domingo, julho 24, 2011

Rosca Doce


Em tempos de internet confesso que escrever tem sido coisa rara. Nas poucas vezes em que pego na caneta a letra sai torta e os dedos logo se cansam e querem largar aquele objeto "estranho".
Não me lembro da última vez que escrevi uma carta ou qual foi a última receita que escrevi para passar para alguém. É triste mas justamente por isso guardo com muito carinho cartas que minha mãe enviou nos primeiros anos no Japão, de antigas colegas de trabalho, cartões de aniversário e de Natal além de muitas receitas devidamente guardadas em pastas como relíquias.
Cada receita me remete não só à delícia ensinada mas à pessoa que escreveu, à ocasião em que me foi dada, onde eu estava, em qual fase de minha vida... recordações tão boas e reais como uma foto para mim!


Estava com sobras de coco ralado fresco de um bolo que preparei ontem e lembrei-me de uma receita de rosca doce para utilizá-la. A receita foi passada pela sogra de um rapaz da empreiteira onde trabalhei no Japão. Na verdade não conheço esta senhora, foi o rapaz que me deu um pedaço da rosca e gostei tanto que implorei pela receita! rsss
Utilizar coco fresco faz TODA diferença! Se resolver experimentar esta receita, por favor, tente fazer com ele e não se esqueça de me chamar para comer! :)


* xícara medidora de 240ml

Massa:

2 gemas (de ovos extra)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) rasa de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite morno
farinha de trigo o suficiente (usei cerca de 400g)

Prepare a massa como você estiver acostumado. Minha maneira é colocar farinha em duas vasilhas (aqui coloquei 200g em cada). Numa delas coloque o sal e a margarina. Na outra, coloque o fermento, o açúcar ao lado, as gemas e despeje o leite morno sobre o fermento. Misture com espátula até formar uma pasta grossa e mexa vigorosamente até ficar viscosa e levantar bolhas. Despeje o conteúdo da outra vasilha mais o óleo. Misture com cuidado até toda a farinha ser incorporada. Despeje a massa na mesa raspando bem toda a vasilha. Sove até a massa ficar lisa e homogênea (uns 10 minutos). Faça uma bola com a massa e coloque de volta na vasilha onde foi misturada inicialmente. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa e retire da vasilha. Modele numa bola novamente, cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos.
Depois desse pequeno intervalo, abra a massa num retângulo de mais ou menos 36x25cm.
Passe por toda a superfície 2 colheres de sopa de margarina e polvilhe 2 colheres de sopa de açúcar + coco ralado quanto baste.
Enrole como rocambole e depois corte em 8 partes. Coloque com a parte cortada voltada para cima numa forma redonda (21cm) bem untada com margarina e forrada no fundo com papel manteiga.
Cubra com filme plástico e deixe descansar mais 30 minutos ou até dobrar de volume.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por 25 a 30 minutos. Caso doure depressa, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar.
Retire do forno e cubra com a seguinte calda:

1 xícara de leite
7 colheres (sopa) de açúcar
um pouco de coco ralado

Coloque tudo numa panelinha e leve ao fogo até ferver. Utilize quente sobre o pão recém-assado.
Sirva morno mas no dia seguinte fica mais saboroso!

Uma ótima semana para todos! ;)

24 comentários:

São Ribeiro disse...

ESSA ROSCA FICOU PERFEITA E ACREDITO QUE BEM DELICIOSA.
BOA SEMANA
BJS

Susana disse...

Ainda estou a babar... e acabei de tomar o pequeno almoço!!! Tem um aspeto super delicioso. Adorei a receita. Parabens.

Beijinhos

Van disse...

Adorei essa receita! Assim que tiver um tempinho tentarei fazer...
Ótima semana pra você!!!
Bju

Nani disse...

Eu escrevo muito no trabalho, mas é só. Sabe que eu tinha cadernos de receita, hoje em dia só mesmo o computador.
Essa rosca está lindona, vou e habilitar a fazer, já está convidada a vir em Minas comer.
Beijos

Ana disse...

Tem um aspecto delicioso.

Diversão gastronômica disse...

ameeeiii seu blog..visita e meu e me segue tb....bjoo

grazi disse...

está maravilhosa!!!!

é a primeira vez que vc nao nos mostra por dentro...

ENSAIOS disse...

Oi Sensei, concordo plenamente com vc, escrever com uma caneta como antigamente é uma coisa cada vez mais rara.Minha letra que era pedagógica esta cada dia mais feia e irregular, penso em comprar um caderno de caligarfia e treinar, mesmo sendo como nadar contar a corrente.
Bjus, Edna

Cristina disse...

Akemi, essa rosca doce está maravilhosa...amo todos os tipos de pães, por isso estou babando literalmente!rs...
Seu blog é onde encontro as receitas com as quais meu paladar mais se identifica.Obrigada por compartilhar as melhores receitas conosco!
grande bj...

Cristina disse...

Voltei! sempre tenho vontade de usar o coco fresco, seu sabor é inigualável, mas tenho dificuldade em retirá-lo da casca...vc sabe algum segredinho para facilitar isso? obrigada,bj

Gina disse...

O coco fresco é imbatível, sempre digo isso e costumo tê-lo congelado para usar a qualquer momento.
Quanto às cartas, escrevia muito no passado. Fiz um álbum de 400 páginas, com cartas que meu marido e eu trocamos. Não sei se você chegou a ver no blog (post: o casamento e a independência).
Minha mãe não aderiu à internet, então, as poucas cartas que transitam pelo correio são para ela. Detalhe: digito no micro e depois assino...rs!
E minha letra está cada vez pior, só rascunho correndo...
Boa semana!

Lina disse...

Olá, Akemi!Que rosca deliciosa!Obrigada por partilhares esta receita connosco. Eu tenho um caderno de receitas onde escreva as mais usadas, que farei muitas vezes. E escrito à mão, faço para não perder esse hábito...mas às vezes não é fácil.
Beijinhos

Akemi disse...

São33, obrigada!

Susana, infelizmente sofro do mesmo mal! rss

Van, experimente e depois me conta ta!

Nani, obaaaa! Pode ir preparando que estou chegando!!!

Ana, obrigada!

Diversão, vou já te visitar!

Grazi, obrigada!

Edna, minhas professoras tbm elogiavam minha letra mas hoje em dia são uns garranchos de dar vergonha! Boa idéia do caderno de caligrafia! ;)

Cris, adorei seu cantinho e realmente temos gostos bem parecidos! Já separei muitas receitas suas na minha listona por fazer!

Gina, morri de rir com suas cartas digitais mas assinatura manuais! rsss

Lina, parabéns por continuar esta linda tradição de cadernos de receitas! :)

Clau disse...

Adorei a receita,já está no meu caderninho (ainda tenho escrito á mão).Pode deixar que te convido quando fizer rsrsrr.Bjus.

Anônimo disse...

Akemi,
Tenho uma receita similar, apenas na calda acrescento canela em pó. A massa fica ótima, sempre fofa e bem crescida...
A respeito da escrita, saiu esta semana na revista Veja uma reportagem bastante interessante: "A mão ativa o cérebro", onde cita diversos estudos comprovando que determinados setores do cérebro que deixam de ser utilizados na escrita à mão, reduzem o raciocínio com o passar do tempo...

marlene

Akemi disse...

Claudia, vou aguardar então!

Nossa, Marlene, agora fiquei preocupada! Já sinto que minha memória me tem falhado horrivelmente, desse jeito vou ficar gaga logo logo! rsss
Vou providenciar meu caderninho de caligrafia viu!
Eu quase adicionei canela em pó na calda, menina! Da próxima vez farei como vc, obrigada pelas dicas!
Bjss

Anônimo disse...

Hi Meu nome e Adele,

Sempre dou uma passadinha por aqui para ver suas "criacoes maravilhosas) na cozinha. Sempre tenho visto receitas de pao doce com muita manteiga,muito fermento e bla bla bla - porem , a sua me deixou com vontade de testar...e testei hoje !!!posso dizer que a massa ficou fantastica - usei coco seco de pacotinho( hidratei c/ leite de coco antes)e para ficar como eu gosto,acrescentei passas e ameixas ( tudo picadinho )ao recheio . A farinha que usei foi UNBLEACHE ALL- PURPOSE . O tempo de forno eu testei com 350fahrenheit - forno eletrico - achei que 375F que equivalente a 190C seria muito quente - e acertei !!! ficou tudo perfeito !!
Quero te agradecer e desejar muito sucesso em seu blog.

Adele Neubauer (uma nova amiga) aqui da Florida.

moranguita disse...

que delicia que você fez. esta u espectculo. so espero que o forno nao tarde a chegar hehe

Akemi disse...

Oi, Adele! Muito obrigada por prestigar o blog! Vc já escreveu alguns comentários muito carinhosos e só tenho que agradecer por vc dispôr de alguns minutos para me escrever e contar um pouco de vc!
Fiquei imensamente feliz por ter testado esta receita e por ter dado tudo certo! Em se tratando de pães, com ingredientes de outros países sempre é necessário fazer uma ou outra alteração nas quantidades, tipo de farinha, tempo de forno.... e que bom que vc soube fazer as correções necessárias para que a rosca ficasse perfeita! Parabéns, Adele!!!
Espero receber outras visitas suas! ;)

Moranguita, obrigada! Sabe que uma vez fiz uns rolinhos de canela na frigideira na boca do fogão e deu certo! Acho que se vc cortar em fatias mais finas tbm pode dar certo! É só forrar a frigideira com papel alumínio e "assar" em fogo baixo tampado até dourar de um lado. Depois vira e termina de dourar do outro!

ameixa seca disse...

Continuo a escrever à mão, gosto muito :) Aliás, não imprimo nada da internet, até as receitas eu passo para um caderninho. Essa rosca deve ficar uma delícia, com coco fresco só pode ser mesmo bom!

Letrícia disse...

Que rosca lindona. Coco fresco com certeza deve fazer toda diferença.

Beijos!

Lari/Jê disse...

Aiiii Vontade de fazer agoraaaa mesmo!!!

Que delicia!

beijo Jê

Valentina disse...

Ah que lindo este post. E esta receita está bem convidativa amiga. Agora será que vc pega o avião rapidinho quando eu tiver feito? Nao sei se vou aguentar esperar muito para comer.

Clau disse...

Akemi,fiz a rosca e ficou maravilhosa!Foi devorada ainda morna.Adorei e com certeza vou repetir mais vezes. Suas receitas sõa maravilhosas.Bjus e bom fim de semana.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails