terça-feira, novembro 07, 2006

Iguaria fina!!!



Chuchu??? Sim, chuchu, minha gente! Quem diria que este fruto tão sem graça e que eu odiava quando tinha lá em casa, virou uma estrela aqui no Japão!
Acho que somente quem mora fora do país por algum tempo (ou muito como no meu caso) sente falta de alguns legumes ou frutas que, no Brasil, são vistos da forma como eu comecei esta postagem. Este fruto até virou apelido para o frustrado candidato Alckmin, picolé de chuchu! Vê se pode??? Hummm, se dependesse dos conterrâneos aqui no Japão, ele estaria eleitíssimo!
Depois que vim para cá, passei a amar chuchu! Muito em parte também pela minha amiga Lucinha, cheia de idéias e criatividade para inventar pratos. Ela faz um chuchu recheado que é uma delícia! Salada de chuchu e ovo cozido também aprendi com a Lucinha! Em casa sempre fizemos assim, só refogadinho. "Argh!" em tempos de Brasil e hoje penso como é tão bom comer com um arroz e feijão!
Aqui os japoneses também comem chuchu, mas de uma variedade branca. Os japoneses costumam fazer conservas salgadas com o chuchu. É muito difícil encontrar nos mercados. Antigamente, tínhamos que ter a sorte de encontrar alguém que plantasse no quintal e tivesse a bondade de dar alguns para as pidonchas aqui! rsss
Atualmente muitos brasileiros e até japoneses estão plantando vários tipos de legumes e folhagens brazucas, mas como eu não vou muito em lojas de produtos brasileiros, acabo ficando sem ver ou comê-los por um bom tempo.
Esta semana, minha gentil amiga Lucinha dividiu comigo alguns chuchus que ela comprou no final de semana. Nem preciso dizer que gostei, não? Mais do que depressa, preparei este refogadinho de começo. Yes, ainda tem mais alguns na geladeira aguardando outras receitas! Aceito sugestões!

PS: passei a vida toda achando que chuchu fosse legume! Tinha até escrito aqui, postado, quando me deu um estalo e fui pesquisar na net e descobri que é um fruto! Mais uma que aprendi!



Chuchu refogado

2 chuchus
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picadinho
sal e pimenta a gosto
salsinha picada

Descasque os chuchus e corte no sentido do comprimento. Tire a parte branca central com a ponta da faca e pique em cubinhos.
Refogue o alho no azeite até alourar. Junte os chuchus e tempere a gosto. Se necessário coloque um "cadinho" de água, abafe e deixe cozinhar em fogo médio até ficarem macios. Desligue o fogo, coloque a salsinha e misture.

26 comentários:

Anônimo disse...

Akemi, eu adoro chuchu. A mãe sempre preparou de mil maneiras, uma melhor do que a outra. Aqui pelos mercados também tem uns mini-chuchus, coisinhas mais queridas, você precisa ver!
Mal posso esperar pelas suas próximas receitinhas...
;***

Anônimo disse...

Clarice, pela primeira vez vou ter que torcer o nariz para suas receitas, amiga... Chuchu, não dá!! :D

Ah, tb achava que chuchu era legume!

Ana disse...

Eu sou outra que adora chuchu!! Mas sempre gostei, no Brasil tbem!! rss!
Ana

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, sao anos sem comer esse legume... nossa, vendo a foto do seu refogadinho ate senti o cheiro! ;-) aqui tbm vejo o chuchu, mas deve vir do mexico e ter gosto de nada - se isso eh possible!!!! :-))) beijao,

sonia a. mascaro disse...

Esta receita é igualzinha a da minha avó! Uma delícia! Chuchu fruto? Não sabia..... sempre pensei que fosse legume!

Eli disse...

Clarice eu amo chuchu, refogadinho assim como esta o seu então, aiii. Sabe eu gosto muito de suflê de chuchu.

Karen disse...

Minha opinião sobre o chuchu é meio ambígua. Como, mas não é um de meus favoritos!

Valentina disse...

Clarice, isto me lembrou tempos de estudante em Ouro Preto. Chucu era barato, dava em todo lugar..sempre comíamos.chuchu assim, chuchu assado...rss Que apetitoso que esta este. A Ana gosta muito de chuchu.Ela já leu este post?

Anônimo disse...

Em termos botânicos, abóbora, chuchu, melancia, melão e pepino são todos frutos de uma mesma família, Cucurbitáceas. Em termos culinário-gastronómicos, uns são fruta, outros hortaliça.
Mas o que mais nos interessa é que, cozinhados ou ao natural, nos saibam bem.
Em Portugal fazemos também doce de chuchu. É muito agradável e tem as mesmas aplicações do doce de chila.
Temos cá 3 variedades: uma branca, muito espinhuda e gosmosa, que não aprecio; uma verde com alguns picos e uma outra, verde lisa, como a sua. Considero esta a melhor.
Já experimentou, depois de cozidos, cobri-los com béchamel, e levá-los a gratinar?
Um beijo
Nela

Anônimo disse...

Akemi, igual a voce, sempre gostei e passei a valoriza-los mais depois que mudei pra ca..:) Outro dia achei-os baratos e tava atras de receitas..acabei fazendo o mesmo que voce, o gostoso refogadinho:)))

Que delicia, neh??

Nao sabia que eram frutos..

Beijos

Bri

Be disse...

Parece tão bom. E eu qe achava o chuchu sem graça.

Akemi disse...

Dadi, andei vasculhando a net e realmente tem tantas receitas boas! Fico até tonta, tanta receita para pouco chuchu! rsss

Patricia, tem coisas que realmente não temos como engolir ne? Valeu a sinceridade, amiga!

Ana, mais uma coisa em comum que nós temos ne?

Fe, morri de rir com seu comentário a respeito do "sabor" do chuchu! rss

Sonia, tão simples e tão bom ne? Para vc ver que net tbm é cultura!

Eliana, fiquei curiosa com seu suflê! Poderia me passar a receita, por favor?

Karen, sei bem como é isso! rss

Val, que delícia ter estudado em Ouro Preto! Linda cidade, culinária então nem se fala! Hummm! Sim, a Ana já passou aqui confirmando que tbm adora chuchu!

Nela, muito obrigada pela explicação e pela sugestão de gratiná-los! Fiquei curiosa com o doce de chuchu e o que seria chila, amiga?

Brisa, que legal saber que tem chuchu por aí tbm! Mas os americanos consomem tbm??? Refogadinho simples assim é de raspar a panela! rsss

Anabela, eu tbm pensava assim até vir para cá! O mundo dá muitas voltas!

Vivianne, bem-vinda ao clube do chuchu! rsss
Obrigada pelo elogio da foto, vindo de vc é uma grande honra! Amo suas fotos, viu!

Anônimo disse...

faz tempo que nao como chuchu, e por coincidencia eu achei por aqui esta semana, comprei e vou preparar amanha ! bjs

Anônimo disse...

Akemi
Encontrará nesse site uma foto de gila, ou chila. Penso que, ao vê-la, a reconhecerá, pois sei que existe no Brasil. De uma forma geral, só é usada para doce mas, numa época em que houve grande produção, o meu pai fez sopa com ela e era bonita (parecia cabelo de anjo) e saborosa.
http://www.vaqueiro.pt/glossarios/ingredientes_detail.aspx?id=424
Não me sinto no direito de lhe encher este espaço com "testamentos", pelo que, se me permite, enviar-lhe-ei a receita dos dois doces para o e-mail que está nos "Quatro Cantos do Mundo". Pode ser?
Nela

Akemi disse...

Nela, se não for lhe dar trabalho, ficarei feliz em receber as receitas! Um abraço!

Anônimo disse...

Oie..Akemi, sempre aprendo com as suas receitas e tbém me divirto com os seus comentários....hehehe....realmente aki no Brasil só fazemos chuchu refogado...tbém não gostava muito...mas agora até que mudei de opinião...p falar a verdade vira e mexe eu compro uns dois na feira...p fazer tipo um virado, rsss será esse o nome???, aliás ke adoroooo....com feijão, bacon, farinha de milho e uns ovos cozidos...fica bão demais...ah por aki está tdo bem!!! começando o verão...tempo de ir à praia....oba comer camarão, lula...eita ke delícia hein...e um sorvetinho básico...e vces aí no friozinho, tempo bom tbém p comer um bom lamen....ke só sei um pokinho do gosto do lamen daí, pelo ke comi no Aska Lamen , na Liberdade em Sampa, será ke é parecido mesmo????ah qto ao yokan de kuri, ele é de massa de kuri mesmo, com alguns pedacinhos no meio, e com textura de yokan, por causa do kanten....será ke vc tem alguma receita parecida com isso????Bjinhos...ops já ia me eskecendo estou ansiosa p ver as receitas ke vc vai postar, já ke aí já está esfriando, receitas de inverno...hummmmm....!!!Bjinhos....

Akemi disse...

Andréia, que interessante este virado/farofa! Gostei da idéia! Hummm! Menina, que inveja de vcs que vão curtir o verão de agora em diante! Nem me lembre do frio, detesto! A única coisa boa mesmo é como vc disse, comida!!!! Sim, adoramos lamen e mesmo no calor comemos! rsss
Poxa, vc é a segunda pessoa que fala neste Aska esta semana! Pelo visto é bem conhecido! O dono é pai da minha ex-sensei de nihongo! Que mundo pequenino, não? Pode contar que vc está comendo o lamen original daqui! Ele veio até aqui aprender a fazer igualzinho, assim como os guiozás! Segundo minha ex-sensei ele experimentou váaaarias farinhas de trigo até conseguir chegar na textura do macarrão daqui! Sugoi ne? Vou ver se encontro alguma coisa parecida com este yokan, ok? Aguardo novas visitas suas! Bjos!

Eli disse...

Clarice me dê seu email que mando a receita pra você.

Anônimo disse...

Hummmhmmm,que delícia. Eu amo chuchu e esta semana conheci a versão baby, uma graça.Ah, vou ver o nome do restaurante que serve o Mont Blanc e escrevo aqui. Bj

Anônimo disse...

Nossa, que bacana, seu blog procurando receitas com chuchu, vou fazer um almoço gostosinho pra minha namorada amanha e estava em duvida se fazia chuchu gratinado ou refogado, decidi fazer refogado!

Depois eu falo se ficou bom, vou seguir o que vc disse no blog! muito obrigado Akemi

Unknown disse...

Tenho um pé de mini chuchu carregadinho e gostaria de saber como fazer conserva deste legume tão bonitinho e produtivo.Por falta de conhecimento estou perdendo parte da minha *produção de fundo de quintal*

Akemi disse...

Ephigenia, eu nunca fiz chuchu em conserva, mas os japoneses costumam passar pasta de soja fermentada (missô) no chuchu e deixar por alguns dias.Depois é só lavar, fatiar e consumir. Tem também a forma tradicional de conserva japonesa, usando farelo de arroz (nuká) mas é um pouco mais trabalhoso .
Desculpe não poder ajudar mais!

Anônimo disse...

Oi.... Gostaria da receita do chuchu em conserva... esperimentei na casa da tia da minha tia...rs
e adorei.... demorei uns 2 meses pra descobrir ue akela conserva MARAVILHOSA era de chuchu.... e não consigo a receita!
beijso

Akemi disse...

Cinthia, nunca fiz conserva de chuchu mas experimente envolver o chuchu em bastante missô, pasta de soja fermentada. Deixe alguns dias, depois lave e corte em fatias. Desculpe não ajudar mais! Um abraço!

Anônimo disse...

Ola. sou portuguesa, e só ha bem pouco tempo conheci o chuchu, pois o meu irmão comprou uma casa que pertencia a um brasileiro, aqui em portugal, e ele deixou o quintal cheio de frutas e legumes brasileiros. O meu irmão dá-me imensos, e a minha mãe tb já plantou. encontrei o vosso blog pois estava à procura de receitas de chuchu. pensava que era um legume, entao só o utilizava em sopa, mas sinceramente não sei bem a que sabe...parecia-me que não sabia a nada...talvez seja um tipo de chuchu um pouco diferente. mas ainda bem que encontri este blog, pois ja vou experimentar outras coisas.

Já agora, no quintal do meu irmão também tem, eu penso que é fruto, que ele chamam de tomatilho, ou tomate brasileiro. será que é assim que se chama? é vermelho, e só consigo come-lo com açucar pois é amargo

beijo e obrigada

Unknown disse...

O CHUCHU É UM EXCELENTE LEGUME. ELE TEM SUAS PARTICULARIDADES ESPECIAIS. O CHUCHU, TEM 3 VITAMINAS: A, B E C . VOCE SABIA??? ÁGUA, BAGAÇO E CASCA. UHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUAHA

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails