segunda-feira, agosto 11, 2008

Manjar branco de leite condensado



Nossa intenção era visitar minha mãe em Nagano neste feriado mas aconteceram alguns contratempos e acabamos cancelando. Tinha até planejado preparar uma gelatina carnaval e manjar branco, as sobremesas favoritas dela. Como já tinha os ingredientes em mãos, resolvi fazer para nós mesmos, mas apenas meia receita deste manjar maravilhoso Eliana. Ficou firme mas bem cremoso e com gostinho de leite condensado. Tanto adoramos que comemos e repetimos (maridão comeu 3 e eu 2)! Ai ai ai, que engorda vai ser este feriado!!! rsss
Já a calda, normalmente, faço apenas usando água, ameixas e açúcar mas gostei muito desta versão da Iliane. Lembra uma calda de pudim e combinou muito bem com o manjar!
Comprei umas formas de silicone que achei lindas na época mas depois de algumas experiências frustrantes com bolos, ficaram esquecidas no fundo do armário. Lembrei-me delas hoje e usei-as para fazer porções individuais da sobremesa. Ficaram ótimas e desenformaram tranquilamente. Ufa!!! Enfim, alguma utilidade para elas! rss

Manjar branco de leite condensado

Para meia receita:

1/2 lata de leite condensado
400ml de leite de vaca
2 colheres de sopa cheias de amido de milho (use do Brasil porque do Japão não endurece)
100ml de leite de coco

Misture tudo numa panela e leve ao fogo numa panelinha. Deixe cozinhando até engrossar. Despeje em forminhas individuais untadas levemente com óleo (as de silicone, só passei uma água e tirei o excesso). Deixe esfriar e guarda na geladeira até a hora de servir.

Calda de ameixas:

1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de canela em pau
alguns cravos da índia
100g de ameixas pretas

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe até caramelar, sem queimar. Junte a água de uma só vez e deixe cozinhando até dissolver o açúcar. Cuidado para não se queimar neste momento! Junte as ameixas e as especiarias. Deixe apurando até encorpar levemente. Esfrie e mantenha na geladeira.

26 comentários:

Anônimo disse...

Estes manjares estao divinos, estou em duvida qual pegar, rsss

Acho que vou provar a do meio....ou melhor, vou colocar todos na geladeira, para ficar apreciando, sao lindinhos demais para serem degustados!

E a primeira vez que fico com sentimento de colecionar manjares. ahahaha...

Tu estas deixando essa amiga louca, acho que e o calor atingindo meu cerebro.ahahaha
bjs

GreyScale disse...

Isto é 5 estrelas!! A apresentação então está divina!!

winnie disse...

ando com vontade de experimentar esses manjars ams ainda nãoa rranjei coragem.

fabi disse...

Ola Akemi. Meu nome é Fabiana e eu sempre que posso visito o seu blog. Acho você uma pessoa super criativa e sempre que da eu tento fazer algumas receitas. Hoje, eu estava dando uma olhada na receita de manjar branco e vi que você indicou a usar o amido de milho do Brasil e eu, como moro aqui no Japão também, costumo usar o japonês mesmo. Sempre compro um pacote de 1kg que vende nas redes do Amica (não sei se você conhece) e que se chama corn starch. Este amido de milho endurece e ele acaba ficando metade do valor do amido comprado no produto brasileiro. Espero que eu tenha ajudado. Beijos.

♥ mesa para 4 disse...

Que lindas formas e que lindos manjares...gostei muito...bj

Akemi disse...

Angela, adorei essa de colecionar manjar! rss Obrigada pelo carinho e pelas palavras incentivadoras!

Claudia, obrigada!

Winnie, são bem fáceis de fazer e quando fizer, vai viciar, amiga!

Fabiana, obrigada pelas suas informações. Já tentei usar o amido daqui mas não fica em ponto de corte. Sempre que posso dou as dicas para o pessoal daqui baseada nas minhas experiências, mas de qualquer forma, valeu pela informação!

Dani Bros disse...

Akemi a receita é ótima e já copiei!
As forminhas eu achei um sonho, tão lindinhas.
Quer dizer que a mamãe ficou a ver navios hahahah
Bjks

Anônimo disse...

Meu Deus, só de olhar o seu blog, já devo ter engordado uns, ahh.. deixa pra lá... rs! Que delícia, adoro manjar! O do meio tá tão lindinho, mas eu juro que comia todos, sem culpa, rs!]
beijos!

Eli disse...

Aí que lindas essas forminhas, ficou um verdadeiro mimo esse manjar. risos

Fico feliz que aprovou a receita!

Nani disse...

Hummm que delicia!! E essas suas forminhas dão um show a parte!
Beijos

ameixa seca disse...

Uau, que lindas essas formas. Até dá mais prazer comer um manjar... e a calda fica o máximo ;)

Odete disse...

Voce achou utilidade para as forminhas que deu um ar chic ao delicioso manjar. Ficarm lindos. Por aqui entre nossos amigos gringos manjar branco com ameixas faz muito sucesso.
bjs

Patricia Scarpin disse...

Tem uma blogueira americana que postou semana passada um texto dizendo que lembra de mim quando vê alguma coisa com leite condensado. Eu realmente amo! E vou testar esta receita também.
Seus moldes são tão lindos, amiga!

janeca disse...

Akemi entrei e fiquei logo fascinada!!! que lindas as suas forminhas..não sei qual eu gosto mais.
Adorei o seu Manjar nunca comi mas deixou-me tentada,tem leite condensado só pode ser uma Maravilha!!!Não se importa que eu faça???

bjinhos,Janeca!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Lamento por suas f�rias, as vezes a gente se programa e n�o sai como queremos.Mas temos vo�e nos mostrando coisas deleciosas, que tamb�m gostamos , os sanduiches que s�o muito praticos de se servir, eo Manjar que � a minha sobremesa favorita desde crian�a.As forminhas s�o sempre �teis de alguma maneira. Sabe Akemi eu quando vejo algum material de cozinha que me agrade dou um jeito de te-los isto � forma para dicinhos, pratos bonitinhos, chicaras principalmente de porcelana.Se eu morasse no Jap�o com certeza n�o haveria arm�rio suficiente para esses mimos. esta parecendo uma carta, n�o � rsssss.Beij�o para vo�e. Boa semana

Iliane disse...

adorei suas forminhas..ficou lindo o manjar nelas...imagino como deve ter ficado saboroso..bjus

Anônimo disse...

Hummmmm, mas este manjar é um verdadeiro pecado da gula de tão delicioso que é.

Simone Izumi disse...

Ake: EU QUERO PUDIMMMMM!!!!!!
ahhahahhaha....
Eu devo ter algum problema de querer entrar no teu blog, quando está para bater aqueeela gula das 22 hrs (?)rs...
Quer dizer que as suas forminhas de silicone desencantaram?? Ahn bom!!!Adorei o visual, está lindooo!
bitocas!

Akemi disse...

Dani, pois é, minha mãe perdeu e eu ganhei algumas gramas a mais! kkk

Adnréa, manjar é um doce tão simples mas tão saboroso ne! Adorei esta versão com leite condensado!

Eliana, minha amiga, tudo que vem de sua cozinha é 100% sucesso!

Nani, obrigada pelas doces palavras e pela dica da receita do churros! Vou experimentar sua receita da próxima vez!

Ameixinha, como dizem, primeiro comemos com os olhos ne?

Odete, os gringos não são nada bobos ne! Sabem o que é bom!

Patricia, querida, já eu me lembro de ti toda vez que uso canela em pó! Tão bom ligar pessoas queridas com ingredientes que gostamos ne!

Janeca, não me importo nem um pouco! Faça que não se arrependerá, querida!

Terezinha, vejo que temos muitas coisas em comum! Tão bom ter coisas bonitas para casa e para nossa cozinha, não é mesmo! Muito obrigada pelas palavras carinhosas que sempre posta aqui!

Iliane, muito obrigada!

Eli, obrigada!

Si, e eu quase pensei em jogar fora estas formas de silicone??? Que desperdício ne!

Claudia Lima disse...

Eu gosto muito de manjar. Ficaram lindos nestas forminhas.
Bjs :)

Karen disse...

Que lindas essas suas formas! Devem ter ficado deliciosos!

Valentina disse...

Isto é a lei de Murphy amiga. Nas férias a gente acorda cedo. que do! agora estou gostando destes posts de holiday querida.bjocas

Bergamo disse...

Amo manjar!!! E essas formas então?? Além de gostosos, lindos.
Abraços,
Bergamo

Anônimo disse...

Estava eu escolhendo sobremesas para minha ceia de natal, até que encontrei esta. Resolvi testar, antes de fazê-la definitivamente. Ocorre que o negócio ficou tão bom, mas tão bom, que fiz outras três vezes e para não me tornar repetitivo, terei que escolher outra sobremesa para a ceia... Parabéns.

Home Made Special disse...

Querida Akemi, eu amo manjar, vou fazer agora mesmo, hummm, mas vou trocar a calda por xarope de groselha adoroooo, obrigada linda, vc está me ajudando a compor um lindo caderno de receitas.
Beijos

Anônimo disse...

Akemi san, muito obrigada pela receita, visito sempre esse espaço quando quero preparar um docinho especial! Minha sogra é sua xará ❤️ Feliz 2023!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails