terça-feira, dezembro 11, 2007

Delícia que derrete na boca!


Ainda continuo na correria aqui mas estou postando esta receita que já tinha rascunhado semana passada.
Além dos quindins, assei estes sequilhos também para enviar para a Rute. Adoro sequilhos mas sempre usei amido de milho para prepará-los. Achei bastante diferente o uso de polvilho doce nesta receita e fiquei curiosa em experimentá-los ao vê-los no blog da Karen.
Tive que acrescentar mais polvilho à massa para que ficasse em ponto de ser sovada. A sua textura para enrolar é ótima e o resultado, melhor ainda! Deliciosos e derretem na boca! Mesmo com o polvilho a mais que coloquei (acho que foi quase uma xícara a mais) não foi necessário acrescentar mais açúcar. Para o meu paladar, ficou na medida certa! ;-)
Logo que esfriam, eles ficam bem crocantes, mas no dia seguinte ficam macios. Caso queira que eles voltem a ficar crocantes, leve-os de volta ao forno (170oC) por cerca de 10 minutos. Sem preaquecer o forno.

Sequilhos da Geni

* xícara de 200ml

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo médio
8 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
cerca de 2 1/2 xícaras de polvilho doce

Pré-aqueça o forno a 180oC (assei a 170oC). Unte e enfarinhe algumas assadeiras ou forre com papel manteiga.

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar, o sal e o fermento por uns 3 minutos. Desligue a batedeira e junte o polvilho aos poucos, misturando com uma colher no começo e depois amassando com as mãos. Despeje a massa na mesa e sove até ficar macia, lisa e firme. Faça bolinhas (acho que o ideal é do tamanho de uma bolinha de gude) e vá distribuindo na assadeira. Deixe espaço entre elas porque crescem no forno. Depois dê uma achatada de leve em cada bolinha com um garfo. Leve ao forno por cerca de 15 ou 20 minutos ou até que fiquem ligeiramente corados. Espere amornar para tirar da assadeira. Deixe esfriando sobre uma grelha. Depois de frios, guarde em lata bem fechada.

25 comentários:

Letrícia disse...

Nossa, que lindo! E a massa também parece ótima. Beijos!

Karen disse...

Que bom que deu certo! E é verdade, disseram que era preciso mesmo adicionar mais polvilho, como eu coloquei menos manteiga (eu e minhas manias), não senti esse problema.

laila radice disse...

humm com esse nome de post cori pra ver e amei o q encontrei!!
fiquei tentadissima!bjos

Anônimo disse...

Oi Akemi!
Que delicia de sequilhos,vou deixar anotado!
bjos e obrigada pela visita

Anônimo disse...

Siiiiiim!Os sequilhos sao uma perdicao de tao gostosos!
E, ontem comi o ultimo sequilho! Todos esses dias e eles continuaram deliciosos, macios!Nao esquentei no forno, nao. Realmente derretem na boca! Me considero uma felizarda por ter uma amiga tao gentil e carinhosa, alem de caprichosa: todos os sequilhos eram perfeitamente redondos e corados!Obrigada, mais uma vez!
Akemi-chan...estou te devendo uma resposta, vai logo logo!

Lua Limaverde disse...

Ai, ai, esses são do tipo que a gente começa a comer e não pára mais. Adoro! :)

Marizé disse...

Que bolinhos lindos!

Assim que os vi no blog da Karen fiquei com vontade de experimentar, mas agora é que não resisto mesmo.

Beijocas

Silvia Arruda disse...

Humm.. sequilhos com um cafezinho é tudo de bom, hein?? Gostei desta receita!

Laurinha disse...

gostei lá, gostei aqui! vou ecperimentar fazer este (o que eu fiz vai leite de coco...)
Ficaram lindinhos!
Beijinhos,

Cris disse...

Akemi, sequilhos são uma perdição, eu não paro de comer, e sabe que nunca fiz? Tinha uma vizinha que fazia uns divinos, mas ela nunca passou a receita, sempre desconversava... Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Que lindinhos, amiga! Gostei muito!

Há tantos anos não como sequilho...

Cláudia Imori disse...

Bo dia,Akemi,também moro aqui no Japão,e estou amando seu blog,gostatia muito de fazer parte dele,pois adoro culinária,adoro ir para a cozinha e preparar pratos novos,quando eu estava no Brasil,fazia muitos pratos pra fora,principalmente bolos e tortas,bom estou adorando as receitas,beijos,e até a proxima!!!

Anônimo disse...

Eu adoro sequilhos...b nunca tinha visto compovilho...
Os seus estão tão lindos...
Mari T.

Anônimo disse...

Akemi, tb estou no Japao, vi a receita da tentadora bisnaguinha integral e estou com um problema: apesar de sua gentileza em postar a foto da farinha integral, nao consigo acha-la em nenhum supa... Onde vc encontra?
abr
TiaBeth

Eli disse...

Lindos, vou pegar alguns para tomar um cafézinho aqui amiga!! :)

Pitadasdilu disse...

Lindos, biscoitinhos são sempre uma tentação.
Bjos, Lú.

Maria Vitamina disse...

Estes bolinho combinam perfeitamente com o meu adorado chá. Devem ser optimos!
Bjs

cozinha da drica disse...

Akemi vou testar esta receita esta semana pois meus sequilhos nunca ficaram bons....depois te conto

Beatriz Belliard disse...

ahh este vou fazer sim correndo, tenho feito biscoitos quase todo dia ultimamente !! amei ! bjs

Valentina disse...

Sou louca por sequilhos amiga. Deu uma vontade de pegar um.

Anônimo disse...

oi achei seu blog uma delicia e esse sequilho era algo q/ procurava vou fazer p/ minha familia bjos

Solange disse...

Fiz esse sequilho e ficou muuuito bom!Todo mundo adorou!A minha massa ficou um pouco mole daí adicionei um pouco mais de polvilho, achei que ia dar errado mas deu certinho!Estou adorando suas receitas

Unknown disse...

hola posso usar fecula de mandioca no lugar de polvilho? vivo na argentina e na cidade que vivo nao tem polvilho,beijos.

Akemi disse...

Fernanda, se essa fécula de mandioca for bem fininha como amido de milho, pode usar sim! Boa sorte!

Unknown disse...

O meu ficou a massa assin colocoquei no forno virou um bolo as bolinhas derreteram porque

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails