terça-feira, maio 01, 2012

Hamburguer no papilote


Raramente o marido pede para preparar algum prato em especial mas ontem do nada ele comentou que faz tempo que não faço esse hamburguer. Como já estava com carne moída descongelando preparei no almoço de hoje mesmo. Não tinha todos os ingredientes na mão mas improvisei com uma coisa e outra e ficou muito bom, pelo menos o Luiz elogiou bastante! :)
A receita é a mesma que esta aqui, apenas troquei os cogumelos pela linguiça e o queijo muçarela pelo parmesão. Com arroz branco, legumes na manteiga e uma saladinha, a refeição ficou pra lá de especial!
As fotos não ficaram lá grandes coisas, perdoem-me! Com o frio que fez hoje, queria comer logo enquanto ainda estava quentinho! :D

Hamburguer:
250g de carne moída (usei patinho)
sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo extra
4 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira
1 dente de alho espremido
1 cebola média picadinha

Molho:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média cortada em fatias finas
150ml de água
100ml de vinho tinto seco
1 lata de tomates pelados (400g)
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de molho shoyu
uma pitada de cominho em pó
1 linguiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas de 1cm (200g)
manteiga para finalizar
cebolinha picada
queijo parmesão ralado a gosto

Comece fazendo o hamburguer.  Numa vasilha, coloque a carne moída e tempere levemente com sal e pimenta do reino. Amasse bem até começar a ficar com liga. Junte o ovo, farinha de rosca, alho e cebola. Amasse tudo muito bem e divida em 4 porções. Modele cada porção em formato oval com cerca de 2cm de altura.
Aqueça bem uma frigideira grande e regue com um fio de óleo. Disponha os hamburguers e deixe dourar bem de um lado para virar e terminar de dourar do outro lado. Não é necessário que cozinhe por dentro, ele vai terminar de cozinhar no forno. Tire num prato e na mesma frigideira, refogue as rodelas de linguiças. Depois de dourar levemente, tire as linguiças num prato e retire o excesso de óleo da frigideira com um papel toalha. Coloque a manteiga e espere derreter. Acrescente a cebola e refogue bem em fogo baixo até quase caramelar.
Enquanto isso numa pequena panela, coloque a farinha de trigo e leve ao fogo médio. Vá mexendo de vez em quando até que a farinha comece a torrar e ficar levemente escura. Cuidado para não queimar.
Apague o fogo e reserve.
No refogado de cebolas, coloque a água e o vinho tinto. Quando ferver, deixe cozinhando uns 5 minutos para evaporar todo álcool do vinho. Coloque os tomates pelados, espremendo na mão antes de juntar ao refogado. Lave a lata dos tomates com um pouco de água e jogue no refogado também. Tempere levemente com sal, pimenta do reino, cominho, molho inglês e shoyu. Deixe ferver alguns minutos e incorpore a farinha torrada. Misture rapidamente. O molho vai engrossar imediatamente. Se estiver muito grosso, pingue um pouco mais de água. Corrija o sal se necessário.
Corte 2 pedaços de papel alumínio de uns 30cm e sobreponha um no outro. Coloque uma colherada de molho no centro do papel alumínio. Em cima do molho, coloque o hamburguer e cubra com mais uma boa colherada de molho com algumas rodelas de linguiça. Deite um cubinho de manteiga no topo e feche o papel alumínio vedando bem  para o molho não vazar enquanto estiver no forno. Coloque o papilote sobre uma assadeira. Repita o processo com o restante dos hamburguers e molho.
Leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos.
Aqui em casa, cada um coloca o papilote no prato e abre com cuidado por causa do vapor. Polvilha-se queijo ralado e joga um pouquinho de cebolinha.
O molho sozinho parece não ser grande coisa mas no forno ele se transforma por conta do suco da carne, por isso é importante que ela não seja totalmente cozida quando é grelhada na frigideira.

Esse molhinho é muuuuuito bom!

16 comentários:

Megumi disse...

Nossa que chic...parece de restaurante!rsrss... Receita anotada!
Bjss

Isabel Salvador disse...

Ficou lindo com muita cor, deve ter ficado muito bom....bjokitas

Diana disse...

Hummm....me lembra o do Coco's. Coloquei no favoritos pra fazer *-*

Érica disse...

Adorei esse jeito de preparar o hamburguer, deve ficar uma delícia.
bjs

YES we Cooking disse...

Akemi, que delícia esse hamburger, fiquei morrendo de vontade de fazer. Super diferente...
Beijos, Cecilia

Josy disse...

Que hamburguer diferente Akemi, adorei a preparação dele e o resultado ficou excelente. A foto não esta boa??? Imagine se tivesse, deu água na boca. Beijinhos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Esse eu não conhecia: hamburguer no papillote! Gostei da ideia!
Bj e boa quarta,
Lylia

Andréa Santana disse...

OLÁ AKEMI,
O SEU MARIDO TEM RAZÃO DE LHE PEDIR ESSA RECEITA, COM CERTEZA VAI SER SUCESSO AQUI EM CASA TBM, BOA DEMAIS!
FIZ A SUA RECEITA DA CUCA ALEMÃ, A MASSA É MARAVILHOSA, QUANDO EU POSTAR TE FALO.

BJS ♥

Lu Westphal disse...

Nossa, q delicia!
Ficou apetitoso demais e esse molho eu adorei. q divino.
eu gosto qndo o marido pede algo em especifico pq na maioria das vezes ele responde 'vc q sabe, qlqr cisa ta bom.' aff.heheh
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Danni e Lype disse...

Querida amiga,
Nossa!!! ADOREI!!! Parece DELICIOSO!!!
Grande beijo, Irene

Anônimo disse...

Amiga isso é um tesouro que prático e gostoso - rende um belo almço, adorei!

Lica

Dafne Augusto disse...

Que perdição essa receita hein rsrsrs
Quem disse que não dá pra ser mais saudável (só um pokinho) comendo hamburger?
Um beijo

Adriana disse...

Olá, Akemi!

Essa receita rende dois hambúrgueres? Parece delicioso! Meu filho adoooooora hambúrguer (de fast food), mas vou tentar seduzi-lo com essa receita (muito mais saudável!).
Um abração

adriana ^^

Akemi disse...

Adriana, esta receita rende 4 hamburguers! Espero que o filhote goste desta opção! Bjss

Megumi disse...

Akemi, que delicia de hamburguer!!!Minha filha maior pediu pra da próxima vez fazer um grande igual do papai(grande)...rsrs...Dobrei a receita do hamburguer pra sobrar um pouco e como nw tinha vinho nw coloquei no molho, mas mesmo assim, o molho realmente é muito bom. E pra acompanhar fiz purê de batatas e meu marido fez uma salada no capricho. Com certeza farei mais vezes!
Bjsssss!!!

Akemi disse...

Boa noite, Megumi-chan! Morri de rir com o hamburguer "igual do papai" que sua filha pediu para a próxima vez! Garota esperta! ;)
Os seus acompanhamentos não poderiam ser melhor, imagino que todo mundo "rapou" o alumínio ne? rsss
Bjss e obrigada por vir contar aqui sua experiência! Uma ótima semana pra todos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails