domingo, fevereiro 11, 2007

Ostras empanadas (kaki furai)



Um dos mais apreciados prato da culinária japonesa, apesar de aparente fácil preparo requer alguns truques para deixá-los deliciosos.
Finalmente encontrei uma forma que realmente deu certo. Foi num recente programa de televisão com um culinarista com mais de 30 anos de estrada.
Vou passar a maneira de preparar, pois não existem quantidades exatas.
Compramos um saquinho com ostras já fora da concha.

Primeiro, despeje-as num escorredor e lave em água corrente.

Numa outra vasilha, rale meio nabo. Despeje aí as ostras e misture delicadamente. Este processo vai tirar toda a "sujeira" das ostras. Você verá que o nabo ficará acinzentado.

Encha uma outra vasilha com água e sal (para meio litro cerca de 1 colher de sopa de sal).

Lave as ostras nessa salmoura e vá dispondo-as num papel toalha.

Enxugue-as com cuidado e passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Ao passar na farinha de trigo, já vá modelando a ostra como um croquete. Passe no ovo e na hora da farinha de rosca, jogue bastante farinha sobre a ostra, pegue com a mão esquerda e cubra com a mão direita. Aperte ligeiramente, dando novamente o formato de croquete. Tire o excesso de farinha de rosca e coloque num prato.

Aqueça uma panela funda com óleo suficiente para a ostra afundar. A intensidade da chama deve ser de média para alta. Ao atingir a temperatura de 180oC (faça o teste jogando um pedacinho de farinha de rosca. O pedacinho deve afundar e flutuar em seguida), coloque as ostras empanadas. Coloque as maiores primeiro e as menores por último.

Deixe por alguns minutos sem mexer até que comecer a ficar com as bordas douradas. Vire e deixe corar levemente.

Acrescente então cerca de uma colher de sopa de banha de porco. Esta gordura é que vai deixar a ostra com a casquinha bem crocante!

Deixe corar bem e retire num prato com papel toalha.

Não coma imediatamente as ostras! Depois que saírem da panela, espere pelo menos 30 segundos. Isso garantirá que o sabor da ostra fique melhor ainda.

Sirva com bastante limão!

5 comentários:

Paula disse...

Oi Akemi, adoro receitas diferentes. Esta está bem interessante. Quanto trabalho, heim??? Fiquei com vontade dos seus doces; trufas com matchá e Macarons(o que será isso?). Tenho certeza que vc terá um Valentine's Day bem gostoso. Bom divertimento e uma ótima semana. Bjs

Akemi disse...

Paula, macarons são uns docinhos feito basicamente com claras, amêndoas moídas, açúcar e algum extrato. Depois são unidos como bem-casados com algum ganache ou creme.
No blog da Bia, o L'amour dans l'assiete vc vai encontrar receitas de macarons de baunilha e chocolate!
Beijos, querida, boa semana pra ti também e um Valentine's inesquecível pra vcs!

Valentina disse...

Voce agora me maltratou e ainda me deixou esfomeada.Esta receita esta barbara. Ostras.pode mandar pra ca. Oh que pena que nao somos vizinhas amiga.

Karen disse...

Como eu adoro kaki furai!

Caju disse...

Kaki Furai é bom demais! Sua receita está muito cuidadosa e não vejo a hora de executar. Obrigado, Akemi.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails