sábado, junho 14, 2008

Rocambole de bananas carameladas



Mais uma receita que se alastrou por este site como fogo de palha. É uma adaptação de um doce popular na Romênia chamado Rulada recheado com maçãs. Esta versão é feita com bananas mas não menos saborosa. Na verdade, ficou deliciosa!!! É praticamente um bolo invertido de bananas mas bem menos doce, ideal desde o café da manhã até como sobremesa acompanhado de uma bola de sorvete.
A quantidade de caramelo pode parecer pouca, ela não chega a cobrir toda a forma. Aumentei só um bocadito mas recomendo que você se contenha caso queira caramelar toda a assadeira. A massa é fina e depois de enrolada, ficará muito doce e enjoativo.
Na receita original, você pode conferir o passo-a-passo com muitas fotos ilustrativas. Fiz sem forrar nem untar a forma e confesso que tive alguma dificuldade na hora de desenformar, algumas rodelas teimaram em ficar grudadas mas depois é só "grudar" de volta que não vai alterar em nada no resultado final. Mas da próxima vez, vou forrar com papel manteiga para facilitar esta etapa.

Rocambole de bananas carameladas

3 bananas em rodelas
3 ovos médios
60g de farinha de trigo
100g de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 1/2 colher (sopa) de água

Caramelize 60g do açúcar e espalhe numa assadeira (30x30cm). Corte as bananas em rodelas e espalhe sobre a assadeira caramelada
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Peneire a farinha com o fermento.
Separe as claras das gemas.
Coloque as claras com a água numa vasilha e bata na batedeira até espumar.Vá adicionando o açúcar restante (40g) em 3 vezes, batendo bem a cada adição até que fique um suspiro firme. Sempre batendo, vá colocando uma gema de cada vez.
Tire da batedeira e peneire a farinha mais uma vez sobre essa gemada. Misture delicadamente com uma espátula.
Em seguida, despeje a massa por cima das bananas e nivele a superfície. Leve para assar por uns 15 ou 20 minutos ou até que fique dourado.
Tire do forno e solte as beiradas do bolo com a ajuda de uma faquinha. Desenforme ainda quente sobre um papel manteiga. Enrole como rocambole e enrole este com o papel manteiga. Deixe esfriar assim. É bom tanto em temperatura ambiente com geladinho! ;-)

23 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Querida, vc sentiu o terremoto ai ? bom, vejo que tudo esta bem c vc com esta receitinha maravilhosa, so de ouvir bananas carameladas ja me da agua na boca ! beijinhos

Leila disse...

Oi Akemi,

eu nunca comi racambole de banana!
estou numa fase de testes e ja estou a 5 dias sem comer farinha de trigo confesso que estou adorando e me sentindo bem melhor. por isso, todas as receitas que vejos nos blogs fico imaginando se posso subsitituir por outra farinha.
eu já fiz a tua torta de liquidificador 3 vezes mas nunca publiquei pois ficava umas rachaduras e nap sabia se era meu forno ou se isso é normal. Nesta terceira vez, fiz com farinha gluten free e wheat free. Nao senti diferenca no sabor, ela apenas nao cresceu tanto como a normal. Logo, logo irei publicar .
beijinhos

ameixa seca disse...

Que torta bonita ;) Fiquei fã da banana nos doces :)

Andrea Dohashi disse...

Gosto muito de receitas com bananas, e essa me encheu os olhos (e a boca d'agua), rs! Já está na minha listinha!:]
Beijocas

katia disse...

Oi acabei de fazer , ficou muito bom , mas tenho que caprichar mais no açucar , e qdo tirei da forma grudou tudo no papel manteiga hahahaha , vou esperar esfriar ...

risonha disse...

nunca tinha visto uma torta (rocambole) com rodelas de banana.
esta deve ser realmente deliciosa.

Gourmandisebrasil disse...

Tirarei alguns dias em julho. Já anotei a receita para fazer!
bjo,
Nina.

Karen disse...

Que lindo e original!

claudia disse...

Uma torta muito deliciosa!

Natália Eleutério disse...

Olá Akemi, adorei a receita, cliquei no link para ver como se fazia e já copiei para fazer quando as minhas bananas que comprei hoje (mt. verdes) ficarem maduras, bom domingo, bjs

Rosi disse...

Akemi, bom saber que está tudo bem com vc, sentiu o terremoto, ai? Estamos em sintonia, fiz ontem uma mousse/sorvete de banana caramelada, ficou divino, vou postar qualquer dia...sem empolgação...rsss!! Bjos fique bem, viu!! Rosi.

Patricia Scarpin disse...

O visual é lindo e, com banana e caramelo, deve ser maravilhoso mesmo!
Preciso postar logo aquela receitinha tua, pois essa aqui vai aparecer na minha cozinha loguinho. :)
Amiga, fiquei preocupada contigo, espero que esteja tudo bem por aí.

Beijos, querida!

Akemi disse...

Bia, o lugar onde deu o terremoto é em afastado de onde estou. Obrigada pela preocupação, querida!

Leila, que interessante estas suas experiências! Também comprei uma farinha de arroz para testar pois muitas confeitarias e boulangeries estão trocando por causa do aumento do trigo. Fico feliz que tenha gostado desta torta de liquidificador! Ela fica meio rachadinha, sim, é normal! Estou ansiosa para ver as fotos! Bjs

Ameixa, e perfuma qualquer doce também!

Andréa, espero que goste tanto quanto eu gostei!

Katia, espero que tenha conseguido desgrudar do papel! Achei que iria ajudar, mas pelo visto atrapalhou! gomen ne!
Agora que estou vendo que não especifiquei que o açúcar da massa é o que restou depois de usar os 60g no caramelo, vc fez isso?

Risonha, também nunca tinha visto e foi por isso que fiz correndo este rocambole! Ficou ótimo!

Nina, espero que aproveite bastante seus dias de descanso!

Karen e Claudia, obrigada!

Nani, este é o problema daqui, às vezes quero fazer alguma coisa com bananas mas até amadurecerem... paciência! rss
Espero que faça, sim!

Rosi, que saudades, amiga! Sim, está tudo bem aqui! Fiquei babando nesta mousse de bananas, espero que vc a poste em breve!

Patrícia, querida, muito obrigada pela preocupação! Está tudo bem, sim, graças a Deus! Estou louca para ver seus biscoitinhos, amiga! Este rocambole me fez lembrar daquela torta de bananas carameladas que sua mãe costumava fazer e que vc tão bem preparou para seu pai! Acho que vai gostar desta, tão fácil e rápida de ser feita! Bjss

Letícia disse...

Oi Akemi, faz tempo que eu não fazia também, mas eu vi tantas receitas de muffins esses dias que eu precisava fazer alguma coisa a respeito, rs.
Essa receita é bem legal e fica muto perfumada. Gostei muito do seu rocambole, mas é uma coisa que nunca faço, sei lá porque. Quem sabe eu não me anime?
Beijos.

Letícia disse...

Voltei, só vi o comentário do macarrão depois, se vc soubesse como é a minha hortinha...eu comprei um suporte de parede para quatro vasos e plantei um tipo de erva em cada. É o meu jardim suspenso...rs
Quanto ao refeitório, é uma pena comida sendo desperdiçada, não entendo isso, pq não fazer bem feito, todos comem, melhora a qualidade de vida... não sei como fica esse conceito no Japão, mas se precisar de uma cozinheira eu vou...rs Beijos e compense em casa a tristeza do almoço, mas coloca aqui prá o povo todo ver e copiar, certo?

laila radice disse...

ahaha lá fui eu xeretar o site e encontro um monte de "códigos" indecifraveis..eheheh mas graças a deus temos nossa interprete para traduzir maravilhas como essa...adorei esse rocambole!!bjs

Axly disse...

Yoooo Sensei!!!
Nossa, fiquei feliz de ver um post teu de ontem!
Eu fiquei sabendo agorinha do terremoto que houve no Japão, a primeira coisa que pensei foi :"Como será que a Akemi-sensei está?!"
Mas que alívioooooooooooooooo fantástico senti agora^^
Eu sou boba mesmo, liga não. Mas me preocupei mesmo.
Aiiiii que legal! Fiquei muito feliz de ter lido um artigo tão lindo sobre a tua história, fiquei emocionada, ainda mais de ver tua carinha, adoreeeeeeeeeeei!!!
E essa receitinha hein, que coisa boa. Adoro banana assim, assadinha. Isso deve ficar bom demais!
É isso, que bom que está tudo bem por ai, fiquei assustada.
Kisss sensei, ja ne! Ótima semana^^

Denisa Baltazar disse...

Tenho dificuldades para fazer rocambole. Na hora que vou enrrolar, não dá certo.
Quebra, o recheio sai, vira uma meleca.
mas um dia hei de conseguir.

Nereime disse...

Meus filhotes adoram bananas, vai ser um sucesso por aqui!!!Agora o site em japones é bem engraçado...não entendi nadica rsrsrsrs...
bjs

Akemi disse...

Letícia, vou ver se o pessoal da fábrica não está interessado em te contratar! rss Menina, hortinha suspensa é luxo duplo, amiga! Ótima sua dica!

Laila, morri de rir aqui, mas linkei mais mesmo para que vocês pudessem dar uma olhada nas fotos! Este pessoal daqui é danado mesmo, adora mostrar o passo-a-passo para ninguém errar!

Axly, querida, eu que fico emocionada com seu carinho e preocupação! Muito obrigada de coração! Está tudo bem aqui graças a Deus!

Denise, entendo sua dificuldade porque dependendo da massa eu também sofro para enrolar! Mas não desista, não!

Nereime, confesso que até eu fico boiando de vez enquando, mas acho bacana que o pessoal gosta de mostrar o preparo em detalhes!

Luciana Macêdo disse...

Este recheio é novidade das que adoro e com banana...já viu, me conquistou.

Fiquei feliz em saber que estão bem.
Bjs!

katia disse...

Oi Akemi , usei só 40gr. do açucar na massa e minha banana realmente estava verde , por isso talvez não senti doce , mas vou fazer de novo ^.^ .....

Anônimo disse...

Nossa, que delicia de receita, adoro rocambole

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails