domingo, julho 16, 2006

Muffins de blueberry



Aproveitando a época de blueberries, fomos colher algumas num pequeno sítio pelas redondezas. Mediante uma taxa, entramos no pomar e podemos comer à vontade essas frutinhas. Não foi tarefa fácil encontrar frutos maduros, a disputa entre nós e os insetos estava acirrada! rs Além disso, as árvores ficavam em morrinhos que nos obrigavam a subir por escadas íngremes ou nos equilibrar no terreno desnivelado (será que plantaram assim para desanimar o povo e, assim, não comer muito??? rs). Apesar disso e do calor infernal, acreditem, foi um passeio divertido! Na saída comprei uns blueberries, sim, comprar porque não se pode levar nada do pomar, só se pode comer lá nos pés, e resolvi fazer uns muffins. São tantas receitas mas acabei por fazer esses da Valentina desta vez. São simplesmente deliciosos! A massa macia se conserva assim mesmo no dia seguinte, só tome o cuidado de envolvê-los em filme plástico para não ressecá-los. E blueberries frescos têm um sabor completamente diferente dos congelados, com certeza! A Valentina não coloca na receita, mas pela foto, vi que ela acrescentou raspas de limão ou laranja. Aqui eu também coloco raspas de um limão, dão um sabor a mais nos muffins. Outra dica que peguei de um livro de muffins daqui: use uma colher de bolear sorvetes para colocar a massa nas forminhas, assim não faz aquela sujeirada quando se usa colheres comuns!




Muffins de blueberry


75g manteiga sem sal e em temperatura ambiente
200g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75g de açúcar
uma pitada de sal
100g de iogurte e 100ml de leite desnatado
1 ovo grande
200g de blueberries


Pre-aqueça o forno em 200oC. Prepare as forminhas de muffins (rende cerca de 10 a 12 bolinhos de 7cm).

Combine todos os ingredientes secos numa vasilha e reserve. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Enquanto a manteiga esfria misture os ingredientes líquidos. Acrescente a manteiga assim que esfriar. Faça um buraco no meio da vasilha com os ingredientes secos e derrame a mistura liquida. Com um garfo misture tudo levemente pois você quer somente combinar todos os ingredientes mas preservando a consistência encaroçada, que é uma característica do muffin. Jogue as blueberries e as raspas só no final. Divida a mistura pelas forminhas e leve ao forno por 20 minutos.




No começo não sabíamos qual colher e pegamos muitos azedos. Entre tentativas e muitas caretas depois, descobrimos que, apesar de terem o mesmo tom escurinho, os maiores são mais doces que os pequenos! Haja garimpagem! Não é à toa que essas frutinhas frescas sejam tão caras no mercado!

15 comentários:

Valentina disse...

Querida Clarice, que lindos que ficaram. E verdade, costumo colocar raspas de laranja.Acho que realca o sabor.

Karen disse...

Preciso encontrar blueberries! O galho da foto está cheio, mas isso não quer dizer que todos são bons para comer, né?

Akemi disse...

Valentina, obrigada pelo elogio e pela receita!

Karen, é verdade, é preciso ter olhar clínico para escolher as frutinhas! rs

Ana disse...

Estao lindos mesmo esses muffins! Eu AMO blueberries! Verao eh a melhor epoca do ano, tem as melhores frutas por aqui!
Ana

Akemi disse...

Ana, compartilhamos da mesma paixão!

Eli disse...

Estão muito lindos! Parabéns!

Anônimo disse...

Oi!
Quero agradecer a visita ao meu blog. E perguntar se posso linkar o seu lá.
Sempre o visito, mas ainda não tinha comentado... Adoro as receitas e a de cinammon rolls está na minha to do list. :)
Um beijo!

Anônimo disse...

Hmm, gostei das dicas das raspas. A colher de sorvete eu nao tenho mas já está na lista. É de chorar, sempre apronto uma confusão na hora de despejar nas formas. Os teus estão impecáveis !

Akemi disse...

Renata, da próxima vez vou experimentar com raspas de laranja, com limão ficou mto bom tbm! Essa da colher de sorvete é uma mão na roda, faz uma forcinha e compra, daí vc vai ver como fica facinho facinho colocar nas forminhas!

Anônimo disse...

oii!!! fiz os muffins... meu namorado adorou!!!! realmente sao otimos!!! obrigada pela receita!!!

Akemi disse...

Marcia, que bom que vocês gostaram da receita. Realmente, estes muffins são deliciosos, estava até a pensar aqui em fazer para o café da manhã de domingo, mas acabei fazendo o bolo de milho. Tenha um ótimo domingo! ;)

Xana Bértolo disse...

Oii Clarice..
Cheguei hoje aqui no seu blog e gostei bastante do que vi... Queria tanto experimentar estes muffins, logo agora que ando em onda de fazer muffins.. :)
Vou adiciona-la se não se importa no meu blog para visita-la mais vezes..
bjinhus

Lakshmi disse...

Oi, gostaria de agradecer a receita, modifiquei de acordo com o meu gosto. Ficaram lindos e muito gostosos!!! Todo mundo pede para eu fazer! Pena que os blueberries aqui no Rio de janeiro sejam tão caros.

Erica Cavalcante disse...

Como esse seu blog me tem sido util!! Sem batedeira e sem liquidificador o jeito é investir nessas receitinhas faceis mais nao menos deliciosas.. mando o link do meu face para as fotos que eu tirei.. e pra piorar eu botei uma amora no meio humm
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/378014_2377583004611_1401693119_32402692_612263968_n.jpg

Akemi disse...

Erica, sua danada! Babei com sua versão frutas vermelhas! Desconfio que não sobrou nenhum para eu provar ne? ;p
Bjss e obrigada por vir contar sua experiência!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails