domingo, outubro 24, 2010

Bolo de laranja


Bolo do tempo da vovó, simples e gostoso, do jeito que eu gosto! Usei a cobertura do bolo Toalha Felpuda da minha mãe e ficou showww!

Massa:

4 ovos grandes
1½ xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara de óleo de canola
1 xícara de suco de laranja
uma pitada de sal

Cobertura:

250ml de suco de laranja
4 colheres (sopa) de açúcar
80g de côco seco ralado

Pré-aqueça o forno a 190˚C.

Unte e enfarinhe uma assadeira de 30x20cm.

Peneire a farinha com o fermento.

Coloque as claras na vasilha da batedeira junto com uma pitada de sal e bata em neve. Junte o açúcar às colheradas até formar um merengue firme. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Adicione todo o óleo e bata mais um pouco. Com a batedeira em velocidade baixa, vá alterando colheradas de farinha com o suco de laranja. Bata só o suficiente para incorporar. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.

Coloque todos os ingredientes da cobertura numa panelinha e leve ao fogo. Deixe ferver e aplique quente sobre o bolo recém assado.

27 comentários:

Nanyca disse...

Tem uma aparência mesmo deliciosa e fácil de se fazer...
esta semana experimento! ;o))

Lembrancinhas personalizadas da Joelma disse...

Vou tentar fazer esses dias,mas a dieta vai para o beleléu!!!!
Deve ficar muito bom!!!!!!!!!!!!!!
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Beta Tiossi disse...

Que bolo fofo! Que vontade! bjs

Fabiana disse...

Akemi,
que bolo maravilhoso!
Acho que tenho que deixar o meu lado chocólatra de lado, e fazer bolinhos como o seu.
beijos

Valentina disse...

Amiga, que coisa de toalha felpuda é essa? Adoro bolo de laranja. tinha uma receita excelente da época do Beltrano. Agora vou testar a tua.x

ameixa seca disse...

Realmente, essa cobertura fica a matar no bolo :)

Heidi disse...

Akemi,

Que maravilha este bolo de laranja, sou fã de bolos, sejam todos os tipos e sabores, e esta cobertura da sua mãe parece deliciosa. Sempre que posso, estou sempre passando para apreciar suas delícias, um forte abraço Akemi.

Taciana Franco disse...

ola,
aqui eu faco ele um pouquinho diferente rs
Coloco tb baunilha em po e ralo a casca de 2 laranjas na massa (ralo grosso)e uso manteiga ao inves de oleo
Aqui nao uso batedeira, e nao bato claras em neve rs, so vou juntando tudo numa tijela e batendo bem com a mao mesmo.
O bolo com as cascas de laranja dao outro sabor, uma delicia
beijos

Taciana Franco disse...

ops, bater com a mao nao ne gente rs
Entenda-se bater bolo sem batedeira rs
bjao

Fla disse...

Ai que delícia de bolinho, simples e delicioso.
Bjs

Akemi disse...

Nanyca, depois me conte o resultado, plis! :)

Joelma, sou meia suspeita, mas fica delicioso! Nem vai tanta gordura então não vai ser grande o estrago na dieta, acho... rsss

Beta, fica fofíssimo sim!

Fabi, acho que se maridão não fosse alérgico a chocolate tbm estaria na turma dos chocólatras, viu! rsss

Val, toalha felpuda é um bolo antigo que leva uma calda com coco ralado por cima dando uma aparência de toalha. A maioria das pessoas faz a calda com água ou leite, mas minha mãe fazia com suco de laranja e fica bão, viu!

Ameixinha, o bolo de laranja fica mais "laranjado" com esta cobertura! rss

Heidi, muito bom saber que vc prestigia o blog! Obrigada e volte sempre!

Taciana, agora vc me deixou curiosíssima, onde vc encontra baunilha em pó??? Já vi no Japão e adoraria saber onde encontrar aqui no Brasil! Deixe a sua receita completa para nós, por favor!

Fla, obrigada pelo carinho de sempre! Bjsss

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi....Estou contente que voçe melhorou. O cha de gengibre funciona bem. A receita era da minha mãe. Ela tinha sempre gengibre no quintal. Gostei muito da versão do bolo toalha felpuda de sua mãe, com suco de laranja. Eu costumo fazer com coco, açucar e leite. A minha reita ainda vai leite de coco mas, não coloco. Vou fazer a sua ai te conto o resultado. Um abraço da T.

Letrícia disse...

Hummm, bolinho de laranja é bom demais. Ando numa fase de gostar de bolos mais simples :-)

Receita anotada!

Beijos!

Ana disse...

Bolos simples de vo sao os melhores, adoro!
Ana

Simone Izumi disse...

Ake, eu não posso mostrar esta postagem para o meu pai, senão ele vai me pedir para bater um bolinho agora...hahaahha.
Ele é louco por bolo de laranja.Eu também, mas não sou muito referencia, pois sou louca por várias coisas...rs
Um bjo e parabéns, tá linda a foto!!
Si

Akemi disse...

Querida Terezinha, que luxo colher gengibre no próprio quintal! Male male consigo fazer um pé de manjericão ir para frente! Sou uma negação em jardinagem! rsss Melhorei da garganta, amiga, agora é a tosse que me perturba e não deixa ninguém dormir de noite! Nem a pobre da Laika, nossa cadelinha! rsss
Não sei se é a idade ou se as gripes estão mais fortes, só sei que tenho saudades dos meus 15 aninhos quando me curava da gripe num piscar de olhos! :(
Faça com o suco de laranja, amiga, vai ver como fica mais saboroso!

Lê, então este bolo cai direitinho nessa fase atual de bolos! ;)

Ana, receitinha do fundo do baú, amiga!

しもねーちゃん, bom quando sabemos a preferência dos nossos entes queridos, ne? O bolo tem um sabor suave, o tchan mesmo é a cobertura a base de suco! bjss

Regina disse...

Querida Akemi,

Sou um desastre na cozinha, porém, ontem, domingo, resolvi fazer um bolo para o lanche da tarde e, depois de pronto, esperando o bolo esfriar, vim dar uma espionada no seu blog e qual não foi minha surpresa ao me deparar com esta receita de bolo de laranja, o mesmo que eu havia preparado!! Acredita em coincidências?!!

O meu não tinha cobertura e lendo a tua sugestão, fui correndo preparar, porém, esqueci de um pequeno detalhe: despejei a cobertura sem levá-lo ao fogo!! rsrs... Bem que eu achei algo estranho, mas... até que não ficou ruim!!! Realmente, cozinha não é o meu forte!!

Ah... eu preparei este bolo de um modo mais fácil. Despejei os ovos, o óleo e uma laranja inteira descascada no liquidificador e depois misturei o açúcar, farinha e fermento... é mais prático e rápido! rsrsrs...

Fico encantada com seu capricho e habilidade nas receitas! Se eu tivesse o seu talento...

Tenha uma excelente semana!!

Beijos!!!

Anônimo disse...

Bolo de laranja!! EêÊÊê.. tava esperando um bolinho assim :). Gente que coisa deliciosa... rende bem né... :( ôxe, vou ter que fazer e começar a distribuir na vizinhança ( se eu comer tudo, de bola viro "balao mágico" ahahah XD)
Beijoooo
(melhorou da garganta?)

TAISA disse...

Olá, Akemi, muito prazer.
Há tempos conheço seu blog, desde que você estava no Japão. Fiquei um tempo sem visitá-lo e hoje é que fiquei sabendo de sua volta ao Brasil.
Inspirada pelo seu e outros blogs, também comecei o meu. Se você quiser visitá-lo e segui-lo será um prazer.
O endereço é:
http://oyogadiario.blogspot.com

Um grande abraço.

Mamy disse...

Akemi-chan,
meio seculo de vida e acredita que nunca comi um toalha felpuda na vida? Mas adoro e sempre que posso bato um bolinho de laranja...com certeza o proximo vai ter essa coberturinha! Que bolo fofo e lindo! Omedetou!

Akemi disse...

Regina, muito obrigada por prestigiar o PG e pela dica do bolo de liquidificador. Creio que devo ter uma parecida com a sua que leva laranja inteira perdida em algum lugar deste blog... Não diga que é um desastre na cozinha, só de saber que vc se aventura nas panelas e dá suas incrementadas (como colocar esta cobertura de improviso) já mostra que tem todos os requisitos para ser uma boa cozinheira!
Uma semana iluminada pra ti tbm! ;)

Lily-chan, acho que é por isso que a largura dos meus pneus não param de aumentar! kkkkk Minhas lombrigas são egoístas demais, quero tudo!!! rsss
Menina, descobri que além de gripe estava com kafunsho (febre do feno). Tomei 2 vidros de expectorante e nada. Tomei um anti-alérgico e parou!!!! E eu pensando que saindo do Japão tinha me livrado dessa alergia, que nada! :(

Taisa, obrigada por acompanhar o PG há tanto tempo! Vou lá conhecer o seu cantinho correndo! Bjss e bem vinda à blogosfera!

Mamy-chan, meio século de vida???? Não fale assim já estou me sentindo caquética assim! rsss
Eu mesma acho que a última vez que comi um toalha felpuda foi há uns 25 anos atrás, qualquer hora posto ele aqui.
Este bolo de laranja é bem natsukashii, lembra os bolos de aniversários que minha tia preparava para mim. Ela recheava com geléia de morango da Cica e cobria com claras em neve batidas com açúcar e suco de limão! rsss
Bjsss querida!

moranguita disse...

o bolo esta bem leve, e com a cobertura fica perfeito
tenho que experimentar
adoro bolos de laranja
beijinhos

Anônimo disse...

Essa receita de bolo é maravilhosa, há muito tempo procurava uma receita de bolo de laranja fofinho e esse realmente é muito bom.

natalia disse...

Akemi que delicia de bolo. Fiz hoje, super pratico, e o resultado foi uma delicia. A massa é super bonita e gostosa de bater... recomendo a todos!

Akemi disse...

Natalia, que bom que aprovou este bolo! Muito obrigada por retornar e deixar sua opinião sobre a receita! Bjsss

Anônimo disse...

Oi Akemi, Parabéns pelo seu blog, fantástico! Fiz esse bolo e ficou delicioso e muito fofo! Mas depois que retirei do forno o centro do bolo abaixou um pouco, você sabe o por quê? Obrigada! Cintia

Akemi disse...

Oi, Cintia! Talvez o motivo para o bolo ter murchado um pouco seja o tempo de forno. Experimente deixar assando mais alguns minutos! Boas fornadas e obrigada por comentar! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails