sábado, outubro 21, 2006

Pão de Queijo do Baby Beef Rubaiyat



Mais uma deliciosa sugestão da Karen. Estes pães de queijo são super saborosos! Para os ratos de plantão é um prato cheio, pois é feito praticamente só de queijo. O polvilho é usado apenas para dar a textura característica de borrachinha do pão de queijo. Apesar de ter feito as bolinhas bem redondinhas, enquanto assavam elas foram se achatando. Elas não se expandem muito, não é necessário deixar muito espaço entre as bolinhas.
Não encontro o meia cura com facilidade aqui, e quando encontro o preço é um absurdo de caro. Usei o queijo Edam ralado, é um queijo mais forte que o parmesão, mais amarelinho e tem um quê de azedinho que lembra o cura. Mas se você não encontrar este queijo, creio que o parmesão também poderá ser usado tranquilamente, apenas o sabor talvez fique mais suave.
Como eu disse, é um pãozinho de sabor bem marcante, não sugiro para um café da manhã por exemplo. Cai bem numa beliscada no meio da tarde com uma boa xícara de café ou como deve ser no caso deste famoso restaurante, servido como entrada.
O ratão daqui de casa aprovou e aplaudiu. Obrigada novamente, Karen!

Pão de queijo do Baby Beef Rubaiyat

1 kg de queijo meia cura ralado
320g de polvilho doce
40g de manteiga
3 ovos
5g de açúcar
10g de fermento em pó
5g de sal
leite

Misture todos os ingredientes pela ordem. Vá adicionando o leite até dar ponto de enrolar os pãezinhos. Faça bolinhas e coloque em forma untada ou forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido bem quente (200oC) até ficarem levemente corados.

Obs: fiz meia receita mas usei 500g de queijo Edam, 200g de polvilho doce, 20g de óleo de canola, 2 ovos médios, 2.5g de sal e açúcar cada, 5g de fermento e fui adicionando leite e água (acabou o leite! rsss) até dar ponto. Fica uma massa bem gostosa de enrolar. Acho que da próxima vez colocarei pedacinhos de queijo mussarela picadinho na massa.

14 comentários:

miki w. disse...

ai, akemi! eu amo pão de queijo! o meu predileto é o do viena, não sei o que eles fazem que ele fica com uma levíssima crosta dourada na parte de fora e um miolo borrachinha mas com um sabor diferente de qualquer outro pão de queijo que eu já tenha provado!

eu não gosto de pão de queijo que tem uma cascona grossa, que é o caso da maioria que se encontra por aí... o seu está com uma aparência bem parecida com esse do viena!

que delícia!

um ótimo domingo pra vc!

bjs, miki

Valentina disse...

boa dia querida!! FAncy you , já fazendo receitinha. Que restaurante é esse? Adorei a sugestão do edam. vou fazer este danado.bjs

Anônimo disse...

Eu gosto de pão de queijo de todo jeito: borrachudo, molenga, puxa-puxa, com gosto de polvilho etc. Só não tolero aqueles que exageram no sal. Esse teu muito me agradou.Bjus

Karen disse...

Engraçado, os homens parecem gostar mais desses pãezinhos com muuuuuuito queijo, o Osmyr também adorou e pediu bis.
O gosto de queijo é bem pronunciado, bem, queijo é sempre bom! Li que para que os pães de queijo com bastante queijo não fiquem achatados, o ideal é modelar formas cilíndricas e não bolinhas. Ainda não testei, mas quem sabe ajude.

Akemi disse...

Miki, nunca comi o pão de queijo do Viena. Gostava do risolis de presunto e queijo e da torta de morangos de lá. Preciso provar quando voltar ao Brasil!
Bom domingo para vcs tbm!

Val, este restaurante é um super chique que tem em São Paulo. Está sempre na lista dos melhores da revista Veja. Nunca comi lá, meu bolso nunca permitiu! rsss
Este pão de queijo é queijo puro, acho que vc e seu namorado vão adorar!

Renata, pão de queijo é uma delícia mesmo! Este praticamente não leva sal, fica por conta do queijo mesmo.

Karen, vc comentou mesmo na sua receita mas não tinha entendido direito. Só depois que fiz que entendi! rsss Fica para a próxima vez!

Ana disse...

Estao lindos! Meus ratinhos aqui em casa adoooram pao de queijo! Ate criamos o habito de todo domingo ter pao de queijo de tarde, e quando nao tem eles ficam triste, acredita?? Eu adoro queijo, preciso um dia fazer essa receita!
Ana

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ah, que delicia! eu nunca fiz pao de queijo assim, so aquela receita de preguicoso de liquidificador, que fica parecendo um pudinzinho. esse esta lindo! beijos,

Akemi disse...

Ana, que delícia de hábito! É bom ter comidinhas assim que nos fazem lembrar dos finais de semana! Qual receita vc costuma fazer?

Fezoca, se com todas aquelas delícias que vc prepara vc acha que não tem disposição, imagine se tivesse mesmo! Eu adoro esse pão de queijo de liquidificador, tão rápido e gostoso! Há um tempo atrás estava na moda fazer essa massa em forma de pudim e batizaram como bolo pão de queijo.

Cinara disse...

Akemi, estes pães de queijo parecem deliciosos! Ultimamente só tenho comprado congelados, que acabam não tendo gosto de nada. Mas você acha que eu poderia usar polvilho azedo? Uma vez fiz pão de queijo com polvilho doce e não ficou muito bom...
Beijinhos!

Be disse...

que bom aspecto.
Pão de queijo é sem divida dos brasileiros.
Eu pago as despesas mande pra mim uns desses lindos

Akemi disse...

Cinara, a Valentina costuma misturar polvilho doce e azedo nos pães de queijo que ela faz. Experimenta e depois conta para a gente!

Anabela, não há quem não goste de pão de queijo, não? Até aqui se encontra em várias padarias, só quem com bem pouco queijo... :-(

Anônimo disse...

Akemi,
Eu não gosto de pão de queijo, mas esses aqui estão com uma cara apetitosa!

Que coincidência, tb fiz pão de queijo ontem, mas não esse pão de queijo do Brasil. Depois vou postar.

Bjs, querida!

Anônimo disse...

akemi, em uma palavra: tortura!
essa sua foto me deu vontade de comer o monitor e a receita me provocou uma vontade quase incontrolável de largar tudo e fazer um pão de queijo agora! hahah
'beijuss

Elvira disse...

Comi pães de queijo tão bons em restaurantes brasileiros de Portugal. E se eu fizesse também...? :-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails