
Depois dos scones, ainda sobrou disposição para fazer este cheesecake no domingo. Estava procurando não sei o quê na net e encontrei esta receita. Fiz algumas adaptações e gostei muito do resultado final. Ficou doce na medida certa e a textura é bem leve e aerada, lembra quase uma mousse. Prepare de véspera, pois no dia seguinte a massa do bolo fica mais úmida e o cheesecake ficará mais firme. Comi tão logo endureceu a gelatina e fiquei meio que decepcionada, não estava muito gelado (óbvio ne? Apressada come cru! rss) e a textura também estava estranha. No dia seguinte, aí sim, estava muuuuuuuuito melhor! Quanto ao açúcar, a sugestão é 80g mas vai depender dos morangos que você utilizar. Aumente ou diminua conforme o azedume das frutas.
Forre o fundo de uma forma desmontável de 18cm com uma fatia de pão-de-ló ou genoise cortada na espessura de 1 cm. Se não quiser, pode fazer só o cheesecake mesmo, ou forrar com farofinha de biscoito graham/digestivo com manteiga derretida.
Cheesecake:
200g de cream cheese
200g de morangos
80g de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
70ml de iogurte natural
150ml de creme de leite fresco
10g de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água fria
Deixe o cream cheese fora da geladeira para amolecer.
Coloque o iogurte natural numa peneirinha forrada com gaze e deixe na geladeira por umas 2 horas para escorrer o soro.
Hidrate a gelatina com as 3 colheres de água fria e deixe por uns 10 minutos. Dissolva depois em banho-maria ou no microondas.
Bata os morangos no liquidificador e separe as 5 colheres para o coulis. Junte o suco de limão e a gelatina dissolvida. Misture.
Bata o creme de leite até formar picos firmes mas não duros.
Bata o cream cheese até formar um creme. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Junte o iogurte e o purê de morangos. Misture com colher de silicone delicadamente. Junte 1/3 do creme de leite batido e mexa com cuidado até que seja incorporado. Junte o restante do creme de leite e termine de misturar. Despeje sobre a forma forrada com o bolo, acerte a superfície e cubra com filme plástico. Leve para geladeira de um dia para outro ou no mínimo por 3 horas.
Desenforme colocando em volta da forma um pano de prato umedecido com água quente e torcido. Deixe alguns segundos e experimente tirar a forma. Se oferecer resistência, repita a operação.
Cubra com o coulis e enfeite com morangos, chantily e folhas de hortelã.
Coulis:
5 colheres (sopa) de purê de morangos
açúcar ou mel a gosto
suco de limão (opcional)
vinho branco até dar consistência desejada
Misture tudo e empregue.
