quarta-feira, maio 10, 2006

Hamburguer de Frango com Okará



Esse hamburguer é bem nutritivo, pode-se comer numa refeição ou mesmo como sanduíche. Quem me passou a dica foi uma outra ex-colega de trabalho, a Judite. Você pode usar carne de boi no lugar da carne de frango, o resultado também é saboroso! Aqui usei uma combinação de peito de frango com sobrecoxa, mas se quiser fazer somente com peito, fica a seu critério.
A proporção de okará você pode usar meio a meio também, mas se colocar mais okará do que carne, a textura já ficará diferente. Vai ficar parecido com papel molhado e amassado.
Você pode deixar os hamburguers crus congelados e ir preparando conforme a necessidade. É um ótimo quebra-galho quando estou sem mistura para levar no bentô (marmita).
O okará é o que sobra quando se produz o tofu e o leite de soja. Para maiores informações, veja esse site sobre soja e seus derivados. O aspecto do okará lembra o bagaço do milho quando espremido num pano, só que branco. É um bagaço pouco utilizado mesmo aqui, fica geralmente meio escondido na prateleira de tofus do supermercado.
No Brasil, comprávamos tofu caseiro de um senhor japonês, que sempre nos dava um pacote de okará de graça. Nos mercados daqui, é bem baratinho, cerca de 1/3 do valor do queijo de soja. Minha avó costumava fazer refogado junto com legumes. Confesso que não gostava, o okará tem um sabor bem peculiar. Mas nesse hamburguer você não sente seu sabor e de quebra está ingerindo soja que faz muito bem à saúde, principalmente para a mulher!

Hamburguer de Frango com Okará

200g de peito de frango moído
200g de sobrecoxa de frango moída
200g de okará
1 ovo
2 dentes de alho ralados
1 cebola grande ralada ou bem picadinha
bastante cheiro verde
1 colher (chá) de shoyu
1 colher (chá) de azeite
sal e pimenta do reino à gosto

Misture todos os ingredientes muito bem. Faça os hamburguers do seu jeito (eu costumo abrir entre dois filmes plásticos e pressiono com um prato). Grelhe e sirva em seguida.

6 comentários:

Karen disse...

Estranho, acho que nunca vi esse tal de okará na vida! Como ele é? Parece com o tofu?

Ana disse...

Interessante! Eu tbem nunca vi o tal okara... estou visualizando como se fosse um monte de graos de sojas espremidos. Voce acha isso p/ comprar mesmo?!
Ana

Akemi disse...

Karen e Ana, o okará lembra o bagaço do milho quando a gente espreme no pano para fazer curau, por exemplo. Acho que se vc perguntar para sua mãe, Karen, ela vai saber o que é.
Aqui encontramos nos mercados, sim, Ana. Talvez seja mais fácil encontrar em lojas de produtos vegetarianos ou macrobióticos.
Se puderem, dêem uma olhada nesse site sobre soja e vejam todos os benefícios do okará! Bjos!

Karen disse...

Akemi, faltou o link...

Karen disse...

OOps, falha minha, já achei! Está lá em cima.

Anônimo disse...

Ai vida..eh de frango, e nao como frango..mas fikei muuuuito interessada no okara..yummmmmm!!:))

Bjs

Bri

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails