terça-feira, setembro 05, 2006

Muffins de chocolate



Não sei se estes bolinhos podem ser chamados de muffins, pois seu modo de preparo é bem diferente do tradicional, mas vou intitular conforme a receita que peguei no site da Valrhona. Ponto a favor: a massa fica bem úmida e macia e o sabor de chocolate é bem pronunciado (êba para nós chocólatras!). Ponto contra: o müsli dá uma certa "mastigância" ao bolinho, não gostei muito. Não sei se o problema é a marca do müsli ou se é assim mesmo. Você já engoliu o bolo faz tempo e ainda está com pedaços de cereais na boca. Acho que preferiria uma textura crocante de nozes e passas ou framboesas frescas.

Muffins de chocolate

180g de chocolate em tablete meio amargo (61% de cacau)
50g de óleo com gosto neutro
4 ovos
70g de açúcar
70g de mel
160g de farelo de amêndoas
30g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
100g de müsli

Pré-aqueça o forno a 160oC.
Rende 12 forminhas de muffins.
Leve o chocolate e o óleo para derreter em banho-maria (coloque a tigela com chocolate numa panela com água quente mas a tigela não pode tocar na água) ou microondas. Reserve.
Bata na batedeira os ovos numa outra tigela. Junte o açúcar e o mel e bata mais. Acrescente o farelo de amêndoas e bata até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Peneire a farinha com fermento e misture delicadamente. Despeje um pouco desta massa no chocolate e misture. Só então despeje o resto da massa e misture. Junte o müsli, mexa até incorporar à massa. Distribua nas forminhas de muffins e leve para assar por cerca de 20 minutos ou faça o teste do palito. Se sair limpo, estará pronto.

10 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, talvez usando um musli com frutas secas...
eu estou pensando em fazer uns muffins ou cupcakes pra trazer pro trabalho no meu aniversario. o combinado aqui eh que o aniversariante traz o bolo. e como eu venho trabalhar de bike, um bolao nao daria... estou shopping around por receitas. vou anotar essa! ;-) beijao,

Karen disse...

HaHaha! Gostei da "mastigância"! Faço pouco bolo de chocolate, mas se é para chutar o balde mesmo, acho que ele tem que ser úmido, denso e macio, sem "mastigância", no máximo, como você disse, com "crocância"!

Anônimo disse...

Akemi, suas "críticas" às receitas são impagáveis!

A farinha de amêndoas dá umidade a bolos, realmente deliciosa. Mas o müsli... enfim, vou ficar com a sua opinião!

A receita parece bem gostosa, de qualquer forma. Fiquei com água na boca aqui (são 3:40 da tarde, a hora da gula...)

Bj!

Ana disse...

Achei a receita interessante, me deu vontade de fazer!
Nao so pela foto estar linda e vc dizer q eh p/ nos chocolatras, mas tbem por levar musli, q eu adoro!
Ah, e adorei seu comentario sobre a receita, explicou bem a textura do muffin! A "mastigancia" deve ser devido a aveia, ne!
Beijos!
Ana

Valentina disse...

Clarice linda, esta linda esta foto. E esta receita é interessante.Mastigancia realmente é engraçado.Acho que o musli esta mais no quesito saúde. É, tem um elemento de cupcake nele na parte dos ovos batidos com o açúcar e o mel.Cresceram bem, a massa ficou boa amiga. Que bacana.Bjs

Akemi disse...

Fer, quando é seu aniversário? Onde eu trabalhava no Brasil, também tínhamos este esquema, do aniversariante trazer o bolo ou doce. Na maioria das vezes, o pessoal ia de sonho de valsa! rsss

Karen, gostou da nova palavra que inventei??? rsss

Patrícia, imaginei que o müsli desse um tchan no bolinho, mas ele me enganou direitinho!

Ana, acho que você vai gostar deste bolinho então! Tem tudo o que vc adora! Estava a pensar aqui em dar uma leve tostada no müsli antes de colocar na receita, talvez melhore a textura...

Valentina, também pensei neste item de saúde quando vi que usava müsli, mas vc acha que levando essa quantidade de chocolate e amêndoas, o autor da receita pensou nisso??? rssss Como disse a Karen, é para chutar o balde mesmo! rsss

Anônimo disse...

Gostei do debate acima acerca do musli.Sobre a foto nem tenho o que comentar.Perfeita !

Eli disse...

Clarice a foto está linda e pela foto parece uma delícia. Mas pelo seu comentario eu acho que quando foi fazer sua receita colocarei nozes.

Elvira disse...

Os meus muffins favoritos! E que bom aspecto têm!

Akemi disse...

Renata, saia de cima do muro e diga, com ou sem müsli??? rsss

Eliana, obrigada, querida! Acho que com nozes ficará perfeito!

Elvira, bolinhos de chocolate são tão deliciosos, não?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails