quarta-feira, setembro 29, 2010

Pão de batata do shops


É, o santo padeiro baixou de vez por aqui e a receita de hoje veio da cozinha da Priscila. Se você não conhece, corre lá para se enlouquecer com tantas delícias fora que as receitas são muito bem explicadas como se você estivesse ali na cozinha dela, batendo um papinho com uma xícara de café!
A textura da massa lembra muito o pão que é vendido naquela loja de batatas assadas que tem em todo shopping de São Paulo (e que eu AMOOOO!!! Manteiga+requeijão+frango!= my favorite EVER!!! Nhammmm!!!). Teria ficado idêntico não fosse o cadinho a mais de farinha que usei e acabou ficando um pouco massudo mas mesmo assim saiu macio e fofinho. A textura se manteve mesmo nos dias seguintes. Como a massa fica grudenta é bem complicado chegar no ponto exato. Pouca farinha e o pão sai solado, muita farinha, massudo... Desta vez não recheei com nada porque queria para o café da manhã mas o queijo ralado que vai na massa já dá um saborzinho além do orégano e gergelim que salpiquei por cima. Ficou muito bom, mas colocaria menos sal da próxima vez, acho que 1 colher de chá é o suficiente para o meu paladar. Consegui 24 pãozinhos do tamanho de pão de hamburguer.

1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
1 colher (sopa) de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100ml de leite
2 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
500g de batatas cozidas e amassadas ainda quentes
1 colher (sopa) de sal (usaria 1 colher de chá da próxima vez)
cerca de 700g de farinha de trigo

Fiz uma esponjinha com o fermento, açúcar, o leite morno e um pouco de farinha de trigo. Deixei levedar por 15 minutos. Em seguida, juntei os ovos ligeiramente batidos, a batata amassada e morninha, o queijo ralado, o sal e cerca de 500g de farinha de trigo. Bati na batedeira com gancho para massas pesadas por 5 minutos. Juntei a manteiga e bati mais uns 3 minutos. Despejei a massa na mesa enfarinhada e sovei até ficar macia e lisa. Ainda vai estar grudenta. Volte para a bacia levemente untada com óleo ou manteiga, cubra com filme e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Dé alguns soquinhos na massa e tire da bacia. Divida na quantidade que quiser e modele em bolinhas. Eu precisei enfarinhar as mãos um pouco nesse processo. Cubra com pano e deixe descansar mais 10 minutos. Passado este pequeno descanso, recheie se quiser ou apenas modele e disponha numa assadeira untada e enfarinhada. Gosto de deixar os pãozinhos perto um do outro porque massa com batata tem a tendência de se esparramar na forma e ficar baixinho, mas isso é gosto meu. Cubra e deixe descansar mais 30 ou 40 minutos.
Pincele levemente com ovo bem batido. Se quiser, polvilhe orégano bem esfregado nas palmas das mãos e gergelim. Leve para assar em forno pré-aquecido a 205˚C por 35 a 40 minutos ou até ficarem bem corados.

14 comentários:

Anônimo disse...

O VISUAL DO PAO FICOU LINDO. VOU FAZER PRA TESTAR. OBRIGADA PELA DICA. ABRAÇÃO.

Clau disse...

Pão de batata é tudo de bom!!!Ficaram lindos,bjus

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi....Quando eu era criança (já faz tempo) minha mãe fazia macinhas no forno de lenha. O cheiro ia longe. Imagino os teus pãezinhos de batata com esse mesmo cheiro e me deu muita saudade daquele tempo. Um abraço com carinho da T.

Letrícia disse...

Eu sou da opinião de que, em relação às receitas de pão de batata, o que abunda não prejudica. Eu coleciono um monte delas. Gostei dessa, bem rica, amanteigada. Vou fazer pro hômi com certeza!

Beijos, querida!

Rosa Sumi disse...

Vou tentar a sua receita, já fiz uma vez mas não deu certo. Qdo saiu do forno até que tava bonito depois foi baixando e ficou bem baixinho quase um bolachão. Achei meio difícil achar o ponto.
Bjs.

Quitutes da Juju disse...

Oi Akemi! Vou tentar hoje a sua receita. Estou louca para aprender a fazer pão de batata tipo daquelas lojas de batatas assadas mesmo. Fiz outro dia uma do programa Dia a Dia mas não deu certo. Acredito que tenha sido total incompetência minha mesmo... Bjs Juju

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Fla disse...

Ai que perigo, acho que se deixar eu como a fornada! Risos...
Bjs

Akemi disse...

Oi, Gil! Obrigada! Depois me conte como foi sua fornada!

Clau, obrigada!

Terezinha, que delícia pães assados num forno a lenha, amiga! O sabor é incomparável, lembro de uns pães coloniais que comemos no RS. Fico feliz que a postagem tenha depertado boas lembranças!

Lê, pão de batata, de queijo e bolo de fubá tbm entram na minha lista! Espero que o seu hômi aprove esta versão!

Rosa, sempre dá medo de colocar aquele cadinho a mais de farinha em massas com batata mas espero que seja bem sucedida desta vez! A receita é muito boa!

Juju, me conta como saiu sua fornada!

Fla, tbm não resisto a pães recém assados!!! É tudo de bom!

Lala disse...

ai ai, gosto muuuito de pães! E esses estão tão mordíveis!!!
manda uns aqui!!

bjs,

Andréa Potsch disse...

Sou louca por pão de batata, mas nunca fiz em casa. O seu está lindo!
bjs

Gina disse...

Tenho uma receita de pão de batata bem antiga, herdada da minha sogra. Vou comparar com essa.
Esse é um dos pães mais costumeiros aqui em casa.
Imagino com orégano e tudo o mais...!
bjs.

chopp disse...

Minha nossa me deu uma fome passar aqui... abraços, obrigada pelas receitas deliciosas....

Monalihsa Cávallaro disse...

Olá Akemi! Fiz esta receita luxo e publiquei no meu blog com os devidos créditos. Eles não ficaram em formato de bolinha, tão perfeitos como o seu. O medo de colocar farinha de mais fez com que eu colocasse farinha de menos, hahaha. Mas nada que alterasse o sabor, ficaram deliciosos e super macios. Uma delícia mesmo! Obrigada por compartilhar esses pãezinhos! =) Super Beijo!

Anônimo disse...

Boa tarde, posso substituir a manteiga por óleo?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails