segunda-feira, outubro 29, 2007

Ravioli nudi


Neste final de semana o carteiro me trouxe uma revista linda, cheia de receitas maravilhosas e roteiros turísticos para sonhar de olhos abertos! A autora desta gentileza mora lá na Inglaterra, tem um blog fantástico de onde já tirei tantas receitas que tenho medo do Pecado ser quase um clone dele! rss
A Valentina tem um coração de ouro e não tenho palavras para agradecer não só este mimo mas sua amizade e o grande incentivo que ela deu no início do Pecado e que continua até hoje! Muito obrigada!
Voltando à revista, folheei avidamente suas páginas e esta massa me atraiu a atenção de imediato. Lembrei-me do gnudi da Agdá que também fez muito sucesso com sua família.
Segundo a revista, ravioli nudi ou ravioli nu ou ravioli alla fiorentina são na essência, nhoques de espinafre em algumas regiões. O "nu" é pelo recheio não estar dentro da massa.
Pelos ingredientes não tinha como dar errado e realmente não me enganei. Fiz apenas meia receita e rendeu bem, mas vai depender do tamanho das bolinhas que você fizer. Novamente fiquei a brigar com as bolinhas que insistiam em ficar ovaladas, achatadas, até quadradas! rsss
Mas o que importa é que ficou uma massa muito macia e saborosa. O "molho" de manteiga é bem simples mas é o acompanhamento perfeito para estes raviolis. A apresentação arrancou elogios do maridão, tem coisa melhor do isso? ;-)


Ravioli nudi

Receita inteira

900g de espinafre (usei 2 maços de honrensô para meia receita)

175g de manteiga cortada em pedaços

2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha

4 fatias de prociutto bem picadinho (usei bacon)

300g de ricota (usei cottage cheese)

150g de farinha de trigo

4 gemas

250g de queijo parmesão (usei apenas 80g)

sal, pimenta do reino e noz moscada

Lave bem o espinafre e separe as folhas dos talos. Leve para cozinhar em água fervente por cerca de 5 minutos. Escorra e jogue água corrente para cortar o calor. Esprema bem e corte em nacos grosseiros.

Aqueça 25g de manteiga numa pequena frigideira e refogue a cebola até ficar macia. Junte o prosciutto e o espinafre e deixe refogando por uns 5 minutos. Transfira para uma bandeja ou prato e deixe esfriar.

Quando estiver frio, junte a ricota e a farinha. Misture e acrescente as gemas, o queijo parmesão ralado e tempere com sal e pimenta moída na hora e a noz moscada ralada na hora. Amasse bem e faça bolinhas de 3 cm (fiz menores). Vá dispondo numa bandeja. Neste ponto, você pode deixar os raviolis preparados com 4 horas de antecedência e guardados na geladeira.

Cozinhe os raviolis em água salgada fervente. Deixe por 3 ou 4 minutos e retire as bolinhas com uma espumadeira e divida nos pratos de servir.

Quando todos os raviolis estiverem cozidos, leve o restante da manteiga para o fogo numa pequena frigideira e deixe derreter só até borbulhar. Despeje imediatamente sobre os raviolis e polvilhe queijo ralado na hora.

22 comentários:

Valentina disse...

Querida Clarice, dividir e muito bom. E com voce e um prazer. fico realmente feliz que tenha gostado desta revista. acho que das que assino e a que mais gosto pois cada edic'ao e uma enorme surpresa. Que delicia de prato! Sabe que nunca fiz gnochi? De repente ate me arrisco.bjocas.

Club disse...

Olá.
Desculpe a 'invasão'.
Gostaria de saber se você conhece ou já ouviu falar de Bottarga.

Agradeço desde já.

Marizé disse...

Akemi que receita divinal.

A apresentação está de facto linda.

Eu também tenho conhecido pessoas 5 estrelas desde que surgui na blogosfera, claro você é uma delas, é uma sensação tão boa!

Beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Estive em Florença recentemente e trouxe de lá um livro que também tinha essa receita. Explicava também o significado do nome. Achei muito curioso e, claro está, delicioso. Agora que você testou, fica mais fácil fazer.

Anônimo disse...

Hum,parece muito bom...se o maridão aprovar voy fazer pra este fim de semana...bjs Mari

Silvia Arruda disse...

Hummmm! Deve ser delicioso!! Vai tudo que eu gosto!! :)

Flor de Sal disse...

está lindo! Acho ke vou nessa aventura,...

Anônimo disse...

Clarice, ficou lindo mesmo, simples e de dar água na boca!
Um mimo desses faz nosso dia mais florido, não?
Um beijo grande!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Laurinha disse...

Que lindinhos que ficaram seus raiolis/gnocchi. Adorei!
Te entendo perfeitamente a dificuldade em fazer bolinhas... só consigo se fizer com uma mão e com uma bancada... duas mãos viram qq coisa, menos bolinhas... :)))
Beijinhos, linda

Katia Mine disse...

Akemi, ficou lindo seu prato.
bjos

Nani disse...

Que belo presente!!!
E que bela receita!
Beijos!!!

Ana Elisa Granziera disse...

Humm... me deu uma vontade de comprar espinafre AGORA só prá tentar preparar a receita! Ficaram com uma cara ótima! Mas sempre me pergunto, como não como carne (ainda que morra de saudades de prosciutto), se a receite perde com a ausência do bacon. O que você acha? Vale a pena tentá-la sem carne ou vai perder em sabor?
Abraços,
Ana Elisa.

Pitadasdilu disse...

Que chique, adorei ! Amo espinafre !
Bjos, Lú.

Romy Almeida disse...

Que receita deliciosa.. :-P

Tem uma apresentação maravilhosa e já estou a fazer planos para a testar...eheh

bjokas

Akemi disse...

Valentina, esta revista será guardada com muito carinho, amiga! Obrigada novamente!

Club, fiz uma pesquisa rápida e descobri que aqui no Japã é conhecido como karasumi. São ovas de tainha salgadas e secas. Eu particularmente não gosto, não sei se poderia lhe ajudar em alguma coisa, desculpe-me! Encontrei essas informações no wikipédia.

Marizé, ter começado o blog foi como abrir as portas para um mundo diferente e conhecer pessoas lindas do mundo todo como vc! Que bom que estamos todas juntas!

Pipoka, que delícia de viagem, amiga! A receita do seu livro é muito diferente desta?

Mary-chan, tomara que gostem!

Silvia, é bom mesmo!

Flor, obrigada!

Verena, fez meu final de semana mais lindo com certeza!

Laurinha, que bom saber que não sou a única! rsss
Gostei da sua tecnica, vou copiar!

Katia, obrigada!

Nani, obrigada!

Ana Elisa, adorei seu cantinho! Volte sempre!

Luciana, obrigada!

Akemi disse...

Romy, depois me conte o que achou querida! Bjs

Eli disse...

Akemi realmente a Tina é tudo isso e muito mais né?! Que delícia de receita, eu fiquei encantada!

Anônimo disse...

Gostei muito da receita! Vou experimentar! E deve dar para variar o legume, né? Delícia! :)

Agdah disse...

Menina,eu não sei o que acontece com essas bolinhas que tendem a se rebelar. Nunca querem ficar redondinhas... Adorei.

Cris disse...

Estava namorando há um tempão estas bolinhas... como ficaram lindinhas, eu também acabei de receber um presente hoje!!! Depois conto no blog! Bjs!

Ana disse...

Hummmm, que bonitos q ficaram seus gnudi Akemi!!
Eu tenho uma receita dessa q peguei um tempo atras em um cooking show aqui. Parece tao gostoso, e nos gostamos bastante da combinacao espinafre-ricotta aqui em casa. Preciso experimentar fazer gnudi tbem viu!!
Beijos!
Ana

Beatriz Belliard disse...

Valentina sempre tao gentil ! Adorei esta recetinha, e ate que as bolinhas estao bem redondinhas ! bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails