sexta-feira, julho 07, 2006

Edamame



Chega o verão e o petisco mais pedido para acompanhar uma boa cerveja gelada é edamame cozido. Impossível de comer um só. Espreme aqui, espreme ali e nhac nhac sem parar. Hummmm!
O edamame é a soja verde e pode ser encontrada nos mercados com as favas nos galhos, só as favas e também já pré-cozidas.
Apesar de serem apenas cozidas em sal, tem um truquezinho para deixá-los dignos de nomiyas ou izakayas (bares ou petiscarias). Depois de lavar as favas em bastante água, polvilhe sal e com as mãos, vá "amassando" as favas, mas não com muita força, é claro, a não ser que você queira pamonhas de soja! Fazendo isso, você estará tirando os pelinhos inconvenientes e tirando alguma sujeirinha que tenha sobrado. Além disso o sal já vai penetrando na fava. Calcule para 400g de fava, 2 colheres de sopa de sal. Despeje as favas com sal e tudo em panela com água fervente abundante. Conte 5 minutos depois que voltar a ferver. Escorra e espere amornar ou esfriar completamente. Depois é só atacar!!!!

20 comentários:

Valentina disse...

Eu sou looooooooouuuuuuuuuca por edamames.Realmente eh algo que nao da pra parar de comer.um horror se a gente tem que dividir com alguem pois nao sobra. Nao sabia que era a soja verde. Puxa,que legal aprender.

Karen disse...

Sabe que eu nunca comi edamame! Também nunca vi à venda aqui por perto, agora fiquei com vontade! A gente come só a soja ou a vagem também?

Akemi disse...

Valentina, se sentarmos juntas para comer edamame, teremos que pedir uns 2kg pelo menos! rsss

Karen, só se come a soja. É uma delícia, sim! Será que não vende em mercearias orientais?

Ana disse...

Tbem adoro edamame! Eh adictive mesmo, comeca comer e nao para mais, a textura eh deliciosa, crunchy, buttery, e o sal so complementa e deixa mais perfeito esse snack!
Ana

Akemi disse...

Ana, acabei de passar pela sua cozinha. Que lindos muffins, deu vontade de pegar um! Pois é, já pensou nós 4 comendo edamame??? rs

Karen disse...

Vocês me deixaram na vontade, se encontrar vou experimentar!

Ana disse...

Karen, aqui eu encontro ela tbem fora do pod, sera q nao tem ai no Brasil?? Vou dar uma pesquisada p/ vc, se descobrir te conto! hehe!
Akemi, fique a vontade e pegue uns muffins la no kitchenspace!!
Ana

Anônimo disse...

Curioso os nomes em outras línguas. Vou memorizá-lo. Lá em MT (que a maior produtora de soja do País) tem que ir nas plantações para ver essas favas. Para vender nem pensar. Fiquei com vontade.

Akemi disse...

Renata, se encontrar à venda, experimente! Vc vai se viciar tbm! rs

Anônimo disse...

Oi Akemi

Aqui em casa também adoramos comer edamame. Adorei esta dica de preparo, pois os meus não ficam com essa cor bonita. Aqui em SP encontramos mais facilmente no verão, por isso no oshoogatsu é um prato tradicional aqui em casa.
Muito obrigada.
Mudando de assunto, o pacote de flocos de curry, voce acha que é facilmente encontrado nos supermercados. Na cidade onde o meu filho está tem o Jusco.
Beijos
Susan

Akemi disse...

Oi, Susan! Esse curry tem em todos os mercados, só tome cuidado com a cor. Peça para ele comprar do pacote prateado, ok?
Susan, onde vc compra edamame? A Karen está com vontade de experimentar mas ela nunca viu aí em SP.
Bjs

Anônimo disse...

Aqui em SP (capital)é muito facil encotrarmos o edamame. Encontra-se em feiras livres eu sempre compro no varejão do Ceasa. Vou ficar de olho e avisarei a Karen quando estiver a venda, OK?
Como ela é de Campinas, tenho certeza que nas mercearias que vendem comidas orientais ela possa encotrar.
Um beijão
Susan

Akemi disse...

Susan, onegai shimasu então!
Bjs!

Anônimo disse...

Sou dono de site da olhada tudo produto japones tudo com garantia e nota fiscal.
temos loja também
Nironkaeru
Av.jabaquara 760 loja 90
Tel:011 55943314
da olhada nosso site
www.nironkaeru.com.br

Anônimo disse...

estou indo a loucura a procura de edamame aqui no rio de janeiro, todo lugar que pergunto as pessoas acham que estou brincando com o nome....
alguem pode me dizer onde vou encontrar edamame para vender na cidade do rio? EMAIL PAULABERGER@GLOBO.COM

Unknown disse...

oi!!sou de maringa-parana e to fazendo um trabalo sobre edameme e gostaria saber o preço por exemplo de 400g!nas feras, nos bares!!c alguem poder me passar essas informaçoess fico mto gratoo
abraço

Unknown disse...

oi!!sou de maringa-parana e to fazendo um trabalo sobre edameme e gostaria saber o preço por exemplo de 400g!nas feras, nos bares!!c alguem poder me passar essas informaçoess fico mto gratoo
abraço

veggie disse...

pessoal,
entrem no site www.veggie.com.br
edamame da melhor qualidade, delicioso, importado...
eles vendem no santa luzia, varanda, emporium são paulo...e o preço é bem melhor que os existentes na liberdade!!!!
abraços

Alan disse...

descobri uma empresa que está importando o Edamame!!!
www.kalenafoods.com.br
lá tem vários lugares de onde comprar....

Hello Stranger disse...

Adoro edamame, mas noa encontro no sul do pais, eh triste...quem sabe um dia chega aki :/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails