quarta-feira, junho 07, 2006

Bolo de Cenoura com Cobertura de Cream Cheese




Mais uma receita campeã da Valentina! Como ela mesma disse, quem fizer não vai ficar desapontado com o resultado de jeito nenhum! Esse bolo fica muuuuito macio, suuuuper úmido, saboroso demaaaaaais! É uma viagem de sensações na boca: a crocância das nozes, a textura das passas, as especiarias, o aroma de laranja e o leve azedume do cream cheese...Hummmm! Apesar de levar uma boa quantidade de cenouras, você quase não sente seu sabor, uma ótima receita mesmo para quem não gosta de cenoura. O bolo que comprei outro dia fica no chinelo perto desse!
Com este bolo também tive oportunidade de estrear meu ralador de limão/laranja. Já estava procurando faz um tempão pelas lojas daqui e finalmente encontrei no Tokyu Hands em Nagoya. Você sente as raspas ao comer o bolo, fica bem diferente daquela raspa moída naquele ralador de metal (que volta e meia acaba levando um pedaço de pele do seu dedo! kkkkk).
Fiz algumas adaptações devido à falta de alguns ingredientes ou por não tê-los na quantidade requerida na receita original (me perdoe, Valentina!). Abaixo coloco a receita conforme fiz aqui em casa. A receita original você encontra aqui. Da próxima vez que fizer ricota caseira, quero experimentar com a cobertura da receita original. Fiz essa cobertura para aproveitar um cream cheese que já estava aberto e precisava ser utilizado urgentemente. Peguei uma receita do All Recipes como base e também fiz alguns ajustes pois achei que ficaria muito doce e, por consequência, enjoativa. Não se assuste com a quantidade de ingredientes, faça e se delicie!


Bolo de Cenoura com Cobertura de Cream Cheese

Bolo:
150g de brown sugar e 25g de demerara
120ml de óleo
3 ovos médios
150g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento em pó
1 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de all spice
uma pitadinha de sal
1 colher (chá) de gengibre ralado
200g de cenoura descascada e ralada
raspas de 1 laranja
120g de uvas passas brancas
50g de nozes picadas grosseiramente

Calda:
suco de 1 laranja
1 colher (sopa) de sumo de limão
40g de açúcar

Cobertura:
125g de cream cheese
50g de açúcar
1 colher (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de mel
200ml de creme de leite fresco

Para o bolo: bata na batedeira os ovos, o açúcar e o óleo por alguns minutos até a mistura ficar clara e leve. Peneire diretamente sobre os ovos batidos a farinha de trigo com o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Misture levemente com com colher de silicone. Junte o gengibre ralado, a cenoura ralada, as passas, as raspas de laranja e as nozes. Misture somente o suficiente para incorporar os ingredientes. Despeje numa forma (22x22cm) untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 170oC por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito. Fure todo o bolo ainda quente e despeje a calda (misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo somente para dissolver o açúcar) por toda a superfície. Deixe esfriar completamente. Espalhe a cobertura e conserve na geladeira.

Para a cobertura: bata o creme de leite fresco até formar picos firmes, não duros. Reserve. Bata numa outra tigela o cream cheese até formar um creme. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o iogurte com o mel e bata. Junte 1/3 do creme de leite e misture com colher de silicone até se incorporar ao creme. Junte o restante do creme de leite e misture delicadamente. Recomendo preparar a cobertura quando o bolo já estiver frio para ser espalhado logo em seguida. A textura do creme muda quando deixado na geladeira por algum tempo, o sabor não altera mas a aparência fica feia, toda enrugada.

11 comentários:

Paula disse...

Deve ser uma delícia!

Valentina disse...

Clarice, fico tão feliz que tenhas gostado pois acho este bolo divino amiga. Vou levar a receita pro Brasil em SEtembro pra fazer la em casa.Amei a tua apresentacao - por cima, os flakes no prato..E amo as tuas reviews. Escreves deliciosamente bem.Um abraço imenso.

Anônimo disse...

Oi Akemi,
Você comprou um zester? Eu, diga-se de passagem, não vivo mais sem o meu.Bolo de cenouras com especiarias deve ser bom demais da conta.Faz um tempo peguei uma receita parecida no cybercook e ainda pretendo encarar o ofício..
"A colheita é comum mas o capinar é sozinho." Guimarães Rosa

Anônimo disse...

Akemi, na boa, voce e val estao se superando:)) Que bolo lindo( err..digo, delicioso!!:))

A foto diz tudo!!:)) PARABENS:))

Bjs

Bri

Anônimo disse...

Oi, Akemi! Meu marido adora bolo de cenoura entao vou fazer sem falta...mas esse tal de acucar demerara vc encontra aqui no supaa?
Nunca havia procurado por aqui, alias nunca fiz nada com esse ingrediente...Ah...que legal q vc conhece meu paraiso, onde fico horas so andando e olhando (o Tokyu Hands de Nagoya)!!!Depois te escrevo pra "dizer" como ficou!Beeeeijo!

Akemi disse...

Paula, gostei imensamente desse bolo, para fazer e repetir muitas e muitas vezes!

Valentina, é totalmente diferente do bolo de cenoura que comemos no Brasil, tenho certeza de que todos vão adorar lá na nossa terrinha! Que invejinha que vc vai passear lá! Aproveite bastante por mim tbm, amiga!

Renata, isso mesmo, é um zester, não sabia como traduzir isso e acabei colocando ralador mesmo...rs Daqui para frente tbm pretendo usá-lo bastante nas receitas! Amiga, faz sim esse bolo, é delicioso demais da conta!

Brisa, querida, muito obrigada, mas com as receitas da Valentina não tem como errar, é só coisa gostosa! Bjos no coração, amiga!

Mamy, esse açúcar demerara é aquele de cor bege que encontramos sempre ao lado do açúcar branco no supa. Tem cheiro de caramelo (pelo menos para mim...rs) e eu gosto de usar para fazer receitas mais natureba ou muffins, dá um sabor legal. Amiga, se o Tokyu Hands fosse mais perto pode crer que iria bater perna lá todo final de semana! Esqueço da hora lá e na parte de cozinha, então...pode me esquecer lá que não ligo...rs Espero que gostem do bolo, depois me fala o que acharam! Bjocas!

Ana disse...

Esta lindo mesmo Akemi!
Vou fazer essa receita um dia desses! Esse eh o tipico bolo de cenouras q eles fazem aqui nos EUA tbem. Eh mesmo bem diferente do q conhecemos no Brasil.
O negocio eh q eu gosto tanto da versao bracileira q nunca faco essa dai! hehe!
Ana

Anônimo disse...

Oi, Cla! O pedaco de bolo de cenoura,nao durou nem um minuto, QUE DELICIA!!!Hum... so de pensar da agua na boca. IRRESISTIVEL. Vou tentar fazer. bjos.

Akemi disse...

Ana, o bolo de cenoura do Brasil é mto gostoso mesmo mas experimenta fazer esse um dia, vc vai ver como é delicioso!

Lucinha, tem mtos ingredientes no bolo mas depois é só juntar tudo e assar. Olha o blog da Valentina, Trem Bom que vc vai encontrar uma receita melhor do que a outra!

Anônimo disse...

Gente, que bolo delicioso!!!Vale a pena fazer, a massa eh mto boa mesmo!Foi o bolo de cenoura mais requintado que fiz, mas o sabor eh demais!que aroma, que perfume!Dez!Obrigada, Akemi rsrsrs...fez parte da comemoracao do meu aniversario de casamento!Valeu, mesmo! Beijo

Akemi disse...

Fico super feliz de vc ter feito o bolo, Mamy! Kekkon kinenbi omedetou!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails