quinta-feira, abril 03, 2008

Crocantes e deliciosos!


Esta receita é da rainha dos cookies! A querida Patricia faz muitas delícias mas quando penso em fazer alguns cookies, um TK enorme e luminoso aparece na minha frente!
A maioria dos cookies que faço ficam macios, com textura parecida a bolo, chewy comos os americanos costumam chamar. Gosto muito mas mais ainda quando ficam crocantes e mantêm sua textura no dia seguinte. Estes cookies são assim e deixam um gosto de chocolate maravilhoso na boca! Como bem disse a Patricia, a receita pede ingredientes que sempre temos em casa, não precisa descansar na geladeira e por isso, em uma hora você poderá estar já se deliciando com um (ou uns) morninho acompanhado de um bom copo de leite gelado!
Apesar do nome dos cookies, eu os enrolei do tamanho de uma bolinha de ping pong com as mãos levemente untadas.

Giant chocolate sugar cookies

* xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande
1 ½ colheres (chá) de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Peneire a farinha, o cacau, o fermento em pó e o sal numa tigela média e reserve.
Coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro e fofinho. Adicione a manteiga derretida. Junte o ovo e a baunilha, bata até obter uma mistura cremosa. Reduza a velocidade da batedeira (veloc. baixa) e junte os ingredientes secos peneirados gradualmente, misturando só até incorporá-los.
Usando uma colher de sorvete de aprox. 6cm de diâmetro, faça bolas de massa e coloque-as em assadeiras forradas com papel manteiga, com 10cm de distância umas das outras. Asse até que as beiradas estejam firmes, 18-20 minutos (uma assadeira por vez no forno) ou de 15 a 18 minutos se forem cookies menores. Retire e deixe os cookies nas assadeiras até amornarem e depois deixe esfriarem sobre uma grade.
Os cookies podem ser guardados por até 2 dias num recipiente hermético ou latinhas.

29 comentários:

Luciana disse...

É verdade, a Patrícia é especialista em cookies. Ficaram lindos, e pra mim podem ser servidos com um bom café com leite.
Bjos, Lú.

Patricia Scarpin disse...

Amiga, ficaram lindíssimos! E obrigada pelas palavras doces, você é muito querida!
Ando mesmo viciada em cookies - mas hoje, mais tarde, vou postar um bolo, pra variar. ;)

risonha disse...

não é só a Patricia que é especialista em cookies... tu também estás a ficar uma verdadeira mestra...
a receita é deliciosa e a foto está de deixar qualquer pessoa com a cabeça a andar á roda.

Silvia Arruda disse...

A Pat é a rainha dos cookies mesmo. Ninguém tira este posto dela!! E vc, Akemi, pode ser a princesa, já que os seus ficaram lindos! :)

Marizé disse...

As receitas da Patricia são o máximo, eu fico estasiada com todas.

Estes biscoitos não são excepção, e ficaram lindos e de apetecer por a mão ca caixinha.

Bjs

laila disse...

só falta a coroa pra Pat...alás poderia sre uma coroa td de cookies com confeitos...ai q amor...ehehhe

essa receita é barbara msm...to doida pra fazer!e os seus ficaram lindos...uma gracinha a lata!

bjs

Anônimo disse...

Apetitosos ficaram eles !

Nao precisa achatar antes de ir ao forno ? eles espalharao sozinhos ?

receitinhas da belinhagulosinha disse...

k bons akemi.......adoro estas bolachinhas....jinhos grandes

Dani Rollemberg disse...

Realmente estão lindos!
Essas fissuras escuras no meio deles me deixaram babando...
É pura tentação.
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Vou fazer, só preciso providenciar o cacau, depois eu conto.
Bjs!

Laurinha disse...

Akemi, suas mãos são demais! Olha só que lindinhos!!! Adorei a foto!
As sugestões da Pat são ótimas mesmo!
Beijinhos,

ĵåииå jōåиïņhå disse...

eu quero eu quero eu queroooo ;)

Agdah disse...

Menina, é mesmo. Patrícia é a rainha dos cookies. Deu vontade de pegar um.

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Tudo que vc faz e "sugoi"!!!Sabado vou preparar esses cookies pecaminosos pra engorgar mais um pouquinho he he he... Beijos Mitie de Gunma

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!!
Esqueci de uma coisa, e sobre "A cozinha da dekassegui" que eu adoro!Ja aprendi tanta coisa la.Qdo der volta pra la querida...
Beijos Mitie de Gunma

Elvira disse...

Uma receita da Patricia feita por você, só pode dar certo. Ficaram maravilhosas, essas bolachas, Clarice. :-)

Beijos.

Nysa disse...

adoro cookies! ficaram apetitosos! beijocas

Cris disse...

Também adoramos cookies aqui... e os da Pat são imbatíveis não é mesmo. Ficaram lindões!!!

Cinara disse...

Olá, Akemi!!!!! Eu fui obrigada a desaparecer por uns tempos, e olha o que acontece: eu nem sabia que você tinha conhecido a Valentina!!! Tenho certeza de que foi um encontro emocionante...
Vou aproveitar para ver o que você andou "aprontando" nos últimos tempos! Estes cookies devem ter ficado divinos, como tudo que a Paty compartilha conosco... ;o)
Beijos e bom final de semana!

Nereime disse...

Gostei da receita, mas principalmente da latinha...um charme!!!

Cláudia disse...

Também como a Nereime, achei uma graça essa latinha. Preciso me aperfeiçoar nos meus cookies, pois às vezes não ficam tão crocantes, e gosto mais assim, quando você falou em copo de leite, avistei meu marido que adora cookies com um copão de leite. Agora vou ter que fazer este para ele!

bjs

Mirian disse...

Oi Akemi!!!!Ai..que fomeeee!!!rs
Tenha uma boa semana!!!
Bjos!!!!

Noelle Aquino disse...

Adorei suas receitas e seus blogs!!!
Te adicionei ao meu blog, tudo bem?
:) parabéns pelas receitas!!!

Carol K. disse...

Aqaui em Ribeirão Preto o pessoal me pergunta se sou eu! Como se só existisse uma Akemi no Mundo!
Amo seu blog, sempre copio as receitas, ,,,,

Akemi disse...

Luciana, obrigada querida!

Patricia, já fiquei apaixonada pelo bolo! Lindo!

Risonha, minha querida, vc é muito gentil! Obrigada!

Silvia, que doce que vc é, amiga! Obrigada!

Marizé, seus cookies também são fantásticos, amiga!

Laila, fiquei aqui imaginando esta coroa de cookies e confeitos! Que idéia mais adorável, amiga!

Anônimo, não precisa achatar, não. Eles se espalham enquanto estão assando.

Belinha, bejinhos pra vc também!

Dani, concordo com vc, querida!

Luciana, volte para contar, sim, querida!

Laurinha, querida, sempre gentil! Obrigada!

Joaninha, sirva-se à vontade!

Agdá, não é mesmo???

Mitie, obrigada pelo sugoi! rsss
Tentarei publicar alguma coisa na Cozinha, mas a preguiça tem dado de 10 a zero por aqui! rsss

Elvira, saudades! Muito obrigada pelas gentis palavras!

Nysa, obrigada!

Cris, difícil mesmo alguém resistir a estas delícias!

Cinara, saudades, amiga! Ahh este encontro foi histórico, amiga! Inesquecível mesmo! Bjs

Nereime, esta latinha também foi reciclada do lixo da fábrica onde meu marido trabalha! rsss
Que desperdício jogar fora, não acha?

Cláudia, então esta receita está do jeito que seu marido gosta! Depois me conte o que achou!

Mirian, boa semana pra vc tbm, amiga!

Noelle, não só pode como tbm já de linkei aqui! Bjs

Carol, obrigada, xará! rss

Ana Zelia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Zelia disse...

Faltou uma interrogação:
Posso untar o tabuleiro com margarina ao invés de usar o papel manteiga?

Beijo,
Ana

Carla disse...

Oi Akemi, queria dizer que esse foi o MELHOR COOKIE QUE EU JÁ COMI NA MINHA VIDA! Há tempos eu procuro uma receita exatamente como essa pra satisfazer minha doença chocólatra. Algo crocante que desmanchasse na boca sem ser enjoativo. Meu marido que custa a provar coisas das quais eu já tentei e não deram certo, ficou APAIXONADO PELO COOKIE, disse que tb nunca tinha comifo nada igual.Arquivo cada receita sua que eu recebo por email. Obrigada por dividir esse dom maravilhoso com todos nós mortais da cozinha cotidiana. Quase todas as receitas das quais elegi para ganhar dinheiro, 99% são suas. Mil bjs, nunca pare de ensinar suas maravilhas.

Akemi disse...

Ana, acho que deixei seu comentário escapar e não vi sua pergunta. Perdão! Se não quiser forrar a forma, pode untar sim.

Carla, fiquei muito feliz em saber que o blog tem ajudado a aumentar sua renda! Estes cookies são muito bons mesmo, diria viciantes, impossíveis de comer um só!
Muito obrigada por contar sua experiência com a receita e pelas palavras de carinho! É muito importante para mim ter este retorno dos leitores!
Bjss e um ótimo final de semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails