo esturricando o coitado! rssss
Grazi. :)
Frida, muito obrigada pelo comentário! Realmente não é fácil preparar um pão nessa época do ano mas por incrível que pareça é quando mais me dá vontade de fazer, vai entender! rsss
Boa sorte nas suas fornadas!!!
Consigo fazer vários pães, mas pão de batata nunca consegui fazer um que desse o resultado que eu queria.
Vou experimentar esse.Qdo fizer te mando as fotos.Beijos
Vanderleia blog: comeresocomecar.blogspot.com.br
Ahhhh, acabei de fzaer essas maravilhas de paezinhos!!!!!!!!Receita maravilhosa como sempre Akemi!!!!Parabéns!!!!!!!!
http://www.desdeminhajanela.blogspot.de/2012/07/paezinhos-de-batata-recheados-com.html
Simplismente divino, o seu blog, suas receitas e a maneira como escreve eh maravilhoso. Parabens
Val
Oi Akemi, fiz essa delicia de pão, ficou muuuuuuuito fofinho. Os seus ficaram lindos! Obrigada pela receita.
Abraços
Celia
Oi, Celia! Que bom que gostou dos pãezinhos! Eu já perdi as contas de quantas vezes já fiz, é meu favorito! Obrigada por retornar e contar sua experiência! Bjss e bom final de semana!
Oi Akemi fiz a receita nåo coloquei o queijo ralado de saquinho e sim o fresco ralado na hora portanto com menos sal. A massa ficou insossa e esparramou na forma mas assim mesmo ficou boa, será que faltou o sal do queijo.
ass: Alexandra
Alexandra, se vc achou que ficou insosso, talvez tenha faltado um pouco de sal mesmo. Quanto ao fato da massa ter se esparramado na assadeira, acho que faltou mais farinha para dar estrutura. Espero que a próxima fornada seja bem sucedida! Bjss e obrigada pelo comentário!
Oi Akemi vc esta certa realmente era a farinha ou a falta dela rs. Refiz a receita e deu super certo. Muito obrigada ass Alexandra Pardo
Postar um comentário