quarta-feira, abril 09, 2008

Confissão


Vou falar bem baixinho para ninguém ouvir, mas eu amo fritura!!! Pronto, falei! rsss Está certo que hoje em dia dá para se contar nos dedos (de uma mão) quantas vezes eu faço pratos fritos, tanto que uma garrafa de óleo aqui em casa dura uma eternidade mas, de vez enquando vai bem um tempurá, um pastelzinho e salgadinhos como estes risolis. Nem me lembro quando foi a última vez que fiz. Minha mãe costuma me mimar com salgadinhos quando vou visitá-la. Ela faz coxinha, bolinha de queijo, esfiha, quibe, até empadinha mas risolis, nunquinha! Minha mãe acha muito trabalhoso e não rende nada. Segundo ela, faz, faz e ainda tem massa para esticar mais uma vez! rsss
Bom, fiquei animada depois de ver os risolis da Lu que viu na Laurinha e decidi fazê-los em plena segundona depois de fazer 2 horas extras. Isto que é vontade de comer risolis, hein? rsss
A receita que tenho é igual à da Laurinha. A única diferença é que uso apenas leite. De recheio, fiz apenas de carne moída mas adoro de queijo com orégano ou presunto picadinho misturado com catupiry, requeijão e orégano, palmito refogadinho... hummmm!

Risolis

Massa:

1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1/2 colher (sopa) de manteiga ou margarina
sal a gosto

Peneire a farinha e reserve. Coloque o leite, a manteiga e o sal numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando abrir fervura, tire a panela do fogo e junte a farinha de uma só vez. Misture bem com uma colher de pau ou silicone até que toda a farinha seja incorporada. Fica um pouco encaroçado mas volte a panela no fogo e vá misturando e amassando a massa no fundo da panela. Quando a massa ficar lisa e formar uma crosta seca no fundo da panela, estará bom. Deixe amornar. Jogue um pouco de farinha na mesa e sove a massa até ela ficar lisa e elástica. Abra com rolo até ficar na espessura de 1/2 cm. Coloque uma porção do recheio sobre a massa, cubra com a massa e corte com um copo ou cortador em formato de meia-lua. Faça o mesmo com o resto da massa aberta. Depois, volte a sovar mais um pouco a massa retalhada e abra novamente. Passe os risolis no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em uma frigideira com pouco óleo (mais ou menos um dedo de altura) até dourar dos dois lados. Retire e deixe escorrendo em papel toalha. Sirva quentinho com tabasco do lado e uma latinha de guaraná para "chutar o pau da barraca de vez"!!! kkkk :-p

Sugestão de recheio de carne moída:

400 a 500g de carne moída
1 dente de alho picadinho
1 cebola média picadinha
1 tomate picado
cheiro verde picado
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo

Refogue o dente de alho em um pouco de óleo. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Coloque a carne moída e misture até tudo ficar soltinho. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe refogando até o tomate desmanchar. Peneire a farinha sobre o refogado e misture bem até ficar cremoso. Tire do fogo e deixe esfriar. Coloque o cheiro verde e misture. Empregue.

28 comentários:

risonha disse...

eu jogo no time da tua mãe... acho que a massa de rissóis, por mais que se estique nunca mais se acaba.
mas adorei estes teus.

Janna Joaninha disse...

mas uma friturinha bem feitinha de vez enquando não faz mal a ninguém né?

Silvia Arruda disse...

Eu tb adoto fritura. Fazer o que? De vez em qdo não faz mal a ninguém. Tem mais é que ser feliz! :)

Heleny Ricci disse...

Oi...
Vc não me conhece, mas eu te visito sempre, sempre rsrsrsr
adoro seu blog

estava na hora de me apresentar né?

olha...me deu uma super vontade de comer seus risoles, quase lambi o micro rsrsrsrs

estou em horário de almoço no serviço e morrendo de fome ai ai...
se estes risoles estivessem aqui rsrsrsrs

meu email é cucabel@gmail.com

se puder colaborar com algumas receita e só falar
tenho orkut tb

parabéns pelo Blog

bjs ♥

Migas disse...

Ok, ok. Eu confesso. Também sou das que não resisto a um rissol. Pronto, já disse. Adoro, principalmente estes caseirinhos!

Goreti disse...

Bom, tbm tenho uma confissão a fazer: I Love fruturas, mas vivo longe delas, além de engordativas, não fazem nada bem á saúde....oh vida, oh céus!!!

Beijos!!!

Marizé disse...

Se é para confessar eu tb confesso: adoro fritos, raramente faço por todas as razões sobejamente conhecidas. Mas esses rissóis eu não resistia :-)

Bjs

Eli disse...

Amiga aqui em casa também rola a friturinha. hahahah

Estão lindos!

Odete disse...

Akemi, que jeito legal de escrever, tira ate o peso de culpa pela fritura. Tambem gosto muito desses salgadinhos todos, mesmo estando longe deles de vez em quando caio na mesma tentacao.
bjs

Leila disse...

eu adoro risoles mas faz anos que nao faco.
ficaram lindos e deu vontade de comer uns.
beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Parece que todas nós padecemos desse mal...também gosto de uma fritura e como todas vocês também evito, mas às vezes dá aquela vontade...No final de semana fiz bolinho de arroz (vou por no blog) ficou tão bom... sem deixar de confessar que não gosto de comida (pratos) gosto mesmo é dessas "bobagens" deliciosas.
Bjs!

Ana Canuto disse...

Oi Akemi:
Também faço pouquíssima fritura (e ontem inclusive foi o dia de umas batatas), e assim como vc, em casa um litro de óleo dura muito.

Nunca me encorajei a fazer salgadinhos em casa também. Além do mais perto de casa tem uma panificadora que vende cada um delicioso e quando não aguentamos a vontade eu acabo comprando.
Também ninguém é de ferro né.

beijos da Ana.

Axly disse...

Nossa! Que coisa maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaa... Mas eu te entendo, também amo esses "veneninhos" chamados frituras, e por incrível que pareça, consigo me conter pra não comer aos montes!!!
Sempre que vejo risolis me lembro dos que minha mãe faz, são deliciosos!!! Mas vou mostrar essa receitinha nova pra ela^^
Bem, estou passando por aqui também pra deixar o endereço da minha cozinha, ainda to ajeitando ela, procurando um template pra ficar bem bonita, mas se não botar a cara logo e publicar, fico enrrolando muito! Hehehe...
Espero que goste e que não fique brava com minhas "apropriações" :D
Kisss pra ti^^

Nereime disse...

Continuando a falar baixo...eu também adoro!!!!Por isso agora estou tentando uma dieta!!!
bjoks

Anônimo disse...

akemi
eu tb gosto de fritruras, mas os pneuzinhos reclamam que é uma beleza!
To com saudades de vc!
Marina T

laila radice disse...

olha a corrente de receitas...eu fiz uma receita sua que fez uma da laurinah q fez uma minha...hehe olha o circulo...

amei esses rissoles...fiquei aguada por um!!

bjs

Laurinha disse...

Também vou ao confessionário... assumo, também gosto de uma friturinha.... aliás, quando você for à sua mãe, vou junto, tá! Ah, pode falar pra ela que levo os risoles, tá!!!

Só não tenho o hábito de fazer frituras em casa para não estimular o consumo...

Que delícia de risoles... deu uma vontade...de carninha hummmmm, demais!

Beijinhos,

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!!
Eu tbem amo fritura...Mas tudo bem pois meu colesterol e baixo Yokatta ne... Beijos Mitie de Gunma

Ana disse...

Tem certas coisas q a gente tenta mas nao fica igual a se fizermos fritos nao eh mesmo Akemi?!
Aqui em casa as favoritas sao as coxinhas e bolinhas de queijo... nao ha forno q deixe meus meninos felizes, o marido ate se propoe a ir fritar la fora na boca de gas da churrasqueira - sem sujeiras e cheiros dentro de casa!
Seus risoles estao lindinhos, deu ate vontade... eu gosto dos de queijo, hummm!!
Beijos!
Ana

Akemi disse...

Meninas, o confessionário lotou, hein! Sinto-me aliviada em saber que não estou sozinha e que estes "veneninhos" deliciosos são a paixão de muitas! Que bom! O importante é não exagerar e como bem disse a Silvia, tem mais é que ser feliz! Beijos a todas!

Cris disse...

Ahaha, e tem mais uma aqui para se confessar! hehehehh Bjs!

Cláudia disse...

Olha, falando baixinho, é a primeira vez que entro num confessionário, e esses risoles com certeza, eu cometo o pecado o pecado da gula! (eheheh). bjs.

Valentina disse...

Já ri de ti Clarice. Adoro risoles também e não os como há muito tempo. Quem sabe uma hora destas me arrisco e provo a tua receita? Estes da foto estão apetitosos.

Lulu disse...

Frituras não fazem bem,mas o que seria da vida sem um pecadinho ne kkkkk
Essa receita é ótima né,quando fiz só me enrolei na hora de por o trigo,mas com calma deu tudo certo no final,dificil e'sobrar p/tirar fotos rs
Bjs querida!

Anônimo disse...

Oi...........nossa adoro frituras e faço sempre ,mas essa receita de risoles e uma delicia eu adorei e as suas outras receitas são demais .Bjs valeu

Sandreane disse...

Akemi, quando vi a sua "confissão" de que gosta de fritura,me senti reconfortada, pois também gosto :) E ao me depara com essa receita de Risolis fiquei contente da vida!
Amei o blog e com certeza aparecerei mais vezes.
Ah! Coloquei um link do Pecado da Gula no meu blog,ok?
Quando puder, dá uma passadinha por lá:
www.tigeladeyakissoba.blogspot.com
Até mais!

Sandreane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frames Digitais disse...

Muito bom, fiz aqui em casa e todos adoraram, nem vou mais comprar pronto para a festinha de minha filha, vou eu mesma fazer, rs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails