terça-feira, junho 17, 2008

Hoje é dia de festa!


Quando tomei conhecimento ano passado sobre os preparativos para a comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, logo fiquei empolgada em articular algum evento aqui no blog. Pensei em receitas, em depoimentos de descendentes que estão no Brasil, dos dekasseguis que optaram por se estabeler aqui, mas com o passar dos meses a idéia foi esfriando e passei por alguns momentos de desânimo total até desistir por completo da idéia, ou melhor quase. Nos últimos dias andei matutando com meus botões e acho que seria muita indiferença de minha parte deixar passar esta data em branco. Seria como negar minha própria identidade. Por esta e outras razões, gostaria de tomar uma pequena parte dos festejos com este evento de receitas que vou explicar logo adiante.

Parte das comemorações já vêm sendo organizados desde o ano passado. A televisão estatal japonesa NHK, por exemplo, exibiu um excelente e emocionante drama, Haru e Natsu, contando, através da estória de duas irmãs, a saga dos primeiros japoneses no Brasil, mostrando desde a decisão de sair do Japão até chegar aos seus descendentes nos tempos atuais. A novela contou com elenco de atores de primeira linha aqui do Japão e cenários e figurinos de época muito bem detalhados e fiéis. Quem acompanhou a novela com certeza precisou de muitos lenços para enxugar as lágrimas vendo tantos sofrimentos e obstáculos que nossos avós tiveram que ultrapassar em terras brasileiras.


Até o final do ano, mais eventos acontecerão no Brasil e alguns aqui organizados pela comunidade brasileira. A data oficial mesmo é hoje, dia 18 de Junho, quando atracou o primeiro navio, o Kasatomaru, no porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses para trabalhar nas plantações de café no interior de São Paulo. Eles fugiam da extrema pobreza e miséria do Japão que assolava o começo do século XX. Para eles, ir ao Brasil era a única opção para continuar sobrevivendo.

Dos primeiros imigrantes até os descendentes de hoje, não se pode negar que os nossos olhos puxadinhos já fazem parte da massa brasileira tanto quanto os negros, brancos e índios. Muitos pratos e temperos que antes eram utilizados apenas na "colônia" (como é chamada a comunidade japonesa e seus descendentes), hoje já fazem parte da alimentação de muitos brasileiros como o broto de feijão, shoyu, abóbora cabochá, a raiz-forte, o tofu, o chá verde, o saquê entre outros.

Gostaria, então, de propôr um evento de receitas fazendo uso destes ou de outros ingredientes que vieram da culinária japonesa. Pode ser doce, salgado, prato típico japonês ou melhor ainda, uma fusão com culinárias de outros países! O evento está aberto aos blogueiros e leitores que costumam comentar com frequência aqui no Pecado da Gula. Quem tiver um blog, use a tag dos 100 anos que está no início deste post, publique a receita e me envie o link através de e-mail(pecadodagula.akemi@gmail.com). Os leitores que quiserem participar, por favor, enviem receita com FOTO para o mesmo endereço citado anteriormente. Estarei recebendo as receitas participantes até o final de Agosto. Agruparei todas num post onde a melhor receita será eleita através de votação. O vencedor ou vencedora ganhará alguns mimos daqui do Japão entre os quais uma cartela com selos comemorativos desta ocasião!


A minha homenagem é através destes cupcakes! O verde-amarelo é de matchá (pó de chá verde) recheado com goiabada e cobertura de cream-cheese. O branco e vermelho é de kinako (farelo de soja) com gergelim preto moído que, juntos, lembram bastante o sabor de paçoca!



Aqui se vê bastante a combinação de matchá com ankô, doce de feijão azuki e, por isso, achei que não deveria ficar ruim substituir por goiabada. Junto com o cream-cheese lembrou bastante romeu e julieta. O sabor do matchá aparece só no finalzinho mas tudo casou muito bem. Gostei bastante!
O de kinako queria cobrir com ganache de chocolate branco na verdade, mas pintaram umas horas-extras no serviço que bagunçaram meus planos e acabou ficando só um chantilly básico mesmo. Apesar disso, a massa ficou muito boa, macia e perfumada!

Amanhã volto para colocar a receita, hoje já estou morreeeeeeendo de sono, desculpem! Então é isso, gostaria muito de contar com a participação de vocês! Abraços! ;-)

36 comentários:

Valentina disse...

Querida, que bom que voce colocou o prazo até final de agosto pois assim tenho tempo de participar.mesmo indo a Cingapura por mais duas semanas. Realmente não dava para deixar esta data passar em branco. Vou participar.

Axly disse...

Yoooooo Akemi-sensei^^
Que idéia maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaa essa que você teve!
Aqui no Brasil, nos últimos dias, não se fala em outra coisa, todos estamos comemorando os 100 anos da Imigração Japonesa. Inclusive essa novela passou por aqui, mas não pude assistir pois era fora do meu horário de estar em casa :/
Eu acho o máximo, toda hora aprendo algo diferente desse povo, esse país e essa cultura pela qual sou fascinada^^
Com certeza quero dar minha contribuição ao evento e ficaria mais do que feliz em ser a ganhadora, já pensou todos esses mimos aqui na minha casa, que emoção, eu choro de alegria!!!
É isso Sensei, parabéns mesmo pela idéia, já estou colocando meus miolos em ação...
Kisss, ja neeeeeeeee!!!

Cláudia disse...

Akemi, adorei a idéia. Eu adoro essa comemoração e que seria de nós brasileiros sem vocês japoneses que nos trouxeram tantas coisas boas, nossa alimentação é muito mais saudável graças aos imigrantes japoneses. Imagino como o seu povo, que agora é nosso povo, sofreu no início e nada mais merecido do que uma grande homenagem! Vou participar com todo o prazer das receitas e estou interessada em ver esta novela, já ouvi falar e outros filmes nacionais também que não vi. Todo dia no jornal da manhã está passando uma reportagem sobre os 100 anos da Imigração Japonesa e ainda temos muito que aprender.

bjs

Letícia disse...

Oi Akemi, adorei a idéia e já estou enviando a receita dos meu muffins, mas vou criar outras, me aguarde. Que bom que você mudou de idéia e decidiu investir nisso, a cultura japonesa é algo que sempre admirei, a força, a coragem e a disciplina dos japoneses me admiram. Um beijo.

Unknown disse...

Também vou pensar em algo aqui!
Adorei a ideia.
Bjs

Silvia Arruda disse...

Akemi, gostei dessa iniciativa. Eu tenho feito algumas matérias para o jornal que trabalho aqui em Sorocaba (SP) e estamos bem por dentro do assunto. Amanhã (18), inclusive, a prefeitura da cidade inagura o parque Kasato Maru em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa. Ele está lindo, com ponte, vegetação e postes no estilo oriental!
Vou tentar participar do evento! :)

Anônimo disse...

akemi...
eu assisti esta novela (Haru Natsu)...só de falar da vontade de chorar...haja lenço!!! Meus pais, parentes todos falavam na epoca que foi um retrato fiel dos acontecimentos....muito bom mesmo!
vou ver se tenho alguma receita pra poder participar ta?
Mari T.

ameixa seca disse...

Akemi, adoraria participar. Adoro passar por aqui e ler o que escreves. Nunca fiz nenhuma receita japonesa e acho que nunca provei também. Vou ver se até Agosto encontro algo ;) Parabéns pelos 100 anos, eu julgava que seriam mais...

Gourmandisebrasil disse...

Minha mãe e meus avós paternos são imigrantes. Escutar as aventuras deles no Japão pós guera e no interior do Brasil é uma lição de vida!
Acho que consigo tirar uns dias em julho, vou fazer força para postar alguma receita bacana!

bjoca,
Nina.

Unknown disse...

Eu também queria ter feito alguma coisa parecida, mas não consegui organizar nada, que pena! =/

Aqui no Brasil passou "Haru e Natsu - As Cartas que não chegaram". Gostei muito, as atrizes idosas são um arraso! Muito boas, :D

Vou matutar numa receita também! =D

Eli disse...

Clarice querida conte com minha participação, mas acredito que dessa vez não vai sair de minhas mãos e sim das mãos de dona Maria uma senhora que me encanta muito, japonesa e que está aqui ajudando o filho, a dois anos vinda do japão pela ultima vez, pois foi e voltou várias vezes, vou falar com ela depois conto tudo a ti.

Eu também vi Haru e Natsu aqui no Brasil e me emocionei muito.

Cinara disse...

Akemi, adorei a sua iniciativa, amiga!! E ainda mais o prazo longo que você decidiu nos dar, já que vou viajar em breve e volto só em 20 de julho! Também tenho visto vários programas sobre a chegada dos japoneses ao Brasil, e além de me emocionar, tenho aprendido muito também... Agora estou ansiosa para ver as receitas que o pessoal vai te mandar! ;o)
Beijinhos!

Patricia Scarpin disse...

Adorei o evento, amiga, e fico feliz por você não ter desistido de fazê-lo!
Vou participar, certamente!
Preciso pedir umas dicas à minha prima, que foi casada com um descendente de japoneses e tem filhos lindos de olhinhos puxados. :)

Letícia disse...

Akemi, que bom que aprovou o meu bolinho, agora me aguenta,vou mandar mais algumas, a criatividade está aflorada. Bjos.

PS: se eu estiver exagerando, me avise, ok?

Anônimo disse...

Oi, Akemi

Há tempos acompanho o seu blog e foi através dele que conheci outros tantos blogs maravilhosos que tratam de uma das minhas paixões: cozinhar.
Sou de Londrina/PR e aqui sempre foi muito valorizada e festejada a cultura japonesa.
Sempre tem muitos eventos na cidade organizados pelo comunidade nipônica e sempre muito prestiagiados por todos.
Hoje aqui começa a maior exposição do país em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa, é a IMIN 100 Londrina, veja o site:imin100londrina.com.br e não vou perder, à noite, o show de abertura que contará com 2500 figurantes, encenando a história da imigração japonesa no Brasil.
Essa será a maior comemoração em todo o país e no domingo o Príncipe Naruhito inaugurará na cidade a Praça do Centenário, construída pela Prefeitura para comemorar a data e que recebeu o nome de Tomi Nakagawa, que chegou no Brasil no Navio Kasato Maru em 1908 e viveu na cidade até 2006.
Tudo isso para dizer que essa data não pode passar em branco e deve ser mesmo lembrada, festejada e comemorada, tanto pelos descendentes japoneses, como por todos nós.
Um grande abraço,

Luciana Cacione Zotelli
lucacione@bol.com.br
Londrina/Paraná/Brasil

Cris disse...

Ah comentei e não saiu, o blogger faz isso de vez em quando. Akemi, eu disse que tenho um carinho muito especial pela cultura japonesa porque desde pequena eu tive contato, por exemplo, o primeiro bicho-da-seda eu vi numa colonia que tinha perto da minha cidade. Com a comida eu só fui ter contato depois de grande. E achei muito jóia eles terem feito esta novela, achei que as comemorações estavam só deste lado de cá, heheh. E com certeza vou participar do evento!!! Bjs!

Goreti disse...

Amei a idéia Akemi...sempre fui fã da cultura japonesa e não vou ficar de fora...

Beijos!!!

Ana disse...

Que muito bacana, gostei muito do post e vou ficar de olho nas receitas q aparecerem por aqui!!
Beijos!
Ana

Luciana Macêdo disse...

Parabéns pela iniciativa.
Bjs!

Dani Bros disse...

Oi Akemi, eu vi este documentário (novela) passou aqui e realmente muito sofrido. Esqueci de te falar, eu sou casada com um mestiço o meu marido é Japonês (parte da mãe) e Italiano (do pai) e agora estamos empolgados em ter um nenê japinha.
Ahh e como estou na Paraíba será um Japaíba!
Quanto a receita tentarei fazer logo e te enviar, o difícil vai ser encontrar os ingredientes aqui na, mas como estou com planos de ir a Recife soube que lá tem uma loja poderosa!
Ontem mesmo cantei meu marido de irmos no fim de semana.
Lindo vc fazer essa homenagem.
Bjks

Letrícia disse...

Akemi, que boa idéia! Vou pensar em algo por aqui. Quem sabe assim eu não faça as pazes com o tofu? ;-)

Aqui em Brasília está uma euforia danada, com a presença do Príncipe Naruhito.

Laurinha disse...

Vou aproveitar e aprender muuuuuuuito!
Beijinhos,

Jociane Tachibana disse...

Que bom também posso participar!!
Eu amo a cultura, tenho meu marido japinha e amo fazer comida japonesa aqui em casa..
Vou pensar em algo bem gostoso para postar e tirar uma fotinho bem bonita também.
Hoje fiz uma homenagem para minha sogra lá no meu blog.
Acredito que voce não saiba, mais minha sogra é autora do hino oficial do centenário da imigração japonesa, que orgulho !
Passa lá no meu blog dar uma olhadinha, ficarei feliz!!!
Bjos

Sandreane disse...

Akemi, amei a sua idéia, que com certeza gerará muitas receitas e estreitamento de laços de amizades virtuais;)
Não tenho nenhum antepassado japonês, mas admiro e tenho grande respeito por esse povo tão rico em cultura, em valores e dedicação ao trabalho...
Tenho estado muito atarefada no trabalho, mas como o prazo que você deu é até agosto, com certeza participarei :)
Abraços mil e parabéns!!!!

Beatriz Belliard disse...

Otima ideia deste evento ! Tb poderei participar ? Os teus cupcakes estas lindissimos ! Tu estas uma verdadeira confeiteira ! O matcha combina bem com goiabada mesmo, fiz um bolo assim uma vez, como nao tinha doce de azuki foi a goiabada mesmo, uma delicia !

Anônimo disse...

Oi Akemi...
Tenho certeza que vao chover receitas maravilhosas...Vamos comemorar aqui no Japao tbem,afinal fazemos parte desta historia.Beijos
Mitie de Gunma

Fay van Gelder disse...

Sou uma leitora assidua aqui do teu cantinho e adoro cá passar.
Admiro e muito a cultura japonesa, vamos ver se me lembro de alguma fusão :) e envio-te por email.

Bjo

Marcia Rosa disse...

Akemi,
Sou nova no pedaço e vc e a Bia foram as minhas musas inspiradoras para montar um blog e dividir meus conhecimentos com outras pessoas.Tbém sou nissei, morei no Japão entre 91 e 94 e foi aí que estudei confeitaria.Sua idéia é genial e tenho certeza de que vai ser um sucesso! Tiro o chapéu pela sua iniciativa ainda mais sabendo de como nosso tempo é curto!
Beijos,
Márcia

Nereime disse...

Akemi, parabéns por fazer parte deste povo tão batalhador.Muito bonita sua iniciativa do concurso!
bjs

Anônimo disse...

Oi Akemi
Realmente ,parecem saborosos esses seus muffins de comemoracao....estou anciosamente esperando voce postar a receita.
Foram 100 anos de muita luta e labuta mas hoje ja estamos na quinta geracao de descendentes.
E vamos pra frente que atras vem gente...respeitando essas duas culturas e como sempre comendo arroz ,feijao com mishiro
Beijos
Valeria

Nani disse...

Vou participar desse evento com certeza, amo comida japonesa, sem o peixe cru, rs
Vale participar com uma receitinha que você me deu? rs
Beijos

Akemi disse...

Muitíssimo obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui já se prontificando a participar do evento! Já recebi algumas receitas mas até agosto espero que muitas e muitas receitas apareçam para enriquecer ainda mais esta comemoração!
Nani, pode participar com a receita que te enviei, sim!
Um ótimo final de semana a todos!

Bjs ;-)

Leila disse...

oi Akemi, vi seu post somente agora pois andei meio afastada da net por uns dias.
adorei a ideia e com certeza vou participar.
os cupcakes ficaram lindos.
beijinhos

Raquel Valentini disse...

Oi Akemi!!!
É a primeira que entro/escrevo em eu blog!
Primeiramente quero parabenizá-la pelo seu blog e por essa iniciativa! Acompanho desde o ano passado, pois meu mestre em São Paulo é o arquiteto responsável pela revitalização do bairro da LIberdade em São Paulo em homenagem a imigração japonesa. Enquanto eu morava em SP, era muito gostoso ver os amigos lá escola criando os detalhes para o bairro! Adorava aquele bairro, onde tive meu 1º contato com a cultura japonesa e principalmente a culinária. Hoje moro em João Pessoa (há 1 ano) e sinto muita falta da comida japonesa (infelizmente, aqui não existe uma verdadeira, somente aquelas adaptações mal feitas). Bom, pergunto se posso participar desse concurso e já adianto que aqui é difícil encontrar ingredientes tipicamentes japoneses (exceto shoyo, chá verde, etc),aproveito e pergunto se cogumelos (shitakes, etc), estão valendo?
Grande beijo!!!

Sabrina disse...

Olá akemi!!!
Fiquei sabendo só agora desse evento, e por coincidência exatamente quando eu estava postando uma receita japonesa, montei meu post e gostaria de participar, estou mandando o link para o seu e-mail.
Adorei a iniciativa, e adoro tudo o que vem do japão, a cultura a culinária, as vezes acho que deveria ter nascido de olhinho puxados, rs...
Beijos

Akemi disse...

Raquel, será uma grande honra receber sua participação! Adorei saber um pouquinho da sua vida! Pode sim, participar com pratos feitos com shiitake, querida! Estarei aguardando! Bjs

Sabrina, obrigada pela participação! Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails