segunda-feira, outubro 02, 2006

Espaguete alho e óleo com komatsuná



Em casa, quando minha mãe preparava este macarrão, as únicas pessoas que ficavam felizes éramos eu e ela. O restante da família (os homens) comiam entre resmungos. Macarrão para eles tinha que ser com molho vermelho, senão não tinha graça! rss
É um prato tão rápido e saboroso e ainda dá para incrementar com verduras. Gosto muito de acrescentar folhas como horensô (espinafre japonês) ou komatsuná (mostarda japonesa). Particularmente gosto desta última, pelo leve sabor ardido que possui.

Espaguete alho e óleo com komatsuná

Para duas pessoas:

cerca de 250g de espaguete
água
sal

2 colheres (sopa) azeite extra virgem
3 a 5 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça seca e sem sementes cortada em argolinhas
1 maço de komatsuná picado em nacos de 3cm
um pouco da água do cozimento do macarrão
sal e pimenta do reino

Coloque o espaguete para cozinhar al dente em água fervente e salgada.
Faltando uns 5 minutos para o macarrão ficar pronto (seguindo as instruções da embalagem que você estiver usando), coloque o azeite, alho e pimenta numa frigideira grande no fogo médio. Enquanto refoga, coloque os talos da mostarda no macarrão. Deixe cozinhar um ou dois minutos e junte as folhas. Deixe somente até mudar a coloração das folhas. Escorra e separe um pouco da água do cozimento.
Despeje o macarrão no refogado, junte um pouco da água e acerte o sal e a pimenta. Sirva em seguida.

9 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu adoro macarrao, alho e oleo enta eh comfort food pra mim! uso salsinha, mas gostei da ideia de adicionar verdura. acho que hoje seria um bom dia para um macarraozinho desses [segundona, baby!]. beijaoooo! :-)

Karen disse...

Não conheço essa verdura. :(
Acho que dá para escrever um livro sobre as diferenças dos hábitos alimentares dos homens e das mulheres. Aqui em cada também, se fizer macarrão "seco" já ouço protestos!

Anônimo disse...

Mostarda com espaguete, que casamento bem arranjado hein. Acho que uma escarola também cairia bem. Há alguma diferença entre a nossa folhagem e a japonesa?

Anônimo disse...

Oi Akemi!!

Olha soh, eu AMO essa receita..assim..eu nunca comih com komatsuná, sempre fiz com brocolis..Nem sabia o que era komatsuná ateh sua explicacao. Hmmmmm..acho que ja comih..mas..qto a pasta.. Top of list das comidas preferidas dos meus kids. "Macarrao, brocolis alho e oleo ( azeite na verdade), Vou tentar achar komatsuná..tem um nome ocidental pra isso??

Nos akih servimos essa pasta com muuuuuito queijo parmesao ralado fresco..

PS: usamos "black pepper" moida na hora
PS2: eu faco a receita com uns passos diferentes, tipo, cozinho o brocolis no vapor..se quiser, passo o modo de fazer..se nao..:)) BLZ!!

Bjs

Bri

Akemi disse...

Fezoca, segunda é O dia mesmo! Esta receita cai bem, fácil, rápido e gostoso!

Renata, escarola vai muito bem sim! Acho que a folhagem daqui é mais suave do que do Brasil.

Brisa, andaste desaparecida, muié! Espero que esteja tudo bem contigo! Então, este macarrão é tudo de bom ne? Com brócolis tbm é uma delícia! Gostaria sim da sua receita! Vc tem meu mail? Akemi67@gmail.com
Beijos

Anônimo disse...

Akemi, eu fiz espaguete alho e óleo no domingo à noite e tava bem bom na hora... mas acho que empolguei um pouco demais e no dia seguinte eu era uma mulher-alho-ambulante! hzhaha
essa sua idéia das verduras é ótima, deve dar uma suavizada no prato. Gostei!

Anônimo disse...

Akemi, adoro macarrão com legumes!
É saudável e também bom para variar um pouco do molho ao sugo/bolonhesa!

O seu está com uma cara ótima!

Anônimo disse...

Olá...Akemi, poxaaaa muito obrigada pela resposta, que aliás fiquei sabendo pelo meu namorado que está aí em Hamamatsu, ele me avisou , acho que a moça do blog respondeu a sua pergunta, fiquei super feliz porque achei que não tinha conseguido enviar....nossaaaaa fico muito espantada com os seus comentários, não sei o que vc faz aí, mas com certeza estamos perdendo uma grande jornalista!!!! ah como sempre fico morrendo de vontade de experimentar as suas receitas...heheh....esse macarrão da sua mãe com certeza é uma delícia, adoroooo horensô e tbém mostarda, mas jamais imaginei essa combinação...parabéns mais uma vez...agora já sei que os seus dotes culinários são genéticos!!!ah vou pedir várias coisas p o meu namorado trazer....a panela de pressão, talvez ele não ache igual a sua, aliás já procurou, as forminhas de bolo, os raladores....qual livro de receitas vc me indicaria???? sou louca por receitas!!!!!Obrigada pela resposta....se estivesse aí gostaria de te conhecer...e comer uma iguaria juntas!!!bjinhos..

Akemi disse...

Andréia, encontrei uma panela de pressão da T-fal que parece ser muito boa, paredes grossas mas é meio carinha. Entre todos os depatos, estava mais barato no Jusco. Achei umas formas de bolo lindas no Loft e Tokyu Hands em Nagoya. Quanto aos livros, vc quer em japonês ou inglês? Japonês pode pedir para seu namorado comprar qualquer livro sobre Okashi que vende nas livrarias daqui, são todos bons, bem explicados, com muitas fotos. Inglês eu recomendaria da Nigella (How to be a domestic godness) ou Donna Hay (modern classics 2), mas precisa encomendar na Amazon.
Espero ter ajudado, qualquer coisa, volte a perguntar!
Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails