terça-feira, julho 15, 2008

Salada de harusame


Está fazendo um calor do cão por aqui e para refrescar, uma boa e simples saladinha! O harusame ou vermicelli é um macarrão finíssimo feito de arroz ou soja, cozinha rápido e por isso mesmo, em minutos você está com a salada pronta. Os legumes que usei são só uma sugestão, você pode usar os que mais gostar ou tiver à disposição!
Gostei muito deste molho, fica bem cheiroso e acho que mesmo quem não está com muito apetite acaba comendo bem!;-)

Salada de harusame

35g de harusame
1 pepino japonês
3 fatias de presunto
1 ovo batido e frito como omelete
1/3 de cenoura

Cozinhe o harusame por 5 minutos em água fervente. Escorra e lave bem em água corrente até esfriar. Deixe escorrendo por alguns instantes. Esprema bem para retirar bem toda a água. Coloque o "chumaço" de macarrão sobre a tábua de corte e dê 2 ou 3 cortes.
Pique o pepino, o presunto, o ovo e a cenoura em tirinhas bem finas. A cenoura pode ser crua ou se quiser, dê uma leve cozida no microondas (coloque num refratário pequeno, jogue alguns pingos d'água e cubra com filme plástico. Cozinhe por 30 segundos). Coloque tudo na vasilha e despeje o molho por cima. Misture bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

Molho:

2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de kotijan (pasta coreana levemente apimentada)
1/2 colher (chá) de sal

Misture tudo muito bem e empregue.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi Clarice, nossa menina que calorzão mesmo! E essa saladinha é uma ótima pedida, bem refrescante. Eu fiz mais uma de suas receitas, a de bolo de milho delicioso, é delicioso mesmo, rs! Nem deu tempo de fotografar, as formiguinhas aqui de casa comeram o bolo quente mesmo, rs!
Beijos,
Andréa.

Akemi disse...

Menina, sabe que eu sempre compro milho no mercado mas adoro comer cozidinho e nunca sobra para experimentar em outras receitas! Que bom que sua tchurminha gostou do bolo! ;-)

Jociane Tachibana disse...

Conhecidencia!!!
Fiz Harusame no mesmo dia, rs!!!
Ficou uma delicia, o seu tbm me parece apetitoso...
Bjo

Letrícia disse...

Adorei a sua forma de preparar a salada - e a dica de cortar o harusame! O hômi sempre reclama dos fios longos que o fazem engasgar e eu nunca tinha pensado em nisso, coitado.

ameixa seca disse...

Aqui também tá muito calor. Hoje 35ºc. Só sabem bem umas saladinhas. Mas nada de tao oriental como a tua... aqui é dificil encontrar esses ingredientes ;)

laila radice disse...

humm massinahs de arroz, smepre maravilhosas...e essa salada está mto apetitosa!! bjs

Akemi disse...

Jociane, é tão leve e refrescante ne?

Letrícia, já ri de monte de novo imaginando o coitado do hômi reclamando! rsss Fora que quando você vai se servir sempre escapa alguns ou muitos fios pela mesa! rsss E engraçado que nenhuma receita fala para cortar esses fios sem fim do harusame! rss


Ameixa, puxa, este verão está mesmo de arrasar em todo o mundo! Que pena que não seja fácil de encontrar esses ingredientes por aí. A Elvira comentou uma vez que existe em Lisboa um mercado asiático, será que é perto de onde você estã?

Laila, que coincidência porque vi que vc tbm postou um prato com bifun! Eles são bem mais leves mesmo e são deliciosos sim!

ameixa seca disse...

Akemi, quem me dera viver perto da capital e ter todas as coisas que lá se encontram. Vivo a cerca de 330km... ainda é um bocadão :)

Eli disse...

Akemi esse macarrão é uma delícia eu o conheço e até compro com nome de macarrão coreano.

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Tudo bem?
Adooooro harusame!!!!
Bjos!

Camila disse...

Olá, o harusame é feito com o amido do feijão verde, e é bem mais gostoso que Bifum que é feito de arroz

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails