quarta-feira, maio 02, 2012

Bolo de chá verde, castanhas do pará e goiabada

Lembro que estava na estação Barra Funda em São Paulo uns anos atrás aguardando a saída do ônibus para Maringá e para passar o tempo fiquei xeretando numa revistaria. Claro que tinha que ser na seção de culinária ne? rsss
Nem estava com intenção de comprar (sabe aquele ditado, quem procura...???) mas no meio de tanta revistinha, uma delas me chamou a atenção pelo título, "Bolos Fofinhos" (opa, achei!!! rss). Dei uma folheada e gostei de algumas receitas, além das fotos bem tiradas e apetitosas. O preço camarada também contribuiu para que eu passasse no caixa e trouxesse a revista na bagagem de volta.
O tempo passou, a revista fininha se perdeu no meio de outras revistas no armário, mudou de casa, passou de uma pilha de revista para outra e finalmente semana passada botei a mão nela e fiz valer o dinheiro gasto. Escolhi a receita de bolo de chá verde com castanhas do pará. Fiquei curiosa com a  combinação inusitada dos dois ingredientes, o oriental com o tropical. Enquanto preparava o bolo, lembrei-me de um de matcha com goiabada que a Bia postou há tempos atrás e resolvi incorporar alguns cubinhos do doce na massa também.
O bolo quentinho é muito bom mas só depois de frio é que se sente melhor o sabor de todos esses ingredientes. Gostei bastante do resultado, é uma combinação intrigante, surpreendente e muito gostosa!

1 pote de iogurte natural (usei um de 170g)
3 ovos extra
2 potes de farinha de trigo (use o pote de iogurte para medir)
1 ½ pote de açúcar
½ pote de óleo de canola
3 colheres (sopa) de chá verde (usei este)
½ xícara de castanha do pará
½ xícara de goiabada cortada em cubinhos de 1cm
1 colher (sopa) rasinha de farinha de trigo para envolver a goiabada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Unte e enfarinhe uma forma de pudim de 22cm de diâmentro.
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Misture a farinha nos cubinhos de goiabada e reserve.
No copo do liquidificador, coloque as castanhas e bata até formar uma farofa. Não deixe virar totalmente pó. Tire numa vasilha e reserve.
Agora coloque o chá verde no copo do liquidificador e bata alguns instantes até virar pó. Adicione o iogurte, os ovos e o açúcar. Bata bem por 2 minutos. Desligue o liquidificador e junte 1 copo de farinha de trigo. Pulse algumas vezes até a farinha ser incorporada. Junte mais 1 copo de farinha e pulse mais algumas vezes. Acrescente o fermento em pó e pulse mais um pouco até ser incorporada. Despeje as castanhas trituradas e misture com espátula.
Despeje metade da massa na forma e dê algumas batidas no fundo da forma para assentar. Espalhe metade dos cubinhos de goiabada procurando não deixar grudado nas paredes da forma (fica ruim na hora de desenformar). Despeje o resto da massa e espalhe a goiabada restante. Não bata mais no fundo da forma!!!
Leve para assar por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem dourado. Faça o teste do palito para se certificar. Espere 10 minutos para desenformar, passe antes uma faquinha em volta do bolo para o caso da goiabada ter grudado.



14 comentários:

grazi disse...

muito fofinho mesmo!!!!

PSD Design disse...

delícia!

legal teu blog, estou seguindo, siga-me

psddesigner.blogspot.com

Obrigado! Marcos Roberto

Anônimo disse...

Clarice que mistura inusitada , pelo menos pra mim e me encantou e deixou minhas antenas ligadinhas. kkkk

Que bolo mas fofinho e alto, bonito aff.... de matar. :)

Lica

Érica disse...

Akemi, bem diferente o bolo, mas pelo aspecto dele deve ser muito gostoso.
bjs

Inessa disse...

Akemi, eu também sempre que estou esperando trem, onibus,avião vou na banca e fico primeiro na culinaria, depois se der tempo na de arquitetura...rsrs
Mas fiquei curiosa mesmo pra provar essa combinação inusitada!
Nunca tinha pensado em triturar o cha verde no liquificador pra usar em bolos, vou tentar aqui com os meus!! nham nham! bjos!

Dafne Augusto disse...

Um bolinho assim, simples sem cobertura é ótimo pra tomar com um chazinho bem quentinho. Adoro coisas com chá verde. Apesar de nãos aber exatamente os benefícios dele, sei que faz muito bem e sou adepto a incrementar a dieta diária com coisas saudáveis, ainda mais quando vem de forma tão gostosa rsrs, Um beijo Akemi

Fê Dayrell disse...

Akemi que combinação hein, inusitada.
Com certeza vou experimentar.
bjo

São Ribeiro disse...

OS INGREDIENTES DESSE BOLO AGRADAM-ME LOGO ESSE BOLO DEVE SER UMA MARAVILHA.
COM O TEMPO DE CHUVA QUE FAZ AQUI ESSE BOLO É PERFEITO PARA O LANCHE.
GOSTEI MUITO.
BJS

Lu Westphal disse...

Oi..
adorei o bolome parece ótimo.
Estou participando de uma brincadeira e convidei 11 pessoas para participar..Convidei vc.
Se quiser participar entra la no blog e ve o post.
Fique a vontade caso nao queira participar, ta?
beijos.

Megumi disse...

Humm...parece tão fofinho...Akemi, qtas gramas de farinha de trigo mais ou menos equivale a esse pote de iogurte? O pote daqui é grande e me interessei em fazer esse bolo, parece bem diferente!
Bjss!

Cristiane Menezes disse...

Hummmm gostei da ideia vou fazer esta gostosura neste fim de semana! Só de olhar já deu vontade de provar. Obrigada!

Anônimo disse...

Akemi
Seu indice sumiu mesmo daqui de casa...
Mitie de Gunma

Akemi disse...

Megumi-chan, basta vc usar a mesma medida que escolher. Nessa receita pode usar até 200ml de iogurte que dá certo. Vc pega um copo de 200ml enche de iogurte e usa o memso copo para medir o óleo, farinha de trigo e açúcar. Só essa base de bolo é uma delícia tbm, faça o bolo com os ovos, óleo, açúcar, farinha e fermento e asse para vc ver que beleza que fica! Vc pode saborizar como nessa receita ou com raspas de laranja ou limão, chocolate granulado....

Cristiane, experimente e depois me conte o que achou!

Mitie, que estranho mesmo! Aqui aparece normalmente. E usando a procura de ingredientes ou receita lá em cima da página, funciona???

Megumi disse...

Rsrss...obrigada Akemi...
Um ótimo fim de semana! Bjssss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails